Redondo ou quadrado, grande ou pequeno

Redondo ou quadrado, grande ou pequeno

Para se iniciar na geometria há que começar por reconhecer as formas familiares. Nestas idades, convém às crianças adquirir experiência concreta na identificação, classificação e formação de pares de formas.

Um passeio pelas formas. Convide o seu filho a dar um passeio consigo para procurar formas, em casa ou na rua. Pode começar com "vejo, vejo... um circulo" ou "vejo, vejo... um quadrado". Dê à criança uma forma que ela possa comparar com outras. Por exemplo, peça-lhe que encontre uma forma semelhante à tampa circular de um tacho ou à tampa rectangular de uma caixa de sapatos.

Grande e pequeno. Introduza o conceito das medidas relativas, mostrando-lhe as coisas grandes e pequenas que existem ao vosso redor. Alterne-os para dar exemplos de coisas grandes e de coisas pequenas. Incentive o seu filho a fazer-se maior estic-a-a-a-ando os braços e pernas, e a fazer-se mais pequeno enrolando-se até se tornar numa bola.

Um livro de formas. Crie um livro de formas utilizando o conjunto de formas que encontrará aqui. Recorte todas as formas e peça à criança que as pinte, decalque e copie (excepto o circulo, que pode ser demasiado difícil para a maioria das crianças de 2 e 3 anos de idade), para que se vá acostumando às diferentes formas. Utilize as formas para criar uma imagem. Por exemplo, um triângulo pode transformar-se num chapéu e um quadrado numa casa. Também pode plastificar os cartões, fazer-lhes um orifício no canto superior esquerdo e uni-los com um aro metálico ou de plástico. Já tem um livro de formas para levar consigo nos passeios a pé ou nas viagens de carro.

Ao participar nestas actividades, a criança aprende a reconhecer e nomear formas familiares no seu mundo. Agrupando formas, também aprende a planear, prever e resolver problemas.
 

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