Cuidados Com a Pele do Bebé

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Cuidados Com a Pele do Bebé

Existe algo mais perfeito do que a pele do seu bebé? Não consegue evitar tocá-la e acariciá-la. Vá em frente! O seu bebé adora isso tanto quanto você.
Proteger a pele delicada dos perigos é outra tarefa importante para um pai ou uma mãe. Em seguida, indicamos aquilo que precisa de saber e fazer.

1- A pele do bebe
Apesar da pele do bebé ser macia e suave, também é resistente e elástica. A pele é o órgão mais extenso do corpo humano; é um grupo de células que se agrupa para formar uma barreira fina mas resistente. A pele renova-se constantemente ao longo da vida, um processo que se inicia mesmo antes do nascimento.
No entanto, no início a pele de um recém-nascido é tudo menos perfeita. Não fique alarmada se encontrar grandes zonas com peladuras, vermelhidão, ou descamação nos primeiros dias após o nascimento. As áreas dos pulsos, joelhos e pés podem chegar a sangrar à medida que se vão adaptando à exposição ao ar. Isto é tudo normal. Utilize um creme delicado para ajudar a lubrificar e cicatrizar a pele estalada ou a sangrar. Muito em breve, a pele do seu bebé recuperar-se-á e ficará mais suave.

2. Cremes hidratantes
Para manter a pele do seu bebé saudável, você precisa de manter a sua maciez e resistência naturais. Mesmo que a pele do seu bebé não apresente peladuras, não tenha dúvidas que beneficiará do uso de cremes hidratantes. Pode obter produtos sem fragrâncias com ingredientes tais como o óleo mineral ou o petrolato. O creme hidratante que aplica diariamente no bebé não deve conter substância como ácidos alfahidróxidos ou protectores solares.

De facto, a utilização do mesmo hidratante que você utiliza no seu corpo é uma excelente escolha, uma vez que você e o bebé estão sempre em contacto. Seja qual for a sua decisão, mantenha-a, para que a pele do seu bebé não tenha de se voltar a adaptar às diferentes combinações de ingredientes dos diferentes produtos.

3- O sol e o seu bebé
Todos os bebés deveriam manter-se fora do alcance da luz solar directa. Um bebé pode apanhar queimaduras solares em período muito pequenos, de 10 a 15 minutos, mesmo nos dias nublados.
A primeira barreira de defesa deveria ser a roupa. Nos dias quentes, vista o seu bebé com roupa leve de algodão que lhe cubra os braços e as pernas. Certifique-se de que ele usa um chapéu sempre que sair. Tente evitar sair quando os raios solares estão mais fortes, ou seja, entre as 10 da manhã e as 3 da tarde.
A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) reformulou recentemente as suas orientações sobre bebés e protectores solares. Anteriormente, tinha recomendado a não utilização de protectores solares em bebés com menos de 6 meses de idade. Agora, no entanto, indica que não existem provas de que pequenas quantidades de protector solar nos bebés mais novos apresentem quaisquer riscos. No entanto, não utilize o protector solar como um substituto da roupa protectora. Utilize-o para proteger a face, as mãos e os pés expostos do seu bebé.

4-Cuidados com as Unhas
As unhas do seu bebé são muito finas, afiadas e crescem de uma maneira surpreendentemente rápida! Ã possível que precise de as cortar frequentemente, até duas vezes por semana. Isto é muito importante uma vez que os recém-nascidos podem arranhar a face com as próprias unhas.
Utilize uma lixa de unhas macia, um corta-unhas de bebé, ou uma tesoura de unhas de bebé para as cortar. Poderá achar mais simples fazer esta tarefa quando o seu bebé estiver a dormir. Para evitar cortar a pele da ponta do dedo quando corta a unha, segure-lhe o dedo firmemente e pressione a pele. Não entre em pânico se deitar um pouco de sangue (isto acontecerá pelo menos uma vez, apesar dos seus melhores esforços). Para parar o sangue aplique simplesmente um pouco de pressão.
As unhas dos dedos dos pés crescem muito mais lentamente e são normalmente mais macias. Não precisam de ser mantidas tão curtas como as dos dedos das mãos; cortá-las uma ou duas vezes por mês é suficiente. Apesar de aparentemente estar encravada, os bebés raramente têm unhas dos pés encravadas. Telefone ao pediatra se a pele que rodeia as unhas dos pés ficar vermelha, inflamada, ou dura.

5-A roupa do seu bebé
Vista o seu bebé recém-nascido com mais uma peça de roupa do que você está a usar para o manter quente e confortável. Para os recém-nascidos, excepto nos meses mais quentes, isto significa uma camisola interior, fralda, pijama, e uma mantinha. Quando a temperatura subir acima dos 22 ? 23º C, pode reduzir isto a uma só peça de roupa. Toque com frequência a pele do seu bebé para detectar sinais de desconforto. Se a pele estiver quente e transpirada, tire uma.
Se o seu bebé for prematuro ou tiver pouca gordura corporal, ele terá menos capacidade para regular a própria temperatura do corpo e pode necessitar de mais peças de roupa para aquecer. Os recém-nascidos com pouco cabelo podem precisar de um gorro, especialmente à noite.
A pele do seu bebé pode ser sensível às substâncias químicas da roupa nova e aos resíduos de sabão e de detergente deixados nas roupas depois da lavagem. Para evitar problemas:

Lave todas as roupas novas e a roupa de cama antes do seu bebé as usar.

Durante os primeiros meses, lave a roupa do bebé separadamente da outra roupa.

Utilize um detergente delicado e enxague duas vezes.

* Artigo realizado pelo Dr. Anthony J. Mancini
 

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis