AS27_2

Gravidez

Aulas de preparação para o parto.

Está na hora de voltar às aulas!

POSSIVELMENTE, JÁ COMEÇOU A PENSAR NO PARTO e em como irá correr mas é provável que ainda tenha muitas dúvidas. Uma das melhores formas de se preparar para o parto é frequentar aulas de preparação. Nelas descobrirá que sensações e emoções pode sentir, o que é que pode fazer para se sentir mais tranquila e como cuidar do seu recém-nascido.

Também irá conhecer outros casais e fará amizades que, quem sabe, terão continuidade após o nascimento do bebé. Toda esta informação e intercomunicação dar-lhe-ão mais confiança relativamente à sua capacidade para dar à luz.

O seu cérebro começa a ter mais ruguinhas!

O cérebro do bebé continua o seu impressionante desenvolvimento. Esta semana começará a adquirir o seu marcante aspeto enrugado. Estas rugas, denominadas circunvoluções, aumentam a capacidade do cérebro para alojar células.

Algumas coisas aparecem e outras desaparecem, como o lanugo, esse pelo ultrafino que cobria o corpo do bebé. No entanto, pode ainda ter algum nas costas e nos ombros.

Mimar-se a si é mimá-lo.

O que é bom para a mãe é bom para o bebé. Em seguida, explica-se o tipo de informação que receberá nas suas aulas de preparação para o parto e que benefícios lhe trará, tanto a si como ao seu bebé (e também ao papá).

- Alimento para o bebé. Uma dieta nutritiva não só fará com que a mamã se sinta melhor como também ajudará o seu bebé a crescer e a desenvolver-se antes de nascer.

- Exercício para dois. Quando faz exercício, o coração da mamã bombeia sangue mais rapidamente e acelera a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo que o bebé recebe. É possível que note que o bebé gosta de exercício, porque depois sentirá mais movimentos e pontapés. Nas aulas ensinarão quais os exercícios que são seguros durante a gravidez e como pode, inclusive, aliviar as suas dores.

- Relaxamento. Quando a mamã relaxa, a sua calma e tranquilidade beneficiam o bebé no útero e podem mesmo influenciar a sua futura reação ao stress. Se puser música relaxante, por exemplo, o bebé ouvi-la-á no útero e é possível que reaja acalmando-se. Nas aulas aprenderá várias técnicas de relaxamento que poderá utilizar durante o parto e na sua vida diária.

- Respirar corretamente. As técnicas de controlo da respiração que utilizará durante o parto (ou sempre que se sinta stressada) ajudá-la-ão a enviar um bom fornecimento de oxigénio ao bebé.

- A magia da massagem. Nas aulas ensinarão, a si e ao seu companheiro, técnicas de massagem para aliviar as dores da gravidez e do parto. Antes do parto começar, pode massajar a sua barriga para acalmar o bebé se sentir demasiado os seus pontapés. Esta é uma forma fantástica de comunicar com o rebento antes de ele nascer.

- Posturas. Durante o parto pode adotar determinadas posturas para se sentir mais confortável. Também ajudará o bebé a passar pela pélvis e a vir mais facilmente ao mundo. Nas aulas aprenderá estas posturas e os benefícios que podem trazer-lhe.

Por Elaine Zwelling, R.N., Ph.D.

A hidroterapia durante o parto.

Alguma vez se apercebeu de como sabe bem um banho de água quente em situações de tensão ou dor? Pois tem os mesmos benefícios durante o parto.

Quer esteja sentada numa banheira ou de pé num duche, a água quente relaxará os seus músculos e reduzirá a dor das contrações. A hidroterapia também pode favorecer um funcionamento mais eficaz do útero, talvez agilizar o parto e baixar a pressão sanguínea, se for elevada.

Um conselho: a hidroterapia durante o parto não é uma opção disponível em todos os hospitais. Se acha que gostaria de pôr em prática esta técnica durante o parto, comente a sua intenção com o seu obstetra com antecedência.

Por Elaine Zwelling, R.N., Ph.D.

Técnicas úteis para toda a vida.

As técnicas que aprender nas aulas pré-parto podem aliviar a dor das contrações, bem como ajudá-la a retardar o momento de injeção da epidural, o que pode ser positivo para o seu bebé e para o trabalho de parto.

Mas estas técnicas não deixam de ser úteis depois do parto. Servem para relaxar durante a amamentação, para manter a calma durante os momentos mais difíceis da paternidade e, inclusive, para enfrentar os problemas físicos e emocionais da vida em geral.

Em seguida, descrevemos algumas técnicas que servirão de ajuda no parto e também depois:

- O balanço pélvico. Este exercício simples alivia as dores nas costas no parto porque ajuda o bebé a pôr-se na posição anterior, com a parte posterior da cabeça virada para o abdómen da mãe. O balanço pélvico também alivia as dores lombares, fortalece os músculos abdominais e facilita a adoção de uma postura adequada.

- Relaxamento gradual. Um "passeio pelo corpo" que a ajudará a relaxar entre contrações e a reduzir as dores das mesmas. Também a ajudará a relaxar sempre que se sinta tensa.

- Imagens mentais. Durante o parto, criar imagens na sua mente ajudará a manter-se tranquila entre e durante as contrações. Noutros momentos de stress, pode proporcionar-lhe uma sensação de paz.

- Respiração tranquila. Esta técnica ajudará a manter-se relaxada e a concentrar-se durante as contrações. Também lhe permitirá lidar com uma situação stressante, como uma discussão com o seu companheiro.

Por Elaine Zwelling, R.N., Ph.D.

O olhar indiscreto.

Uma boa forma de se preparar para o grande dia é frequentar aulas de preparação para o parto com o seu companheiro e ver um vídeo de um parto vaginal e de um parto por cesariana. Deste modo, saberá o que esperar e sentirá menos ansiedade quando chegar o momento.

Por Lawrence Kutner, Ph.D.