Está quase a chegar: o terceiro trimestre

Está quase a chegar: o terceiro trimestre

Agora que já passou com sucesso dois terços da sua gravidez, o que pode acontecer nos últimos três meses? O terceiro trimestre da gravidez, que vai desde a semana 28 à 40, é um período extraordinário de crescimento e de desenvolvimento do seu bebé. Durante este trimestre, o seu bebé começa a produzir gordura sob a pele, pelo que começa a parecer-se com o bebé que você espera ver à nascença.


Retracto em Miniatura

No fim da semana 32, é provável que o bebé pese cerca de 1,5 - 2 kg e meça cerca de 42 cm. Ele continuará a ganhar peso rapidamente, de tal modo que no dia do nascimento pesará mais de 3 kg. Começará a desenvolver um ciclo de sono-vigília e você poderá começar a tomar consciência de quando ele está acordado e a mexer-se e de quando está a dormir e sossegado. Poderá também notar períodos de movimentos rítmicos que provavelmente significam que ele está com soluços.
O bebé começa agora a chuchar no polegar ou a fazer o movimento de chuchar com a boca, o que significa que quando nascer ele já aprendeu a mamar. As pálpebras já estão separadas, o que significa que as pode abrir e fechar regularmente. Ele desenvolve a capacidade de ver e de ouvir, e notará que começa a reagir aos estímulos do meio-ambiente, tais como ruídos, música ou luz. Mesmo estando ainda dentro de si, começa a reagir como um "verdadeiro" bebé!


Comodidade relativa

Mas e você? Provavelmente descobrirá aspectos positivos e negativos acerca dos últimos meses de gravidez. Os negativos estão relacionados com o desconforto físico que sentirá, principalmente devido a um aumento do tamanho e do peso do seu bebé. Pode sentir-se com dificuldades em respirar à medida que o bebé começar a pressionar o seu diafragma e os seus pulmões, de modo a que subir um lanço de escadas ou dar um passeio revitalizante à volta do quarteirão já não é uma tarefa fácil. As dores nas costas e o cansaço podem torná-la mais lenta devido ao peso cada vez maior que transporta.


Tenha calma

Aproveite esta oportunidade para abrandar e exigir menos de si própria. Peça a amigos e a familiares para a ajudarem sempre que possível. Pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir à noite e terá que ir várias vezes à casa de banho pois o bebé pressiona a sua bexiga. Beber poucos líquidos antes de ir para a cama poderá ajudar. Muitas mulheres notam um inchaço (também chamado edema) nos tornozelos e nos pés devido aos líquidos extra existentes no corpo. Colocar as pernas ao alto sempre que puder ajudará a aliviar este inchaço. Emocionalmente, poderá notar que está a ficar muito impaciente com a gravidez; quer ter o bebé nos seus braços, e não no seu útero!

Seguidamente apresentamos algumas sugestões para que o seu terceiro trimestre seja mais confortável e satisfatório:

Se o clima o permitir, dê alguns passeios algumas vezes por semana. O ar fresco dar-lhe-á mais vigor, favorecerá a sua circulação sanguínea e diminuirá algumas das dores e da rigidez que sentir.

Frequente algum curso de preparação para o parto para aprender algumas formas de relaxamento e exercícios de alongamento. Use os exercícios de relaxamento que lhe ensinarem, juntamente com alguns estímulos visuais e música que a ajudem a relaxar e a concentrar-se na agitação que se adivinha.

À noite durma de lado para se sentir mais confortável. Use almofadas para apoiar a perna que fica por cima e as costas. Durma pelo menos sete horas por noite e durma uma sesta durante o dia para chegar ao dia do parto o mais descansada possível.

Leia . . . leia . . . leia. As informações acerca do parto, do nascimento e dos cuidados a ter com o bebé ajudarão a diminuir as suas ansiedades e a preparar-se para os acontecimentos que se aproximam.

Mantenha as suas consultas semanais antes do nascimento para que o seu médico possa acompanhar a sua evolução e a do seu bebé, à medida que se aproxima a data do nascimento. Saber que está tudo bem permitir-lhe-á relaxar e aproveitar as últimas semanas de gravidez.


O futuro

E o que poderá ser o lado positivo do seu terceiro trimestre? Essencialmente, é a antecipação e a emoção crescentes. Saber que o seu bebé está a crescer saudável, senti-lo mexer e dar pontapés cada vez mais fortes, preparar o nascimento, escolher um nome, comprar roupas de bebé, preparar tudo para tratar dele em casa e pensar que dentro de algumas semanas ele estará aqui, tudo torna esta altura especial. E, claro, ajuda saber que todo o desconforto físico que está a sentir agora é apenas temporário e desaparecerá logo que o bebé nascer! Ã um período sem igual; portanto tente relaxar e aproveitar. Está quase a chegar o dia!
 

Pode interessar-te: