A691

O seu bebé já tem 28 meses

Bebé

O seu bebé já tem 28 meses

Tem muita tosse? Não tem necessariamente que ser mau.

SE A RESPIRAÇÃO DO SEU BEBÉ ESTIVER TRANQUILA, não apresentar arquejos e não houver sintomas graves, pode experimentar alguns remédios caseiros. Para lhe limpar o nariz, se parecer sentir desconforto, pode usar gotas de soro fisiológico.

Modos, por favor.

Já está na altura de esperar que uma criança tenha bons modos e seja educada, embora quase sempre vá precisar de ajuda para que possa fazer o que dela se espera.

Tudo sobre a tosse.

Tossir é um processo inevitável durante a infância e, especialmente, durante o inverno. É impossível evitar o seu aparecimento. Na verdade, tossir é saudável, uma vez que ajuda a limpar a garganta ou a via respiratória baixa (traqueia e brônquios) de algo que não deveria lá estar.

Uma infeção que produz mucosidade ou um brinquedo que engoliram ou comida que ficou presa. O objetivo não é parar com a tosse, mas sim descobrir a sua causa. É importante conhecer os diferentes tipos de tosse.

Demasiado madrugador?

Deixem um livro ou um brinquedo não ruidoso na cama do vosso bebé, para que tenha algo com que se entreter quando acordar. Ele não entende o conceito de acordar "demasiado cedo", mas vocês podem dizer-lhe para continuar no seu quarto até a luz entrar pela janela ou até vos ouvir dizer bom dia.

Outra boa ideia é pôr um relógio digital no quarto do bebé. Tapem os minutos com um bocado de papel onde apareça a hora de levantar e digam-lhe que se pode levantar quando os números que estiverem no papel forem iguais aos que aparecem no relógio.

Não é fácil alterar os horários da criança. Se precisarem que o bebé acorde mais tarde, podem tentar retardar a hora a que vai para a cama ou eliminar uma sesta. As mudanças de 30 minutos a cada cinco ou sete dias têm maiores probabilidades de sucesso do que as mudanças maiores ou mais frequentes.

Monólogos do bebé.

O vosso bebé fala sozinho quando está no berço? É provável que os seus monólogos o ajudem a dar sentido às suas experiências diárias. Estudos demonstram que as crianças que fazem isto, na verdade, estão a recriar o seu mundo ao reverem e ao interpretarem as suas experiências chave.

Destes monólogos surge o significado da experiência da criança e uma incipiente consciência de si mesma.

A linguagem converteu-se numa ferramenta essencial que a ajudará a enfrentar a sua vida. As crianças com um atraso no desenvolvimento da linguagem tendem a sofrer um maior número de problemas comportamentais, já que têm mais brigas e frustrações. Se o vosso filho não falar através da formação de orações, levem-no a um profissional para que o avalie o mais rapidamente possível.

Onde é que o vosso filho dorme?

Se o vosso filho ainda dormir convosco, certifiquem-se de que ambos estão de acordo. Do ponto de vista do bebé, não há qualquer problema, mas não se esqueçam das consequências que isso pode acarretar.

Embora não provoque qualquer efeito negativo no seu filhote, pode, isso sim, causar tensões na sua vida de casal: um dos dois, ou ambos, pode dormir com um bebé inquieto, o que, eventualmente originaria falta de sono e ressentimento. Têm que tomar uma decisão. Fale com o seu companheiro e conversem abertamente sobre o assunto.

Reciclagem e arte.

Procurem materiais que possam servir para realizar um projeto artístico e aproveitem para ensinar ao vosso filho a importância da reciclagem. Paus de gelado, rolhas, tampas de garrafas, caixas de cereais e outros elementos do género são excelentes para os futuros artistas.

Pode interessar-te: