O seu bebé já tem 30 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 30 meses

Bebé

O seu bebé já tem 30 meses

Adorámos acompanhar-vos este tempo todo!

O SEU BEBÉ JÁ É CRESCIDINHO. A partir de agora, pode continuar a obter informação adequada à idade  doseu filhote em Kandoo.pt

Kandoo.pt ajudá-la-á, de forma fácil e divertida, a ensinar o seu filho a ir à casa de banho sozinho.

Além disso, encontrará inúmeros jogos educativos, para que o seu filho aprenda enquanto se diverte, assim como informação sobre hábitos de higiene e de autonomia.

Esperamos por si!

Independência controlada.

A independência é fundamental para a criança desenvolver uma boa imagem de si própria. O controlo é da vossa responsabilidade e devem procurar respeitar a necessidade de autonomia da criança.

Como prevenir intoxicações.

Um dos maiores progressos na saúde e na segurança infantil dos últimos 20 anos foi a prevenção dos acidentes por intoxicação. Em seguida, apresentamos algumas ideias para aumentar a segurança no lar.

- Mantenham todos os medicamentos em recipientes à prova de crianças. Comprovem que os medicamentos das visitas também se encontram em embalagens à prova de crianças.- Mantenham os suplementos dietéticos e as vitaminas num local seguro. Estes podem ser muito perigosos para as crianças. Não os partilhem, nem de forma intencional nem acidental.

- Nunca se refiram aos medicamentos como rebuçados. Os rebuçados, elas podem provar; os medicamentos, não. Tenham especial cuidado com os comprimidos de ferro, pois parecem rebuçados e, inicialmente têm o mesmo sabor. Ingerir demasiado ferro pode ser mortal.- Coloquem todos os utensílios de higiene num móvel fechado à chave. Debaixo do lavatório não é um lugar seguro quando se têm crianças pequenas.

- A garagem ou a vossa mesa de trabalho devem ser espaços de acesso restrito para as crianças, exceto quando estiverem sob vigilância direta e constante de um adulto.

- Vigiem os produtos ou as ferramentas de outras pessoas, como canalizadores, eletricistas e outros.

- Mantenham as bebidas alcoólicas trancadas e limpem sempre depois de uma festa, antes de irem para a cama, para evitar que o vosso filho se envolva em problemas na sua própria festa matinal. O álcool é veneno para as crianças pequenas.

- Tenham cuidado quando comprarem plantas de interior e exterior. Informem-se junto de um infantário com boa reputação ou do centro de toxicologia local sobre as plantas que possam ser venenosas. Não plantem dedaleiras nem loendros até o vosso filho ser mais crescido.

- Tenham presente que os cosméticos, sobretudo os óleos e os produtos com álcool, podem ser nocivos para as crianças pequenas. Mantenham estes produtos fora do alcance das crianças. Não convém maquilhar-se em frente a estes pequenos imitadores.

Se suspeitarem de uma intoxicação, liguem imediatamente para o pediatra ou hospital mais próximo ou para o centro de toxicologia. Tenham à mão xarope de ipeca, mas administrem-no apenas se receberem essa instrução. Dirijam-se ao serviço de urgências de acordo com as indicações que receberem. Não se esqueçam de levar os medicamentos, a planta ou a substância química em questão para se conseguir uma rápida identificação e encontrar o tratamento específico.

Por Dr. Anthony J. Mancini

A descobrir os livros.

Visitem a biblioteca local. À medida que o vosso filho crescer, divertir-se-á a escolher livros para ler e a levá-los para casa. É muito aconselhável ler diariamente histórias às crianças desta idade e muitas bibliotecas oferecem atividades de contadores de histórias.

Seguir o fio da narrativa é um grande feito para as crianças desta idade. Normalmente, as bibliotecas afixam avisos sobre os programas e serviços infantis em toda a comunidade.

Consideram que chegou o momento do vosso filho ter atividades extracurriculares? Piano, violino, ginástica ou natação? Lembrem-se de que, nesta idade, o principal objetivo do vosso filho é conhecer-se a si mesmo e descobrir a forma como os outros o percebem. Portanto, não optem por atividades muito intensivas ou muito rígidas: não se esqueçam de lhe reservar, diariamente, tempo para brincar. Avaliem se as lições são apropriadas de acordo com a reação do vosso filho à atividade. Se não se divertir ou não se mostrar ansioso por começar, preparem-se para que a abandone por agora. Não é uma questão de inteligência nem de capacidades, mas sim de concentração e temperamento.

A viver com entusiasmo.

À medida que o terceiro aniversário do vosso filho se aproximar, começará a fazer todo o tipo de coisas emocionantes sozinho, como subir as escadas, caminhar para trás, saltar e, inclusive, andar sobre uma grande roda. Usufruam do espírito de fascinação e aventura com que consegue esta nova independência física, mas lembrem-se de que é uma idade especialmente propensa a todo o tipo de acidentes. Não o deixem sozinho por um só instante!

Porque escolhem outra companhia?

As crianças de três anos aprendem muito através da interação com outras crianças. Nada do que os pais fizerem poderá comparar-se à emoção que sente ao partilhar com outras crianças. Se o vosso filho não frequentar um jardim-de-infância ou infantário, terão que fazer com que participe em atividades ou num grupo recreativo de forma regular.

Nesta idade, se o vosso filho se sentir aborrecido em casa, podem surgir problemas de comportamento. Se puderem escolher entre dias completos ou cinco  meios-dias no  jardim-de-infância, escolham a última opção. Para a maioria das crianças, é mais fácil enfrentarem um dia mais curto e, para vocês, é mais simples terem esta rotina enquanto trabalham. No entanto, muitas crianças encaram bem o dia inteiro, portanto continuem atentos à evolução do vosso filho.

Plantem uma semente.

Este verão, enquanto cuidarem das plantas, ensinem ao vosso filho a origem dos alimentos. Escolham algumas sementes e semeiem-nas juntos. Não se esqueçam de todas as tardes, antes do jantar, regarem-nas.

Esta é uma tarefa que leva o seu tempo e que requer dedicação e paciência. Naturalmente, obterão a recompensa quando chegar a altura de provar os frutos.

Se quiserem passar bons momentos a brincar com o vosso filho, entrem em kandoo.pt e lá encontrarão imensos jogos adaptados à sua idade, com os quais aprenderá enquanto se diverte.

Pode interessar-te: