O seu bebé já tem 29 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 29 meses

Bebé

O seu bebé já tem 29 meses

Mmmm!! Brincamos a experimentar novos sabores?

UMA CRIANÇA DE 3 ANOS ESTÁ MAIS DISPOSTA A EXPERIMENTAR NOVOS ALIMENTOS DO QUE HÁ UM ANO ATRÁS, mesmo que, provavelmente, prefira alguns alimentos pelas suas cores ou formas e talvez ainda insista que a comida deva ter uma determinada apresentação.

Contra o seu instinto.

Partilhar não é um ato natural. É necessário ensinar, lembrar e recompensar o vosso filho cada vez que entregue algo valioso.

Diversão com a comida.

O vosso bebé ainda está a crescer muito lentamente, por isso não precisa de comer tanto quanto pensam. Além disso, ainda tem bem claro, aquilo que quer e quando o quer. É possível que prefira que a comida esteja distribuída de certo modo no prato.

É provável que continue "obcecado" por comer os seus alimentos favoritos por algum tempo e que, depois, simplesmente os rejeite. Não se preocupem se, durante uma fase, só comer cereais; é normal e passará ao fim de poucos dias. Se ainda usar biberão, é o momento de o deixar. Está mais do que na hora!

Uma boa ideia: minipizzas. Os croquetes, as tortilhas de diferentes sabores ou pequenas sanduíches são disfarces ideais para as "boas refeições", porque estão cobertos de queijo e podem levar alguns pedaços pequenos de vegetais ou carne. Por outro lado, as crianças gostam de coisas que conseguem comer sem ajuda.

Sempre por perto.

Se passarem muito tempo fora de casa durante o dia, tenham o telemóvel sempre à mão para que a ama possa sempre localizar-vos e, especialmente, em caso de emergência.

Quando ligar, falem diretamente com o vosso filho, para que, assim, ambos se sintam mais próximos. Programem o telefone de casa para que a criança possa ligar-vos bastando carregar num botão. Para reduzir o número de chamadas, programem o alarme de um relógio: quando tocar, saberá que está na hora de telefonar.

O bebé e o seu polegar.

Se o vosso bebé ainda chuchar no polegar, nem vocês nem o dentista têm motivos para preocupações. Chuchar no dedo não causa problemas orais até a criança completar os cinco ou seis anos de idade.

A maior parte das crianças deixam por si só maus hábitos, como chuchar no dedo, quando ninguém lhes presta muita atenção. É recomendável ignorar sistematicamente esse comportamento, e, se a repreenderem por chuchar no dedo, na verdade, podem estar a reforçar a necessidade do hábito.

Um bom modelo a imitar.

Nesta idade, as crianças imitarão quase tudo o que os pais fizerem. O vosso filho consegue adotar facilmente os maus hábitos e as atividades perigosas, portanto comportem-se da melhor forma possível!

Não se esqueçam de supervisionar o que o vosso bebé vê na televisão, pois poderia, inclusive, imitar os comportamentos que ali visse ou nos filmes. Além disso, possivelmente terão que restringir alguns desenhos animados ou outros programas infantis que não sejam apropriados. Para fazê-lo, o melhor é ver televisão ao lado dele. Limitem o tempo para ver televisão a uma ou duas horas diárias, no máximo.

Se quiserem dar ao bebé uma alternativa à televisão, tentem com que participe num teatro de fantoches. As crianças desta idade adoram, uma vez que as fascina o facto dos seus próprios movimentos fazerem com que estas criaturas se mexam. No entanto, poderá assustar-se um pouco, por isso é recomendável que observem as reações do vosso filho.

Toca a colecionar!

O vosso filho gosta de colecionar coisas? Gosta de ver como os insectos se arrastam e se movem? Se for o caso, porque não organizam uma caça de insectos no parque? Só precisarão de uma caixa de sapatos vazia e de uma lupa. Podem examinar alguns insectos (inofensivos, naturalmente) e, depois, libertá-los.

Pode interessar-te: