Padrões de sono do bebé

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Padrões de sono do bebé

Não há nada mais encantador do que ver um bebé enquanto dorme. No entanto, muitos pais de um recém-nascido dirão que esta visão não é comum para eles, especialmente à noite.
Conseguir que um bebé durma durante toda a noite é um acontecimento importante a que aspira todo o pai de um recém-nascido. Em breve, os banhos quentinhos à noite, os pijamas suaves e as leituras de uma história favorita para dormir, passarão a fazer parte da rotina de toda a família e também de uma acarinhada tradição familiar.
Entretanto, os pais têm muitas perguntas acerca do sono do bebé. A primeira e a mais importante é: quantas horas deve um bebé dormir? Seguem-se alguns exemplos gerais.

IDADE

Quantidade aproximada de horas de sono necessárias:

Recém-nascido: 16 a 20 horas diárias
3 semanas: 16 a 18 horas diárias
6 semanas: 15 a 16 horas diárias
4 meses: 9 a 12 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
*6 meses: 11 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
9 meses: 11 a 12 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
1 ano: 10 a 11 horas mais 2 sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
18 meses: 13 horas mais uma ou duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
2 anos: 11 a 12 horas mais uma sesta (de 2 horas)
3 anos: 10 a 11 horas mais uma sesta (2 horas)
3 anos: 10 a 11 horas mais uma sesta (2 horas)

* Para esta idade, o número de horas de sono necessárias varia de bebé para bebé.

Recém-nascido
O recém-nascido não conhece a diferença entre o dia e a noite. Necessita de dormir e alimentar-se continuamente, de forma que o dia ou a noite não lhe importam muito. De modo geral, o recém-nascido dorme cerca de 16 a 18 horas diárias. Um recém-nascido normalmente dorme 2 a 4 horas seguidas, todo o dia, e acorda com fome.
Pode começar por ensinar ao seu bebé a diferença entre a noite e o dia, adoptando comportamentos diferentes a horas distintas. Durante o dia, fale mais com o seu bebé enquanto o alimenta. À noite, adopte um comportamento mais calmo e empregue um tom de voz mais suave. Com o tempo, o bebé compreenderá a diferença e começará a dormir mais de noite.

Sugestão
Quando o bebé estava no útero, os movimentos feitos pela mãe ao movimentar-se, faziam-lhe sono. Não é portanto surpreendente que o recém-nascido ainda goste de ser embalado suavemente. Agasalhá-lo também o ajuda a sentir-se "em casa". Além disso, há muitos bebés que conciliam o sono com a música.

3 semanas
Embora o bebé ainda acorde para comer durante a noite, provavelmente dormirá períodos ininterruptos mais longos, talvez três ou quatro horas. Também começará a permanecer desperto por períodos mais longos.
Lembre-se de que se estiver a amamentar, as suas hormonas reorganizaram os seus padrões de sono para que coincidam com os do seu bebé. Se você se der uma oportunidade, estas hormonas poderão ajudá-la a evitar os transtornos do sono. Os bebés que se alimentam com leite de iniciação podem dormir períodos mais longos, porque tende a permanecer por mais tempo no estômago. Mas, regra geral, os padrões de sono destes bebés assemelham-se aos dos que são amamentados.

Sugestão
Se o seu bebé tem tendência a dormir todo o dia e dormita enquanto o alimenta, trate de acordá-lo para comer. O bebé precisa de aprender que é durante a noite que deverá dormir durante mais tempo. Ajude-o a ser mais organizado nesta etapa integrando-o no centro da actividade familiar por volta das 4 da tarde. Ainda que o bebé esteja a dormitar, mantenha-o na posição vertical numa cadeira de bebé, num porta-bebés ou numa cadeira de baloiço. Depois, dê-lhe um banho por volta das 7 ou 8 da tarde. Isto simultaneamente mantê-lo-á desperto e relaxá-lo-á para um sono longo posterior.

2 meses
O bebé começa a adormecer sozinho, mas é provável que ainda precise que o acordem para alimentar-se durante a noite. Embora o padrão de sono do bebé esteja a começar a regular-se, deve seguir as suas indicações. Ainda é muito cedo para estabelecer um horário, pelo que tentar impor-lhe um não seria aconselhável.
Os bebés desta idade dormem um pouco menos cada dia, em comparação com um recém-nascidos. Em média, dormem entre 15 e 16 horas aproximadamente. O bebé dormirá a maior parte destas horas durante a noite e permanecerá acordado mais horas de dia, se bem que comece a dormir umas três sestas diárias. Como sempre, isto varia de bebé para bebé.
Contrariamente ao que fazem os restantes, um bebé de dois meses normalmente não dorme durante toda a noite. Existem diferenças enormes entre os bebés desta idade, mas, regra geral, um de dois meses ainda precisa de alimentar-se durante a noite.

Sugestão
O facto de o bebé choramingar ao acordar é normal. Ainda que tenha de ir vê-lo sempre que chore, dê-lhe algum tempo (mais ou menos uns cinco minutos) para choramingar. Pode acontecer que o bebé se acalme sozinho.

4 meses
Em média, um bebé de 4 meses dorme entre nove e onze horas por noite e duas sestas diárias de duas ou três horas cada uma. Este é um período de transição gradual que se alargará até duas sestas diárias. Nos dias em que o bebé dormir apenas duas sestas, talvez tenha mais ou menos horas de sono durante a noite.
Por esta altura, o bebé já tem mais facilidade em adormecer sozinho. Ã a altura de estabelecer regras para adormecê-lo, que serão válidas tanto para a noite como para as sestas. A rotina é muito importante para o seu bebé de 4 meses. Portanto, tente certificar-se de que a hora de ir dormir e as sestas ocorram no mesmo horário e da mesma forma todos os dias. Não precisa de ser intransigente, apenas o mais coerente possível.

Sugestão
Agora, o bebé será capaz de se deslocar um pouco e é provável que se mova no berço. Pense em vestir-lhe um pijama, ou frequentemente acabará destapado e acordará com frio. Leia a etiqueta para se certificar de que é resistente ao fogo.

6 meses
Os padrões de sono são diferentes para todos e o mesmo sucede com o seu bebé de 6 meses. Circunstâncias especiais, como uma doença ou pelo facto de dormir numa cama estranha em casa da avó, podem afectar o padrão de sono do bebé. Caso contrário, poderia dizer-se que o bebé está a acostumar-se aos seus próprios padrões.
Em média, um bebé de seis meses dorme cerca de 11 horas por noite e habituou-se a fazer duas sestas de uma a duas horas, normalmente de manhã e durante as primeiras horas da tarde. Quase todos os bebés saudáveis de 6 meses conseguem dormir toda a noite, sem necessidade de alimentar-se a meio da noite ou que os familiares falem com eles logo pela manhã, a não ser que deseje estar com o seu bebé ou esteja a tentar que o leite não seque.
Contudo, o bebé começa a ficar mais obstinado. Esta é a última oportunidade que tem para decidir onde quer que o bebé durma sem que este tenha voto na matéria. O facto de delinear rotinas rígidas para a hora de ir dormir ajudá-lo-ão a adormecer sozinho e a continuar a dormir.

Sugestão
Seguem-se algumas práticas úteis que facilitarão a hora de ir dormir:
- Deite o bebé no berço enquanto ainda estiver acordado. Deste modo, o bebé habitua-se a adormecer na própria cama. Se o alimentar e o embalar até adormecer, esperará que faça o mesmo durante a noite.
- Dê ao bebé um brinquedo macio ou o objecto preferido para o ajudar a adormecer. Se bem que possa querer manter o berço do bebé sem tantos brinquedos, uma mantinha especial ou um peluche seriam adequados. Isto servirá para conciliar no sono.

9 meses
Os problemas relacionados com o sono são muito comuns aos 8 ou 9 meses de vida. Quando anteriormente o bebé dormia toda a noite, agora pode acordar a meio da noite e os restantes membros da família. Isto pode significar uma grande tensão para os pais e fazê-los sentir que as suas vidas pioraram com a chegada do bebé.
Os bebés de 9 meses dormem cerca de 11 a 12 horas por noite. Tal como dantes, o seu bebé acordará várias vezes durante a noite. No entanto, a diferença reside no facto de o bebé agora lembrar-se de si e de sentir a sua falta quando acorda. Se o bebé estiver habituado a ser embalado e mimado para adormecer, esperará que aconteça o mesmo a meio da noite. Cabe a si decidir se está preparado para participar nesta rotina ou se prefere que o seu filho aprenda a voltar a adormecer sozinho.
Normalmente, o seu bebé dorme duas sestas nesta idade. Tanto a sesta da manhã como a da tarde duram geralmente de uma a duas horas. Na sua qualidade de mãe ou de pai, sabe melhor do que ninguém a quantidade de horas de sono que o seu bebé necessita. No entanto, independentemente da sua média de horas de sono, dormirá menos à noite se as sestas forem muito grandes.

Sugestão
As crianças tendem a dormir mais quando estão doentes. No entanto, é pouco comum aumentar a sesta habitual em mais de uma hora. Se o seu bebé dormir mais uma hora do que é habitual devido à doença, consulte imediatamente o pediatra.

1 ano
No primeiro ano, começam os problemas à hora de ir dormir. O seu bebé está tão entusiasmado com as suas novas capacidades que se torna cada vez mais difícil fazer com que se acalme para ir dormir. Fará o impossível para que lhe pegue ao colo, e tendo em conta que é tão adorável, é difícil resistir. Contudo, manter uma rotina à hora de ir dormir ajudá-los-á nos meses que se seguirão.
O bebé de 1 ano de idade dorme entre 10 e 11 horas por noite e um par de sestas de uma a duas horas por dia. Como sempre, depende do bebé as horas de sono de que vai necessitar.

Sugestão
Talvez note que a sesta da tarde do bebé é um pouco mais curta e que ele gosta de brincar um bocadinho no berço antes de chamar por si para que o vá buscar. Coloque alguns brinquedos pequenos no berço para estimular este comportamento. Contudo, certifique-se de que esses brinquedos não sejam muito grandes, pois poderia aprender a empilhá-los e a descer do berço fazendo uso deles.

18 meses
A vida é tão divertida e intensa para o bebé de um ano e meio que dormir é a última coisa que quer fazer. Necessita da sua ajuda para acalmar à noite e, assim, conseguir descansar conforme merece.
Os bebés de 18 meses precisam normalmente de 13 horas se sono diárias. Isto, por vezes, significa menos horas de sono do que os pais acham que necessitam e do que gostariam que dormissem.
Como as necessidades de dormir diferem de criança para criança, terá de averiguar o que é correcto para o seu bebé. Aqui ficam algumas sugestões que podem ser extremamente úteis:

Muito em breve, o seu filho apenas precisará de uma sesta diária, mas, é provável que necessite de dois períodos de descanso, mesmo que um deles seja de breve.

Muitas crianças que frequentam o infantário, dormem duas sestas, mesmo quando não precisam. Isto significa que vai precisar de dormir menos durante a noite. Se não quiser ter de enfrentar o problema que ocasiona o facto de o seu filho ir dormir muito tarde ou de acordar muito cedo, talvez queira falar do assunto no infantário para mudar as horas que o seu filho dorme durante o dia.

Se tiver um filho mais velho, na realidade, é possível que este precise de ir dormir mais cedo do que o irmão mais novo. Isto torna-se ainda mais evidente se o mais velho não dorme a sesta durante o dia. A hora da sesta do seu bebé é uma boa oportunidade para dedicar tempo em exclusivo ao seu outro filho.

Sugestão
Um biberão de noite é um mau hábito. Ã prejudicial para os dentes do bebé. Se isto passar a fazer parte da sua rotina, necessitará sempre dele para adormecer, mesmo quando acordar a meio da noite.

2 anos
O seu bebé de dois anos está a tentar alterar um pouco as regras. Por este motivo, torna-se comum a oposição na hora de ir dormir. O bebé não quer despedir-se de si nem pôr fim a um dia apaixonante. Então, o que fazer? Estabeleça hábitos e rotinas para a hora de ir dormir. à a melhor forma de incutir hábitos de sono apropriados.
A quantidade de horas de sono não é igual para todas as crianças. No entanto, em geral, aos dois anos precisam de dormir 13 horas diárias. Ã costume dormirem 11 e 12 horas por noite e talvez uma sesta de uma ou duas horas pela tarde.
à muito difícil conseguir que as crianças vão dormir. Ser sempre firme quanto as regras e às rotinas quanto à hora de ir dormir é a melhor forma de ensinar bons hábitos de sono ao seu filho e facilitar-lhe a vida a si. Aqui pode encontrar algumas sugestões:

Comece a diminuir a actividade após o jantar. Ao diminuir o ritmo de actividade de ambos, facilitará a transição para a hora de ir dormir. Ler, cantar ou brincar com um jogo calmamente são actividades melhores do que andar a correr.

Tente que a rotina antes de ir dormir seja curta e agradável. Dar-lhe banho, lavar os dentes e ir à casa de banho, não deveria demorar mais de meia-hora aproximadamente. Se demorar mais tempo, o seu filho começará a ficar animado e você a sentir-se frustrado.

à provável que o seu filho se recuse ao menos algumas vezes a ir dormir. Seja firme e coerente quanto às regras da hora de ir dormir.

As crianças desta idade não precisam de ter quarto próprio. De facto, dormem melhor com mais alguém no quarto. Outra criança de 3 a 5 anos seria um bom companheiro de quarto. As crianças mais velhas normalmente conseguem dormir perfeitamente, quase com qualquer tipo de confusão.

Sugestão
Deixe um livro ou um brinquedo silencioso na cama do seu filho de forma a que possa entreter-se quando acordar. Ele não entende o conceito de "muito cedo", mas pode dizer-lhe que deve ficar no quarto até a luz entrar pela janela ou até que a ouça a dizer "Bom dia" (ou até fazer outro sinal específico).

3 anos
As crianças de 3 anos dormem em média cerca de 12 horas por dia aproximadamente. Isto normalmente significa 10 ou 11 horas por noite e uma sesta de uma ou duas horas. Os horários das sestas são mais variáveis nas crianças de três anos do que nas de dois anos. O seu filho de três anos talvez necessite de mais ou menos horas de sono e isso vai depender das actividades do dia, de alguma possível doença, de alterações na rotina e de qualquer alteração no desenvolvimento porque está a passar. A quantidade de horas que o seu filho dormir de forma natural durante o dia é a quantidade que necessita.
O seu filho de 3 anos tem uma vida muito agitada, a qual se vê estimulada pela sua maior capacidade linguística e uma imaginação activa. À noite, isso pode criar as condições para a ocorrência de sonhos intensos e de pesadelos. Você não pode nem deve querer impedir estes sonhos, pois ajudam-no a enfrentar os obstáculos próprios da sua vida diária. No entanto, pode ajudá-lo a acalmar-se todas as noites através de uma rotina simples e calma na hora de ir dormir.

Sugestão:
Se o seu filho tem dificuldades em dormir com a luz apagada, instale um regulador da intensidade da luz no interruptor e deixe-o ajustá-la. Elogie-o de cada vez que ele diminuir a intensidade e, ao fim de poucas semanas, habituar-se-á a dormir com uma luz suave. Se isto não funcionar, diminua gradualmente, ao longo de várias semanas, a potência em watts da lâmpada do candeeiro da mesinha de cabeceira.
 

Artigos relacionados:

 

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico