A89

Padrões de sono em bebés de 0 a 36 meses

No início, o sono dos bebés coloca inúmeras questões aos pais. Ficamos preocupados por não sabermos quantas horas é que um bebé deve dormir, com que frequência e em que alturas, à noite, na sesta, durante o dia, à medida que vai crescendo e com o passar do tempo. Vamos ver? E esclarecer-lhe todas as suas dúvidas!

Não há nada mais encantador do que ver um bebé enquanto dorme. No entanto, muitos pais dirão que esta visão não é tão comum como se possa pensar, em especial à noite!

Conseguir que um bebé durma durante toda a noite é aquilo a que aspiram todos os pais de um recém-nascido… E se ainda não é agora, em breve o será: os banhos quentinhos à noite, os pijamas macios e as histórias antes de dormir, passarão a fazer parte da vossa rotina.  

 

Idade do bebé e quantidade aproximada de horas de sono necessárias:

  • Recém-nascido: 16 a 20 horas diárias
  • 3 semanas: 16 a 18 horas diárias
  • 6 semanas: 15 a 16 horas diárias
  • 4 meses: 9 a 12 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
  • 6 meses: 11 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
  • 9 meses: 11 a 12 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 1 ano: 10 a 11 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 18 meses: 13 horas mais uma ou duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 2 anos: 11 a 12 horas mais uma sesta (de 2 horas)
  • 3 anos: 10 a 11 horas mais uma sesta (de 2 horas)

 

O sono do recém-nascido

O recém-nascido não sabe a diferença entre o dia e a noite. Precisa de dormir e alimentar-se continuamente, de forma que o dia ou a noite pouco lhe importam. De um modo geral, o recém-nascido dorme cerca de 16 a 18 horas diárias e, normalmente, dorme duas a quatro horas seguidas ao longo do dia. Ah, e acorda esfomeado!

Para começar a ensinar-lhe a diferença entre o dia e a noite, pode adotar comportamentos diferentes a horas distintas. Durante o dia, fale mais com o seu bebé enquanto o alimenta. À noite, adote um comportamento mais calmo e empregue um tom de voz mais suave. Com o tempo, o bebé compreenderá a diferença e começará a dormir mais durante a noite.

Um conselho: quando o bebé estava no útero, os movimentos da sua mamã provocavam-lhe sono. Não é portanto de estranhar que o recém-nascido continue a gostar de ser embalado suavemente. Mas se isto não resultar, lembre-se que agasalhá-lo também o ajudará a sentir-se "em casa". Sabia que há muitos bebés que conciliam o sono com a música?

 

Como dorme um bebé de 3 semanas

Embora o bebé ainda acorde para comer durante a noite, provavelmente dormirá períodos ininterruptos mais longos, talvez três ou quatro horas. Também começará a permanecer desperto por períodos mais longos.

Lembre-se que se estiver a amamentar, as suas hormonas reorganizam os seus padrões de sono para que coincidam com os do seu bebé, o que a pode ajudar a evitar os transtornos do sono. Os bebés que se alimentam com leite de iniciação podem dormir períodos mais longos, porque este tipo de leite tende a permanecer durante mais tempo no estômago.

Sugestão: se o seu bebé tem tendência a dormir todo o dia e dormita enquanto o alimenta, tente acordá-lo para comer. O bebé precisa de aprender que é durante a noite que deverá dormir durante mais tempo. Ajude-o, integrando-o no centro da atividade familiar por volta das 4 da tarde e mesmo que o bebé esteja a dormitar, mantenha-o na posição vertical numa cadeira para bebés, num porta-bebés ou numa cadeira de baloiço. Depois, dê-lhe um banhinho por volta das 7 ou 8 da tarde. O banho irá ajudá-lo a manter-se desperto, mas também o irá relaxar para, mais tarde, cair num sono longo.

 

Quanto tempo dorme um bebé de 2 meses

O seu bebé já começa a adormecer sozinho, mas é provável que ainda precise que o acordem para se alimentar durante a noite. Embora o padrão de sono do bebé esteja a começar a regularizar, deve acompanhá-lo de perto: ainda é demasiado cedo para estabelecer um horário, pelo que tentar impor-lhe um não seria aconselhável.

Os bebés desta idade dormem um pouco menos cada dia, em comparação com um recém-nascido. Em média, dormem entre 15 e 16 horas aproximadamente. O seu bebé dormirá a maior parte destas horas durante a noite (embora, normalmente, não durma tudo seguido) e permanecerá acordado mais tempo durante o dia, se bem que comece a dormir, mais ou menos, umas três sestas diárias. Como sempre, isto varia de bebé para bebé.

Sugestão: é normal que o seu bebé choramingue um pouco ao acordar e que tenha ainda de ir vê-lo sempre que chora; dê-lhe algum tempo (espere mais ou menos uns cinco minutos) e pode acontecer que o bebé se acalme sozinho.

 

Dormir aos 4 meses

Em média, um bebé de 4 meses dorme entre nove a onze horas por noite e duas sestas diárias, de duas ou três horas cada. Nos dias em que o bebé dormir menos horas à sesta, talvez tenha mais horas de sono durante a noite.

Por esta altura, o bebé já tem mais facilidade em adormecer sozinho. É a altura de estabelecer regras, uma vez que a rotina é muito importante para o seu bebé de 4 meses. Portanto, tente certificar-se que a hora de ir dormir e as sestas são sempre no mesmo horário e da mesma forma todos os dias. Não precisa de ser intransigente, apenas o mais coerente possível.

Sugestão: agora que o seu bebé já é capaz de se deslocar um pouco, é provável que se remexa dentro berço. Pense em vestir-lhe um pijaminha ou acabará destapado e acordará com frio. Leia a etiqueta para se assegurar que é resistente ao fogo.

 

Zzzzzz… 6 meses

Os padrões de sono são diferentes para todos e circunstâncias especiais, como uma doença ou o facto de dormir numa cama estranha (na casa da avó, por exemplo), podem afetar o padrão de sono do bebé. Caso contrário, poderia dizer-se que o seu bebé está a habituar-se aos seus próprios padrões.

Em média, um bebé de seis meses dorme cerca de 11 horas por noite e habituou-se a fazer duas sestas de uma a duas horas, normalmente de manhã e durante as primeiras horas da tarde. Quase todos os bebés saudáveis de 6 meses conseguem dormir toda a noite, sem necessidade de se alimentarem a meio da noite ou logo bem cedo pela manhã, a não ser que deseje estar com o seu bebé ou esteja a tentar que o seu leite não seque.

Contudo, o bebé começa a ficar mais teimoso: esta é a sua última oportunidade para decidir onde quer que o seu bebé durma, sem que este tenha voto na matéria. Delinear rotinas rígidas para a hora de ir dormir ajudá-lo-ão a adormecer sozinho!

Sugestão: aqui tem algumas práticas que irão ajudar:

  • Deite o seu bebé enquanto ainda estiver acordado e, assim, irá habituar-se a adormecer na sua própria cama.
  • Mas atenção: se o alimentar e/ou o embalar até adormecer, o bebé esperará que faça o mesmo durante a noite.
  • Dê-lhe um brinquedo ou um peluche para o ajudar a adormecer. Uma mantinha especial também ajudará o bebé a conciliar o sono.

 

Os “problemazinhos” dos 9 meses

Os problemas relacionados com o sono são muito comuns aos 8 ou 9 meses. Enquanto dantes o bebé dormia toda a noite, agora pode acordar a meio da noite e, com ele, todos os restantes membros da família!

Os bebés de 9 meses dormem cerca de 11 a 12 horas por noite e, tal como dantes, o seu bebé acordará várias vezes durante a noite. No entanto, a diferença reside no facto de o bebé agora lembrar-se de si e de sentir a sua falta quando acorda. Se o bebé estiver habituado a ser embalado e mimado para adormecer, esperará que aconteça o mesmo a meio da noite. Cabe-lhe a si decidir se está preparada para participar nesta rotina ou se prefere que o seu filho aprenda a voltar a adormecer sozinho.

Normalmente, nesta idade, o seu bebé dorme duas sestas. Tanto a sesta da manhã como a da tarde duram geralmente uma a duas horas. Na sua qualidade de mãe ou de pai, sabe melhor do que ninguém a quantidade de horas de sono de que o seu bebé necessita. No entanto, independentemente da sua média de horas de sono, o bebé dormirá menos à noite se as sestas forem muito grandes.

Sugestão: as crianças tendem a dormir mais quando estão doentes; no entanto, é pouco comum dormirem mais uma hora durante a sesta habitual. Se o seu bebé estiver doente e dormir mais tempo do que é habitual, consulte imediatamente o pediatra.

 

A rotina de sono com 1 ano

No primeiro ano, começam os problemas à hora de ir para a cama. O seu bebé está tão entusiasmado com as suas novas capacidades que se torna cada vez mais difícil fazer com que se acalme para ir dormir. E fará o possível e o impossível para que lhe pegue ao colo… Contudo, manter uma rotina à hora de ir para a cama ajudá-los-á, a si e ao seu bebé, nos meses que se seguirão

O bebé de 1 ano de idade dorme entre 10 e 11 horas por noite e duas sestas de uma a duas horas por dia. Como sempre, depende do bebé as horas de sono que vai precisar.

Sugestão: talvez note que a sesta da tarde do bebé é um pouco mais curta e que ele gosta de brincar um bocadinho no berço antes de chamar por si para que o vá buscar. Coloque alguns brinquedos pequenos no berço para estimular este comportamento. Contudo, certifique-se que esses brinquedos não são muito grandes, pois o bebé poderia aprender a empilhá-los e a descer do berço fazendo uso deles.

 

Dormir bem aos 18 meses

A vida é tão divertida e intensa para um bebé de um ano e meio que ir dormir é a última coisa que quer fazer. Precisa da sua ajuda para se acalmar à noite e, assim, conseguir o merecido descanso.

Os bebés de 18 meses precisam normalmente de 13 horas de sono diárias. Isto, muitas vezes, significa menos horas de sono do que os pais acham que necessitam e do que gostariam que dormissem. Como as necessidades de dormir diferem de criança para criança, terá de descobrir o que é correto para o seu bebé.

 

Aqui ficam algumas sugestões que lhe podem ser úteis:

Muito em breve, o seu filho apenas precisará de uma sesta diária, mas, é provável que necessite de dois períodos de descanso, mesmo que um deles seja breve. Muitas crianças que frequentam o infantário dormem duas sestas, mesmo que não precisem. Isto significa que o seu filho irá precisar de dormir menos horas durante a noite.

  • Se não quiser ter de enfrentar o problema do seu filho ir para a cama muito tarde ou de acordar muito cedo, talvez fosse melhor falar do assunto no infantário para alterar o número de horas que o seu filho dorme durante o dia.
  • Se tiver um filho mais velho, na realidade, é possível que este precise de ir para a cama mais cedo do que o irmão mais novo.
  • Isto torna-se ainda mais evidente se o mais irmão velho não dorme a sesta durante o dia. A hora da sesta do seu bebé é uma boa oportunidade para dedicar tempo em exclusivo ao seu outro filho.

Sugestão: dar um biberão à noite é um mau hábito, faz mal aos dentes do bebé! Se isto passar a fazer parte da sua rotina, necessitará sempre de tomar um biberão para adormecer, mesmo se acordar a meio da noite.

 

O descanso nos 2 anos

Um bebé de dois anos está ainda a tentar alterar um pouco as regras. E é por este motivo que as “batalhas” se tornam comuns na hora de ir dormir. O seu bebé não quer despedir-se de si, nem tão pouco que o dia acabe, porque foi tão divertido! Vamos ver então o que pode fazer:

  • Estabeleça hábitos e rotinas para a hora de ir para a cama. É a melhor forma de incutir hábitos de sono adequados.
  • A quantidade de horas de sono não é igual para todas as crianças. No entanto, em geral, aos dois anos, as crianças precisam de dormir 13 horas diárias. É costume dormirem 11 a 12 horas por noite e talvez uma sesta de uma ou duas horas pela tarde.
  • É muito difícil conseguir que as crianças vão para a cama, por isso há que ser firme quanto às regras e rotinas na hora de ir dormir. É a melhor forma de ensinar bons hábitos de sono ao seu filho e tornará mais fácil a vida a si.

 

Aqui pode encontrar algumas sugestões:

Comece a diminuir a atividade após o jantar. Ao diminuir o seu ritmo de atividade e o do seu filho, facilitará a transição na hora de ir para a cama. Ler, cantar ou brincar calmamente com um jogo são atividades melhores para entrar em “modo descanso” do que andar a correr pela casa fora.

Tente que a rotina antes de ir para a cama seja curta e agradável: dar-lhe banho, lavar os dentes e pô-lo a fazer xixi não deveria demorar mais do que meia hora aproximadamente. Se demorar mais tempo, o seu filho começará a ficar animado e você a sentir-se frustrada.

Mas tenha atenção: é provável que o seu filho se recuse, pelo menos algumas vezes, a ir para a cama. Seja firme e coerente quanto às regras da hora de ir dormir. As crianças desta idade não precisam de ter quarto próprio. De facto, há muitas crianças desta idade que dormem melhor com mais alguém no quarto: uma outra criança de 3 a 5 anos seria um bom companheiro de quarto. As crianças mais velhas normalmente conseguem dormir perfeitamente, mesmo que haja um pouco de barulho à sua volta.

Sugestão: deixe um livro ou um brinquedo que não faça barulho na cama do seu filho para que ele se possa entreter quando acordar. O seu filho não consegue entender o conceito de "é ainda muito cedo", mas você pode dizer-lhe que deve ficar no quarto até a luz entrar pela janela ou até que a ouça dizer "bom dia".

 

Como é o sono aos 3 anos

As crianças de 3 anos dormem em média cerca de 12 horas por dia. Isto significa, normalmente, 10 ou 11 horas por noite e uma sesta de uma ou duas horas. Os horários das sestas variam mais nas crianças de três anos do que nas de dois anos.

Uma criança de três anos talvez necessite de mais ou menos horas de sono e isso irá depender das atividades do dia, de alguma possível doença, de alterações na rotina ou da sua fase de desenvolvimento. A quantidade de horas que o seu filho precisa de dormir de forma natural durante o dia é precisamente a quantidade que necessita.

A criança de 3 anos leva uma vida muito agitada, estimulada pela sua imaginação e capacidade linguística. À noite, toda esta agitação pode refletir-se em sonhos intensos e pesadelos, que você não pode tentar evitar, pois ajudam-no a enfrentar os obstáculos próprios da sua vida diária. No entanto, pode ajudá-lo a acalmar-se todas as noites através de uma rotina simples e calma na hora de ir dormir.

Sugestão: se o seu filho tem dificuldades em dormir com a luz apagada, instale um regulador da intensidade da luz no interruptor e deixe que seja ele a ajustá-la. Elogie-o de cada vez que ele diminuir a intensidade e, ao fim de poucas semanas, habituar-se-á a dormir com uma luz muito suave. Se isto não resultar, vá diminuindo gradualmente, ao longo de várias semanas, a potência em watts da lâmpada do candeeiro da mesinha de cabeceira.

 

O que achou deste artigo? Gostou? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário! Esperamos que lhe tenha sido útil. Pode ler mais aqui sobre o sono do bebé.

Artigos relacionados:

 

Pode interessar-te: