O seu bebé já tem 1 mês e 2 semanas

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 1 mês e 2 semanas

Bebé

O seu bebé já tem 1 mês e 2 semanas

O cuidado da pele (I)

EXISTE ALGO MAIS PERFEITO DO QUE A PELE DO SEU BEBÉ?

Não consegue resistir a tocá-la e a acariciá-la. Não se retraia! O seu bebé gosta tanto como a mamã. A proteção da sua pele delicada é outra tarefa importante para os pais. Em seguida, apresentamos tudo o que precisa de saber e fazer para o cuidado da pele do bebé.

A importância da pele.

A pele do seu bebé, o maior órgão do seu corpo, evita perdas de líquidos e protege-o do meio à sua volta. Devido ao grande teor de água e ao facto de não ter estado exposta à radiação ultravioleta do sol, a pele dos bebés é suave e flexível.

Embora seja normal a pele do bebé apresentar uma descamação mais ou menos generalizada durante as primeiras semanas de vida, isso simplesmente se relaciona com o processo de passagem do meio líquido do útero para o meio gasoso do mundo exterior. Em breve, esta descamação desaparecerá e a pele do seu bebé terá novamente um aspeto suave e saudável. De modo que não é necessário cobrir o recém-nascido com creme.

Por Dr. Anthony J. Mancini

Hora de tomar banho!

Os recém-nascidos não se sujam muito. Se tiver o cuidado de limpar meticulosamente o seu rabinho em cada muda de fralda, provavelmente não terá necessidade de dar banho ao bebé mais do que duas ou três vezes por semana.

O banho deve durar apenas o tempo suficiente para limpar a pele descamada ou a sujidade acumulada. Do mesmo modo, o cabelo do seu bebé, se o tiver, não necessitará de champô em cada banho. Basta lavá-lo quando achar conveniente. Apesar da grande maioria dos bebés aprenderem a adorar a hora do banho rapidamente, não fique surpreendida se o seu ficar inquieto e chorar no início ou no final do banho.

Aqui pode encontrar algumas sugestões para tornar a hora do banho num momento seguro e agradável para ambos:

- Enquanto o seu bebé ainda tiver o cordão umbilical, basta um banho rápido de esponja, sem mergulhar o bebé (enquanto permanece recostado sobre uma superfície acolchoada), evitando molhar o resto do cordão, que necessita de se manter seco.

- Quando o cordão se soltar, o bebé estará pronto para um banho a sério: utilize uma banheira adequada para bebés e cerca de quatro dedos de água.

- Deve dar sempre banho ao seu bebé num quarto com uma temperatura agradável, sem correntes de ar, e ter uma toalha seca à mão, para o embrulhar rapidamente depois do banho.

- Para lhe dar banho, utilize um pano macio ou uma esponja. Enxagúe todo o seu corpo, parte por parte, e elimine qualquer descamação aparente, de forma suave, com a esponja. Certifique-se que inspeciona por trás das orelhas, entre os dedos das mãos e dos pés, debaixo dos braços e nas pregas do pescoço e das coxas, que é onde, frequentemente, a sujidade se acumula.

- Segure sempre no seu bebé com uma mão, para ele não cair, e nunca o deixe sozinho enquanto lhe dá banho, nem por um instante. Se tiver que sair desse quarto, leve-o consigo.

- Depois do banho, seque-o suavemente, sem esquecer as pregas, e assegure-se de que hidrata a sua pele, para ajudar a manter a sua suavidade e resistência naturais. Quando lavar a roupa do seu bebé, use um detergente suave e enxagúe duas vezes para se certificar de que não existem elementos que irritem a sua pele sensível.

A sua pele também necessita de hidratação.

Hidrate as suas mãos. De tanto lavá-las durante o cuidado do bebé, é possível que as suas mãos fiquem ressequidas, com pequenas gretas que podem alojar bactérias que poderiam passar para o seu bebé. Ambos merecem uma pele sã e saudável, por isso mantenha um creme hidratante próximo do fraldário.

O ABC da muda de fraldas.

Mudar fraldas constitui uma excelente oportunidade para dedicarem um pouco mais de atenção à pele do bebé. E uma vez que a zona das fraldas é especialmente propensa às irritações, um cuidado especial pode evitar bastantes incómodos.

Lembrem-se: quando se trata da área da fralda, a pele seca é sinónimo de pele sã. A pele húmida na área da fralda rapidamente se torna frágil e vulnerável às irritações. Para reduzir ao máximo a humidade causada pela fralda, mudem-na com frequência e usem fraldas super absorventes. O número de mudas de fralda diminui à medida que o bebé cresce: de uma média de 10 por dia, no início, pode chegar gradualmente a 4 ou 6. Em geral, mudem as fraldas instantes antes ou depois de cada toma e sempre após cada defecação. Mudem também antes de ir para a cama, quando acordar e antes de sair.

Limpem o bebé sempre de frente para trás, para reduzir ao mínimo o contacto das fezes com os seus genitais. Umas toalhitas húmidas infantis especiais para peles sensíveis serão ideais para limpar essa zona.

Por Dr. Anthony J. Mancini

Aproxime-se e toque-lhe.

A pele humana possui inúmeras terminações nervosas e o vosso bebé adora o contacto humano. Diversos estudos indicam que existem efeitos benéficos no contacto da pele entre pais e filhos.

As carícias suaves, e inclusive as massagens, fazem com que o bebé se sinta bem cuidado, protegido e seguro. O seu bebé fez uma transição de um ambiente quente e fechado para outro frio e aberto. O contacto estreito com o vosso bebé imita na perfeição a segurança oferecida pelo útero e converte a sua transição para o mundo exterior numa experiência menos traumática e mais suportável. Além disso, o contacto humano pode melhorar o seu crescimento e desenvolvimento e ajuda os pais a integrarem o membro mais novo da família.

Antes de darem uma massagem ao vosso bebé, certifiquem-se de que o quarto está a uma temperatura agradável. Escolham uma área segura onde não exista a possibilidade de ele cair. É habitual pôr-se uma manta no chão. Para começar, tirem-lhe a roupa até o deixarem em T-shirt. Comecem pelas pernas e pés, movam suavemente as mãos até chegarem ao peito, e os braços, com carícias firmes. Quando chegarem à parte superior do corpo, cubram as suas pernas e pés com um cobertor e depois tirem-lhe a T-shirt.

Continuem com a massagem apenas se tiverem a sensação de que o vosso bebé está a gostar.

Se se tratar de uma massagem com óleo, utilizem um suave sem perfume; até pode ser de origem vegetal mas escolham um com indicação especial para bebés ?alguns óleos essenciais são muito concentrados e nunca devem ser aplicados diretamente na pele. Embora não seja necessário, se assim o decidirem, vertam uma pequena quantidade na palma das mãos e, depois, esfreguem-nas para aquecer o óleo antes de aplicá-lo na pele do bebé. Mas lembrem-se de que a pele dos bebés fica muito escorregadia e é difícil segurar neles quando estão cobertos de óleo. Divirtam-se!

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis