O seu bebé já tem 19 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 19 meses

Bebé

O seu bebé já tem 19 meses

Tem um bebé com temperamento difícil? Pouco a pouco, conseguirá acalmá-lo.

TODOS OS PAIS QUEREM QUE OS SEUS FILHOS SE PORTEM BEM, mas é importante consegui-lo sem anular a sua criatividade nem diminuir a sua auto-estima.

Como ajudar os bebés agressivos?

Não se surpreendam se, de repente, o vosso amistoso bebé começar a bater nas pessoas. Muitas crianças desta idade começam a comunicar os seus sentimentos sob a forma física.

Por um lado, fazem-no para chamar à atenção, por outro, deve-se ao facto da sua capacidade para se expressarem continuar a ser limitada. Para refrear este comportamento, prestem-lhe mais atenção quando ele conseguir comunicar sem bater em ninguém. Os estímulos positivos pelo bom comportamento ensinam melhor do que as consequências negativas pelo mau comportamento. O que devem fazer? Não o exponham a situações sociais quando ele quiser dormir a sua sesta ou tiver demasiada fome, para que se mantenha calmo. Além disso, tentem dedicar-lhe tempo a sós todos os dias, para que obtenha toda a atenção que ele deseja dos pais. Não se dêem por vencidos. Em breve, desenvolverá uma linguagem que o ajudará a comunicar de forma muito mais eficaz.

Prevenção de queimaduras.

As queimaduras acidentais são especialmente dolorosas para a pele sensível do bebé e podem deixar cicatrizes e sequelas para toda a vida, daí ser muito importante tomar as precauções necessárias para preveni-las. Abaixo encontrará algumas sugestões úteis.

- Mantenham sempre as asas dos tachos e os cabos das frigideiras quentes voltadas para o interior da cozinha, mesmo que pensem que a criança não está por perto.- Cubram ou instalem uma proteção em frente aos aquecedores ou radiadores.

- Tapem ou protejam chaminés, churrasqueiras e todos os lugares com superfícies quentes.- Não liguem o aquecedor de água a temperaturas elevadas, superiores a 40º ou 50ºC.

- Quando derem banho ao bebé, testem a água com o cotovelo. A pele do cotovelo tem uma maior sensibilidade à temperatura do que a da mão. Se a água estiver demasiado quente para vocês, definitivamente também estará para o vosso bebé.

- Instalem torneiras com trava de segurança para evitar que o bebé se molhe com água demasiado quente.

- Evitem transportar recipientes com água quente, panelas para vaporizações de eucalipto, cafeteiras, etc. na presença do bebé.

- Mantenham os bebés afastados do ferro de engomar, especialmente se estiver quente.

Correr, brincar e dançar.

Entre os 18 meses e os dois anos, as crianças sentem uma vontade irresistível de explorar o ambiente à sua volta. Trepar a todas as coisas que estão ao seu alcance torna-se algo cada vez mais atraente para o bebé.

No entanto, não podem pedir ao vosso filho para se preocupar com as alturas. Esse trabalho é vosso. Foram encontradas crianças pequenas em cima de armários da cozinha, montadas em bicicletas de irmãos mais velhos e, inclusive, sobre os  capôs dos automóveis! Agora, o vosso filho correrá por todo o lado, em vez de caminhar, e começará a dançar, a dar voltas, a experimentar todas as suas novas capacidades motoras (balançar-se, girar e trotar). Mantenham uma mão livre para poderem segurar nele sempre que seja necessário. Terão que estar alerta o tempo todo, sem dúvida.

Como lidar com uma criança apreensiva.

Se tiver a sensação de que o seu filho não quer sair de junto de si, não se preocupe. Este é o período do seu desenvolvimento em que começa a estabelecer a sua independência.

É possível que se afaste de si enquanto caminham juntos, mas isso não quer dizer que queira que o deixem sozinho. Não o mime demasiado, mas também não encare de ânimo leve a sua necessidade de ter a mãe por perto. O bebé precisa de saber que estará presente, mas também tem que entender que tem as suas próprias necessidades. Deixe que ele a siga e que se aperceba de que ainda está por perto. Quando se sentir mais à-vontade com a sua independência e mais seguro por saber que estará sempre ao seu lado apesar de ele ter crescido, deixará de ser tão apreensivo.

Comboio Uh! Uh! Pouca-terra, pouca-terra!

Façam uma viagem imaginária de comboio com o bebé. Formem uma fila de quatro ou cinco cadeiras, ponham um chapéu de condutor (isto é, um boné com pala), levem um lanche e subam todos a bordo. Podem cantar canções de comboios durante todo o caminho. Se se sentirem um pouco mais aventureiros, podem visitar a estação de comboios da vossa localidade e fazer a viagem a sério.

Pode interessar-te: