O seu bebé já tem 27 meses

O seu bebé já tem 27 meses

Bebé

O seu bebé já tem 27 meses

Medalha de ouro no lançamento de comida?

FREQUENTEMENTE, AS CRIANÇAS TÊM IDEIAS PRÓPRIAS RELATIVAMENTE À COMIDA que lhes servem e à forma como lhes é servida, à medida que crescem. Tendo em conta que a alimentação é uma parte essencial do cuidado das crianças, custa entender que o bebé rejeite alimentos preparados com tanto carinho. Não se preocupe: ser esquisito faz parte do comportamento normal das crianças de tenra idade.

Viagens de fantasia.

Nesta idade, as crianças partem e regressam da terra da fantasia com muita frequência. Por vezes, pretendem que viajem com elas. E esse é um convite muito especial.

O cuidado dos dentes.

Duas vezes por dia, a partir dos dois anos e meio ou três, coloquem uma pequena quantidade de pasta dos dentes com baixo teor de flúor numa escova e incentivem o vosso filho a lavar os dentes.

Nesta idade, é provável que façam a maior parte do trabalho, mas conseguirão com que adquira o hábito de cuidar os seus dentes. Também é aconselhável que investiguem a quantidade de flúor que a água potável contém. Este teor varia de acordo com a zona em que vivem. Em algumas áreas, é recomendável administrar diariamente flúor por via oral, que é necessário para proteger os dentes das crianças e evitar as cáries. Consultem o pediatra se o vosso filho precisar de suplementos de flúor. Além disso, procurem um dentista infantil na vossa zona. Marquem uma consulta no dentista quando o bebé tiver entre dois anos e meio e três anos, ou antes, se os dentes apresentarem algum problema.

Comportamentos impróprios.

Não devem tolerar que o bebé atire a comida, grite ou se suje de propósito. Se fizer estas coisas, é provável que já tenha acabado de comer e que, para ele, seja muito mais divertido chamar a atenção e pôr à prova a vossa tolerância.

Desçam-no da sua cadeira alta para comer e não permitam que a use até à sua próxima refeição. Os bons modos à mesa devem começar a ser adquiridos nesta idade.

Se acharem que o vosso bebé não está a comer o suficiente, não se preocupem. Nesta idade (ou em qualquer outra), as crianças não morrem nem adoecem por causa da fome. Contudo, se ainda vos preocupar, peçam ao pediatra para controlar o seu peso.

A caminhar como um adulto.

Não fiquem surpreendidos se o vosso filho já notar as diferenças existentes entre os sexos. Aos dois anos, uma menina pequena já caminha e gesticula como a sua mãe, enquanto um menino imita os gestos e a forma de andar do pai.

Só vocês os dois.

Por muito que amem o vosso filho e desfrutem do tempo que passam com ele, vocês também precisam de passar tempo a sós.

Agora que o vosso filho está a crescer, será mais fácil deixarem-no ao cuidado de um parente ou de uma ama, para poderem fazer uma escapadela de fim-de-semana. E, de qualquer modo, os vossos familiares também vão querer passar algum tempo com esse lindo rebento. O vosso filho aprenderá muitas coisas ao conviver com outras pessoas, desde que estas sejam sensíveis e positivas.

Em busca do tesouro.

Se o vosso filho apanha constantemente coisas do chão, organizem uma busca ao tesouro. Peguem em alguns dos seus brinquedos ou objetos preferidos, como lápis, figuras de animais ou uma barra de sabão, e escondam-nos no jardim ou em algum sítio da sala. Dêem-lhe pistas sobre os objetos enterrados ou brinquem ao "quente e frio" para o ajudar na sua busca. Cuidado com os rebuçados ou objetos muito pequenos, pois até aos 36 meses existe um risco considerável de asfixia acidentalmente.

Pode interessar-te: