Incómodos no segundo trimestre

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Incómodos no segundo trimestre

O segundo trimestre (metade do tempo da gravidez) costuma ser o mais cómodo. Provavelmente os enjoos matinais já desapareceram e o peso do bebé não produz uma grande fadiga física. No entanto, podem aparecer alguns incómodos. Os mais habituais são a obstipação, as hemorróidas e as dores nos ligamentos.

Tratar a obstipação

Aliviar as hemorróidas

Dores nos ligamentos redondos


Tratar a obstipação

A mudança hormonal que se dá durante a gestação reduz a actividade dos intestinos e o bebé faz pressão sobre eles à medida que vai crescendo. Tudo isso pode provocar obstipação. Felizmente, isto pode ser corrigido facilmente com pequenas alterações na dieta. à conveniente beber muita água (oito copos por dia é o ideal), ingerir mais fibra (por exemplo, ameixas, sêmola e saladas) fazer exercício todos os dias. O exercício melhora a circulação sanguínea em todos os órgãos (incluindo os intestinos) e fortalece os músculos. A quantidade de exercício dependerá da sua forma física, mas é aconselhável caminhar pelo menos quinze minutos diários. (Para obter mais informações sobre este tema, consulte o artigo "Em forma! O exercício durante a gravidez ".) Não tome laxantes sem consultar previamente o seu médico.

Aliviar as hemorróidas

Vulgarmente conhecidas por "almorreimas", trata-se de veias dilatadas no recto e no ânus. Costumam aparecer durante a gravidez devido ao aumento da pressão nessa zona. à possível que a primeira vez que as tenha na sua vida seja precisamente nesta época. À medida que o bebé aumenta de tamanho tendem a piorar, pelo que é aconselhável tratá-las desde o princípio para mantê-las à distância.

Os banhos com água morna podem aliviar a dor causada pelas hemorróidas. Também é aconselhável não permanecer de pé durante muito tempo, visto que nesta postura a circulação fica mais lenta, o que pode piorar as hemorróidas. Também é conveniente prevenir a obstipação. Quanto menos necessitar de se esforçar para evacuar os intestinos (e quanto mais moles forem as suas defecções), melhor. Se não conseguir melhorar sem medicação, pergunte ao seu médico ou à sua parteira se pode administrar algum laxante de volume.

Dores nos ligamentos

Se notar dores nas virilhas, é provável que se trate dos ligamentos. À medida que a matriz cresce, os ligamentos que a fixam ao abdómen vão-se alongando. Este alongamento causa dor a algumas mulheres.

Infelizmente não existe um remédio para aliviar esta dor. Se aumentar de intensidade, entre em contacto com o seu médico. A dor inguinal ou abdominal durante a gravidez também pode ser indício de alguma complicação, pelo que será preciso eliminar todas as possibilidades de se tratar de algo grave.

* Artigo realizado pela Dr.ª Margaret Comerford Freda e o Dr. Jim Thornton



 

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Sensitive

A nossa máxima proteção da pele