O seu bebé já tem 25 meses

O seu bebé já tem 25 meses

Bebé

O seu bebé já tem 25 meses

O sol e a pele do seu tesouro.

TODOS OS BEBÉS DEVERIAM MANTER-SE FORA DO ALCANCE DA LUZ SOLAR DIRETA. Uma criança pode queimar-se com o sol num período muito curto, de 10 a 15 minutos, mesmo nos dias encobertos.

Ensinem-no a falar bem.

Ouvir os 'erros' que o vosso filho comete ao falar é uma forma de apreciar como aprende as complexas regras da linguagem. Mostrem-lhe como falar bem e ele aprenderá sem necessidade de ser corrigido.

A passear.

É importante que levem o vosso filho a passear para que conheça e se familiarize com o mundo que o rodeia. Estas são algumas medidas de segurança para um passeio seguro.

- Usem um protetor solar sempre que brinque ao ar livre, especialmente quando forem para a praia, piscina ou montanha, onde o risco de queimaduras solares e lesões cutâneas aumenta. Não se esqueçam que a luz ultravioleta também pode queimar no Inverno ou nos dias encobertos.

- Cada vez que se aproximar do mar, deve usar um colete salva-vidas aprovado pela CE que seja adequado para o seu tamanho. No entanto, tenham cuidado. Estes coletes podem encher-se de água se ficarem submersos por um período prolongado (por exemplo, se estiverem todo o dia numa piscina).

- Ensinem-no a afastar-se de cães ou de outros animais desconhecidos até terem a certeza de que os animais se sentem confortáveis e seguros com crianças pequenas e imprevisíveis. Até os animais mais carinhosos podem ficar agitados com uma criança de dois anos.- Se quiserem fazer uma visita a um parque de diversões ou a uma feira popular, lembrem-se de que o bebé resistirá pouco tempo ao nível de agitação existente nestes lugares, cerca de duas horas, antes de precisar de um descanso. Se possível, aluguem um quarto de hotel ou fiquem com amigos para poderem ir e vir. Se tentarem aproveitar toda a diversão do parque num só dia, é muito provável que tudo acabe num verdadeiro desastre.

Atenção às queimaduras solares.

Para evitar as queimaduras, não exponham o bebé ao sol ao  meio-dia e vistam-no. Os chapéus, as mangas compridas e as calças, além dos carrinhos com proteção, ajudam muito. Usem protetores solares adequados para as crianças, aprovados pela UE, se possível sem parabenos, respeitando as suas normas de aplicação e validade.

A UE também aprovou os protetores solares para bebés.

A importância de brincar.

A forma como o vosso filho brinca é mais reveladora do que poderão imaginar. O modo como manipula os seus brinquedos pode dizer-vos se domina as capacidades cognitivas adequadas para esta idade.

Por exemplo, conseguiria construir um quadrado com blocos, que representa uma espécie de quarto. No quarto, põe uma boneca. Depois, diz a um boneco que acaba de trazer para a brincadeira 'Vai para casa!'. 'Truz, truz! Entra!', diz, enquanto empurra um bloco para um lado para o boneco entrar no quarto. Os dois bonecos abraçam-se. Nessa cena, o bebé mostrou a sua capacidade para usar jogos simbólicos, o que demonstra a imitação, que, por sua vez, indica que ele compreende como o seu mundo funciona. Até um comportamento tão simples como este confirma muitos feitos.

Não se esqueça da sua alimentação.

Fazer refeições equilibradas é uma das melhores formas para se manter forte e saudável, já que necessita de muita energia para cuidar desse filho tão ativo.

Todos os membros da família precisam de fontes de cálcio e ferro, saudáveis e baixas em sal, tais como os produtos lácteos, vegetais verdes e cereais fortificados. O vosso filho imitará os vossos hábitos de alimentação. Não se esqueçam que ele vos imita, portanto, garantam que estão a dar um bom exemplo.Se estiverem a tomar vitaminas ou medicamentos naturais, certifiquem-se de que os mantêm fora do alcance do vosso filho. Podem parecer rebuçados mas poderiam ser muito nocivos para o bebé.

Construam um forte em casa.

Se vos apetecer ficar em casa, sem fazer nada muito complicado, o que vos parece converterem o quarto familiar num forte? Para começar, precisam de: cobertores, almofadas, duas cadeiras, uma lanterna, alguns animais de peluche (para que vos acompanhem, evidentemente) e muita imaginação.

Pode interessar-te: