A666

O seu bebé já tem 3 meses

Bebé

O seu bebé já tem 3 meses

Paracetamol, termómetro, soro fisiológico? O que falta no seu estojo de primeiros socorros?

É CONVENIENTE OS PAIS ESTAREM PREPARADOS PARA OS PEQUENOS PERCALÇOS DO DIA-A-DIA. Uma criança irá sempre precisar de algo que lhe baixe a febre ou que lhe cure uma ferida rapidamente e em qualquer momento.

O que deve existir no seu estojo de primeiros socorros.

Com um bebé em casa, é muito importante certificar-se de que dispõe dos elementos adequados no estojo de primeiros socorros. Sugerimos-lhe uma série de artigos a incluir ou a retirar.

- Números telefónicos do serviço de emergências e do centro de toxicologia.

- Soro fisiológico para o nariz (solução salina isotónica), em spray ou em monodose de 5 ml, e um aspirador nasal adequado para lactantes, para ajudar a descongestionar o nariz, que produz muco quando o bebé está constipado. No entanto, não utilize o aspirador nasal nos ouvidos, uma vez que é perigoso.

- Tesoura pequena de ponta redonda para as cutículas ou tesoura corta-unhas para bebé.

- Gotas de paracetamol em doses específicas para o peso atual do seu filho.

- Um termómetro.

- Creme à base de óxido de zinco ou vaselina para a irritação na área da fralda, loção hidratante para o corpo, que manterá a pele do seu bebé suave e lisa, e pomada antibiótica.

- Solução antissética à base de clorexidina ou povidona-iodo para a desinfeção de feridas.

- Gazes esterilizadas, adesivos e/ou pensos rápidos.

Certifique-se de que retira os seguintes artigos, entre outros:

- Aspirina, porque, nas crianças, pode provocar uma doença grave no figado, chamada Síndrome de Reye.

- Loção para banho de bolhinhas, porque este produto pode irritar a pele do bebé e causar irritação da região vulvovaginal nas meninas.

- Sabonete desodorizante ou antibacteriano, por ser muito forte para a pele dos bebés.

Que roupa lhe devo vestir? Será que vai ter frio? Será que vai ter calor?

Não existe nenhuma regra de ouro para vestir os bebés ou sobre a sua roupa de cama. Contudo, passado o período de recém-nascidos, deverá decidir a quantidade de roupa de cama de que o seu bebé necessita tendo como referência a sua própria sensação de frio ou calor.

Se você necessita de um cobertor durante a noite, o mais provável é que o seu bebé também precise. Embora se deva evitar usar demasiada roupa de cama, geralmente os pés e as mãos dos bebés muito pequenos arrefecem com maior facilidade do que os das crianças mais crescidas e os dos adultos, daí ser recomendável usar pijamas completos ou meias durante a noite.

Lembre-se de que o choro é o meio que os bebés têm para comunicarem, por isso se o seu filho chorar durante a noite, é possível que lhe esteja a dizer que tem demasiado frio ou demasiado calor.

O bebé reconhece-vos.

Nesta idade, o vosso bebé provavelmente sorri e emite sons de satisfação quando vos vê. Já começa a reconhecer as diferenças entre a sua mamã, papá e as outras pessoas que lhe são familiares.

Ele demonstra-o nas suas expressões faciais e em outro tipo de comportamentos. Os bebés tendem a comportar-se de forma diferente com as pessoas que os rodeiam e adaptam as formas de receber e de chamar a atenção de acordo com isso. Uma pessoa nova pode constituir um problema. Os bebés examinam minuciosamente os estranhos e podem reagir negativamente, seja chorando ou impedindo-os de se aproximarem, especialmente a partir dos 6 meses ? ansiedade de separação. Não se preocupem, é perfeitamente normal.

Viajar em família.

Para aproveitarem ao máximo as viagens em família, adaptem-se à rotina e ao ritmo do bebé. Planeiem a viagem adequadamente: viajar com uma criança requer uma preparação especial. As sugestões que se seguem servirão de ajuda para começar.

- Se estiver a amamentar o seu bebé, não é necessário levar mais nada. Se o estiverem a alimentar com leite de iniciação, usem água engarrafada para o preparar ou, melhor ainda, comprem leite de iniciação líquido pronto a consumir.

- Os bebés não deverão entrar na água sem supervisão direta. Se vão permanecer perto da água, devem levar-lhes coletes salva-vidas adequados ao seu tamanho. Não esperem encontrar o apropriado no local de destino.

- As toalhitas húmidas para bebé são fundamentais nas viagens. São úteis não só na muda da fralda como também para limpar as mãos de toda a família, o que ajuda a reduzir o risco de transmissão de infeções.

- Antes e depois de lhe mudar a fralda num espaço público, certifiquem-se de que limpam o sítio onde mudam o bebé.

- Antes de viajarem, habituem o bebé a dormir algumas noites (ou algumas sestas) no seu berço portátil.

- Programem a viagem em várias etapas para terem momentos de descanso para o bebé e para vocês mesmos.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis