O seu bebé já chegou!

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já chegou!

Bebé

O seu bebé já chegou!

O seu recém-nascido

É o ser mais bonito do mundo!

UM NOVO MEMBRO NA FAMÍLIA. Não existe nada mais maravilhoso do que um bebé recém-nascido. As suas próprias habilidades, personalidade, passado e futuro convertem-no numa verdadeira caixa de surpresas prestes a abrir-se. O bebé já conhece a voz da mamã, está a estudar a sua cara para reconhecê-la assim que a vir e, durante os seus primeiros minutos de vida, aprendeu a ter a perceção da sua mamã e a conhecer o seu odor. É maravilhoso!

Ansioso por conhecer.

Um recém-nascido consegue reconhecer a voz e o tato da sua mamã à nascença. É possível que se acalme e que a consiga ouvir quando se aproxima, assim como também é provável que fique contente quando segue o seu rosto de um lado para o outro.

Procurará estar alerta para poder reagir a tudo o que vir e ouvir, o que indica que os bebés estão programados para aprenderem sobre o mundo que os rodeia desde o princípio. Consegue identificar a sua voz e o seu odor caraterísticos e, em breve, aprenderá a acalmar-se simplesmente porque a mamã está por perto.

Como prevenir a morte súbita.

Os investigadores ainda se questionam acerca do motivo pelo qual alguns bebés morrem durante o sono. Se está a amamentá-lo e não fuma, já se enquadra no grupo de menor risco; no entanto, existem outras formas de prevenir a SMSL.

A Síndroma de Morte Súbita do Lactante (SMSL) refere-se à morte inexplicável de um bebé com menos de um ano de idade e, geralmente, com menos de dois meses. Estas são algumas considerações para evitá-la:

- Deite o seu bebé de costas para dormir.

- Não o agasalhe demasiado. Mantenha o quarto do bebé a uma temperatura entre os 18ºC e os 21ºC aproximadamente. No entanto, tenha cuidado se a cabeça do bebé estiver quente e suada: significa que está demasiado agasalhado.

- Utilize um colchão firme para bebés.

- Não fume perto do seu bebé nem permita que outros o façam.

Por Dra. Suzanne Dixon

Você também se deve cuidar.

Finalmente, nasceu o ser maravilhoso que a converte em mãe! No início, dedicará quase todo o dia a alimentar o seu bebé e grande parte do tempo que resta a descansar. E esta é uma excelente forma de aproveitar o tempo.

Durante os seus primeiros dias em casa, enquanto se habitua a todas as novas rotinas, a preocupação com o bem-estar do seu filho consumirá as suas energias. Faça os planos necessários para que em casa exista alguém que realmente possa ajudá-la com a limpeza, as refeições e as compras. Considere a possibilidade de pedir aos eventuais convidados que queiram visitá-la que evitem fazê-lo durante o primeiro mês de vida do bebé. Durma uma sesta sempre que puder e faça um esforço por tornar as suas atividades diárias menos pesadas.

Há muito que aprender.

Quando se trata de cuidar de um bebé, tem muito que aprender em muito pouco tempo. Em seguida, uma série de conselhos sobre a muda da fralda e os cuidados do cordão umbilical.

Terão que mudar as fraldas várias vezes (6 a 10 por dia), por isso é importante que aprendam a utilizá-las. Assim que estiverem húmidas, troquem-nas. Limpem o rabinho do bebé com uma toalhita húmida especial para a pele sensível. Depois, apliquem pomada, se for necessário, para evitar a irritação na área da fralda e, por último, ponham-lhe uma fralda limpa. Envolvam-no bem com a fralda e fixem as fitas na parte frontal. Se, ao mudarem-no, notarem que a pele da área da fralda está vermelha, é provável que a fralda esteja demasiado apertada ou que o bebé já necessite de uma maior. Se a vermelhidão persistir, convém consultar o pediatra. No início, terão que estar preparados para mudar o bebé após cada refeição. Com as fraldas descartáveis modernas, é praticamente impossível saber se está molhada apenas através do toque. Também deveriam mudar o bebé após cada defecação. Se a fralda ficar encharcada com muita frequência, pode ser um indicador de que chegou a altura de começar a usar uma fralda maior.

CUIDADO DO CORDÃO UMBILICAL

Terão que cuidar do resto do cordão umbilical do bebé até que caia, o que acontece ao fim de duas ou três semanas. Cada vez que lhe mudarem a fralda, apliquem um pouco de álcool a 70% com um pouco de algodão na base do cordão e, depois, sequem com uma gaze estéril e com muito cuidado. Para se certificarem de que, além de limpo, o cordão permanece seco, deixem-no ao ar, dobrando a fralda, e evitando vestir-lhe roupa apertada na zona da barriguinha.

Por Dr. Anthony J. Mancini

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis