Brinquedos sorridentes.

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Brinquedos sorridentes.

Os bebés recém chegados ao mundo começam a aprender como focar e a ver imagens com clareza, assim apreciam o forte contraste do preto sobre o branco. Estes cartões de actividades com caras sorridentes são perfeitos para os pequeninos, porque a única coisa que lhes agrada mais do que o preto e o branco é uma cara sorridente.

Imprima as caras a preto e branco, recorte-as e leve os quadradinhos a uma papelaria para que os plastifiquem. Com estes cartões poderá fazer brinquedos diferentes que são muito atractivos para os recém nascidos.

Cartões de actividades. Coloque cada uma destas caras sorridentes a cerca de 25 cm da cara da criança e descreva o que vê. "Vês esta cara? Tem os olhos muito abertos. E esta cara tem o cabelo ondulado, como a mãe." Os bebés gostam de uma boa conversa.

Móbil. Escolha quatro cartões de actividades e faça-lhes um orifício na parte superior central. Pegue num prato de papel rígido e faça quatro orifícios equidistantes. Passe um metro de fio ou de corda por cada orifício. Dê um nó nas extremidades na parte superior do prato e na parte inferior de cada orifício. Corte os fios que ficam suspensos por baixo do prato com a mesma medida e ate um cartão de actividade a cada um. Também pode fazer mais orifícios, se o desejar, para pendurar fitas, tiras de papel de alumínio ou outras decorações que possam agradar à criança.

Suspenda o móbil sobre o berço, o mudador ou qualquer sitio aonde o bebé o veja. Coloque-o um pouco à direita da cabeça para que possa ver o seu móbil de uma forma confortável. Os estudos demonstram que os recém nascidos têm tendência para olhar para a direita. Mude os objectos do móbil mais ou menos de semana a semana, para manter o bebé interessado e estimulado. Nota: Não utilize nenhum objecto que tenha peças pequenas ou afiadas e certifique-se de que não fica nada suspenso ao alcance da criança. Quando for suficientemente crescida para se sentar e tocar no móbil, será a altura de o retirar.

Apesar de o seu bebé poder ver ao nascer, ao longo dos meses seguintes irá necessitar de muitas oportunidades para desenvolver a sua capacidade de focar, localizar e ver coisas à distância. Aos três meses, poderá localizar e seguir um objecto e olhá-lo directamente, um marco no seu desenvolvimento que coincide com o seu "descobrimento" das mãos. Por volta dos quatro meses começará a apreciar as cores e as suas matizes. Aos nove meses já será capaz de se aperceber da profundidade e de ver coisas mais distantes.
 

Pode interessar-te: