O seu bebé já tem 4 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 4 meses

Bebé

O seu bebé já tem 4 meses

O sono

Qualquer coisa é mais divertida do que dormir?

PARA DORMIR TODA A NOITE É NECESSÁRIO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM, tal como outras etapas do desenvolvimento. Esta é uma etapa que o bebé deve superar por si mesmo: passar do sono leve ao sono profundo.

Dormir sem riscos.

Certifiquem-se de que o bebé não corre riscos no seu berço. Se for novo, seguramente não há motivos para preocupações, já que, atualmente, todos os berços devem cumprir as normas comunitárias de segurança.

No entanto, se o seu berço não for novo, assegure-se de que as grades não estão muito afastadas entre si e que o bebé não corre o risco de prender a cabeça entre as mesmas. Se o berço estiver riscado ou tiver sido pintado com uma tinta com chumbo, será necessário lixá-lo e voltar a pintá-lo com um esmalte resistente. Verifiquem se o colchão está limpo e se é duro e não o cubram com um lençol solto.

Rotina de sono.

As rotinas são fundamentais no padrão de sono do bebé: permitirão que ele adormeça e que volte a adormecer se acordar durante a noite.

Algumas destas rotinas incluem pegar nele ao colo, ler-lhe uma história, cantar-lhe uma canção, pôr-lhe uma música a tocar ou embalá-lo com uma mantinha ou um boneco de pano lavável. Devem ajudá-lo a descobrir do que precisa para voltar a adormecer se acordar durante a noite. Isso significa não se levantarem mal ouçam um gemido e darem-lhe tempo para se acalmar e voltar a adormecer sozinho. Enquanto for um bebé, passará por ciclos de sono leve a cada duas ou três horas, mas deve aprender a adormecer profundamente sem ajuda. As investigações provam que, aos quatro meses, o cérebro do bebé tem a maturidade suficiente para dormir entre seis e doze horas sem acordar.

Corte-lhe as unhas enquanto dorme.

É quase impossível cortar as unhas a um bebé quando este se está a mexer. Portanto, espere que ele adormeça. As unhas do seu bebé são muito finas e afiadas e crescem de forma surpreendentemente rápida, pelo que terá de as cortar duas vezes por semana.

É importante mantê-las curtas e lisas para que não se arranhe e para que, além disso, possa usar as suas mãozinhas para explorar o seu mundo. Utilize uma lima suave (nova), um corta-unhas ou uma tesoura de ponta arredondada especiais para bebés, para evitar acidentes. Para não cortar a ponta dos dedos, puxe a pele do dedo para trás enquanto corta a unha. Não fique alarmada se ele perder um pouco de sangue. Basta pressionar ligeiramente a área e aplicar-lhe um antissético. As unhas dos dedos dos pés crescem mais lentamente e, geralmente, são moles, por isso, será suficiente cortar uma vez por mês.

Decidam onde o bebé irá dormir.

Se o vosso bebé tem dormido convosco na cama, um hábito muito comum em muitos lares e culturas e de que muitos pais gostam, lembrem-se de que o bebé se habituará a dormir aí, isto é, onde o deitarem. No entanto, nesta altura está a chegar a uma idade em que necessita de uma certa constância.

É provável que queiram que se habitue ao seu berço ou que durma ao vosso lado na cama dele. Se adormecer ao vosso colo ou na vossa cama, esse será o lugar onde vai querer dormir toda a noite e todas as noites. Se quiserem que durma na sua própria cama, deitem-no nela enquanto ainda estiver acordado. Muito em breve se habituará a esta rotina; portanto, escolham a mais conveniente para toda a família.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis