O cansaço é um sintoma comum do início da gravidez. Dormir bem à noite é o melhor modo de manter um bom nível de vitalidade. Durma pelo menos sete a oito horas todas as noites e, se puder, durma a sesta de tarde. Quando estiver a descansar, eleve os pés acima do nível do coração durante pelo menos 15 minutos para aumentar o fluxo de sanguíneo em todo o corpo. Manter uma dieta bem equilibrada também pode ser útil: coma três refeições por dia, ou refeições mais pequenas e mais frequentes se tem enjoos matinais. Certifique-se de que come carne de aves, queijo e peixe para obter proteínas, e hidratos de carbono, bem como cereais integrais, legumes e fruta. Para além disso deve reduzir o consumo de

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bebidas com cafeína, tais como café, chá e refrigerantes de cola, que podem deixá-la com sensação de cansaço. Muitas mulheres sofrem de anemia durante a gravidez. Esta doença é outra causa comum de cansaço: pergunte ao seu médico se deve tomar um suplemento de ferro. E, mais importante, faça exercício e conviva, estas actividades podem dar-lhe mais vitalidade. Tenha cuidado para não exagerar. Caminhar, nadar e andar de bicicleta são actividades divertidas e seguras. E, finalmente, seja paciente, deveria sentir-se menos cansada no final do terceiro mês.