AS21

Está na semana

Ir

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

BEM VINDOS A SEMANA 24

Gravidez

Agora, o seu bebé acrobata mexe-se mais do que nunca.

SALTAR E MERGULHAR, GIRAR E ESPERNEAR? O seu bebé está-se a divertir à grande a treinar para os Jogos Bebé-Olímpicos. Precisamente quando você se prepara para dormir, à noite, é quando ele inicia os seus exercícios.

A sua cabecinha desenvolve-se por dentro e por fora.

Dentro do crânio do bebé, o cérebro é formado por dois hemisférios e a rede nervosa começa a crescer e a expandir-se, criando as rugas conhecidas como circunvoluções. Todos os neurónios de que o bebé necessitará ao longo da sua vida aparecerão durante este mês, embora as ligações entre os nervos demorem anos a completar-se.

Também acontecem coisas fora do crânio: os traços faciais começam a distinguir-se e a ser individualizados e as pálpebras e as pestanas estão mais definidas.

Por Dra. Suzanne Dixon e Dr. Jim Thornton

O olho espião.

Embora os olhos do bebé ainda estejam fechados, todas as suas partes já estão formadas, incluindo a retina, que completará o seu desenvolvimento no mês seguinte.

A íris, a parte colorida do olho, ainda não tem pigmentação. Os olhos do bebé irão ganhando cor ao longo dos próximos meses, apesar de só adquirirem a sua cor definitiva depois do bebé nascer.

Começar a tomar decisões.

Agora que já está no seu sexto mês de gravidez, que já é óbvia, é provável que comece a pensar mais nos cuidados que deverá prestar a esse pequeno ser que cresce dentro de si.

É uma boa altura para contemplar algumas das decisões que terá que tomar como mãe de um recém-nascido. Vai amamentá-lo? O bebé deverá dormir no mesmo quarto?

É evidente que ainda há muito por descobrir acerca da sua gravidez, à medida que o final do seu segundo trimestre se vai aproximando.

Problemas para dormir?

Descansar pode tornar-se uma tarefa cada vez mais difícil, à medida que o abdómen for crescendo. Eis alguns conselhos para dormir melhor:

- Se não se sentir confortável de nenhuma forma, experimente deitar-se de lado com uma almofada entre os joelhos, para apoiar a zona lombar. Cruze a perna superior por cima da inferior para uma maior estabilidade. Ou compre um almofadão adaptável ao corpo. Algumas mulheres sentem-se aliviadas quando se recostam sobre almofadões.

- Se acordar com frequência devido à necessidade de urinar, pode ser útil limitar a quantidade de líquidos que ingere antes de se deitar. No entanto, não reduza a ingestão total de líquidos durante o dia, uma vez que é importante que se mantenha hidratada durante toda a gravidez.

- Reduza a cafeína.

- Faça exercício moderado diariamente.

- Beba um copo de leite quente antes de se deitar.

Por Dra. Elaine Zwelling e Dr. Jim Thornton

As vitaminas pré-natais.

A maioria das pessoas  obtém todas as vitaminas e minerais de que necessitam através de uma dieta equilibrada, sem necessidade de suplementos. O seu médico só lhe receitará vitaminas pré-natais se considerar que são necessárias; por exemplo, se tiver anemia, se estiver grávida de gémeos ou se tiver alguma necessidade dietética especial. Antes de consumir qualquer tipo de suplemento vitamínico, é importante aconselhar-se com o seu médico.

Algumas mulheres pensam que, se tomarem suplementos vitamínicos, o seu bebé será ainda mais saudável, o que está muito longe da verdade. As doses excessivas de vitamina A, D, E ou K, por exemplo, podem causar problemas, desde enjoos (à mãe) a problemas cardíacos (ao feto). Nunca exceda a dose de vitaminas pré-natais recomendada pelo seu médico.

E não pense que as vitaminas pré-natais podem substituir uma dieta saudável. Não é verdade.

Por Dra. Margaret Comerford Freda e Dr. Jim Thornton

Mais exames.

Por esta altura, já estará habituada a que a examinem nas consultas de controlo pré-natal. Na verdade, é provável que esteja até um pouco cansada de consultas e exames. Mas não se esqueça de que estes controlos permitem ao médico conhecer melhor o seu estado e o do seu bebé, assim como prestar-lhe a melhor assistência possível.

A partir das 28 semanas, a frequência dos controlos pré-natais aumentará. Normalmente, serão de quinze em quinze dias, a partir de então, e depois, de semana a semana. O principal motivo destas consultas é verificar a sua pressão sanguínea e realizar uma análise à urina para determinar os níveis de proteína, a fim de identificar a pré-eclampsia. A não realização destes exames pode ser prejudicial para si e para a criança.

Por Dra. Suzanne Dixon e Dr. Jim Thornton

Contrações de Braxton-Hicks ou parto prematuro?

Durante o terceiro trimestre, o útero contrai-se ocasionalmente, "praticando" para o parto. Estas simulações são as chamadas contrações de Braxton-Hicks e são perfeitamente normais. Pode sentir uma ligeira tensão generalizada no útero ou a sensação de que o bebé está a dar cambalhotas. Normalmente, estas contrações não são dolorosas e, quase sempre, desaparecem ao fim de uma hora, mais ou menos. Apesar de todas as mulheres terem as contrações de Braxton-Hicks, nem todas chegam a senti-las.

Aproximadamente 10% das grávidas têm contrações de parto prematuras.

Indicam que o parto se vai iniciar antes do bebé estar preparado para nascer. O parto prematuro pode ocorrer a qualquer momento entre a semana 24 e a 37 da gestação. A partir de agora, terá que estar atenta aos sinais de parto prematuro. Os sintomas mais comuns são: dores de tipo menstrual, alterações no fluxo vaginal, dores na zona lombar, contrações uterinas, pressão sobre a pélvis (como se o bebé estivesse a empurrá-la) ou saída de líquido pela vagina.

É evidente que muitos destes mal-estares, como as dores nas costas ou as contrações suaves, podem ser simplesmente os sintomas habituais da gravidez. Preste atenção ao seu corpo: se os sintomas forem frequentes ou não desaparecerem depois de beber um pouco de água ou sumo e de se deitar durante uma hora, dirija-se às urgências para uma correta avaliação.

Convém saber que, se sair líquido pela vagina, deve procurar assistência médica imediata.

Por Dra. Elaine Zwelling e Dr. Jim Thornton

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Sensitive

A nossa máxima proteção da pele