O que é o estroptococo de Grupo B e como se apanha?

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O que é o estroptococo de Grupo B e como se apanha?

Esta é uma questão difícil de responder num curto espaço, mas vou tentar ser breve. Ã verdade que muitas mulheres grávidas abrigam esta bactéria no tracto genital inferior ou no recto, e infecções como esta são, de facto, mais comuns durante a gravidez. Estaríamos perante um problema se a mulher grávida desenvolve uma infecção grave no útero (neste caso ela teria febre e ficaria bastante doente), ou se passar a bactéria ao bebé durante o nascimento. O Estroptococo de Grupo B (GBS) num recém-nascido pode ter consequências desastrosas.

Fez exames cujo resultado foi positivo. Provavelmente também foi tratada com antibióticos. Apesar de isto parecer ser a melhor solução para proteger o feto, infelizmente nem sempre resulta. Muitas mulheres que recebem tratamento durante a gravidez, desenvolvem a bactéria (ou são "recolonizadas") mais tarde. A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) recomenda que todas as mulheres grávidas façam exames para detecção do GBS, e aconselha que as mulheres portadoras da bactéria (ou que estão colonizadas) sejam tratadas com antibióticos intravenosos (IV) na altura do parto, de forma a evitar que o bebé contraia a doença ao nascer. O American College of Obstetricians and Gynecologists (Instituto Americano de Obstetras e Ginecologistas) sugere que só as mulheres que têm factores de risco sejam submetidas a exames durante a gravidez, mas concorda com a AAP no que diz respeito a as mulheres cujas análises tiveram um resultado positivo deverem ser tratadas durante o parto.

Como é que contraiu essa doença? Ã o que todos quiseram saber. O GBS é uma infecção comum. O que é realmente importante que você saiba que o seu resultado do seu exame foi positivo e que receberá tratamento com antibióticos intravenosos ( IV) durante o parto. Certifique-se de que a pessoa que vai estar a cuidar de si durante o parto está ao corrente da situação.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Sensitive

A nossa máxima proteção da pele