O seu bebé já tem 23 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 23 meses

Bebé

O seu bebé já tem 23 meses

Como os bebés conseguem aprender?

BRINCAR É A ATIVIDADE MAIS IMPORTANTE DAS CRIANÇAS PEQUENAS. É o seu "trabalho", a sua principal ocupação e um fator importante de aprendizagem: exploram o mundo que as rodeia, relacionam-se com outras pessoas e  experimentam as coisas com que se deparam no  dia-a-dia.

Toca a comemorar!

Levem o tempo necessário para planificar a comemoração do segundo aniversário do vosso filho. Três a quatro convidados é uma boa conta, uma vez que uma grande festa nesta idade poderia converter-se num desastre. Não se esqueçam de comemorar entre vocês! Afinal de contas, passaram com distinção estes dois primeiros anos como pais!

Não se esqueçam das vacinas.

Embora, provavelmente, necessite de reforço da vacinação quando entrar para a escola (dos três aos seis anos) e nos anos posteriores (dos 11 aos 16 anos), o vosso filho tomará a maior parte das vacinas antes de completar dois anos.

Tal inclui vacinas contra a poliomiolite, a pertússis (ou tosse convulsa), a difteria, o sarampo, a papeira, a rubéola, a varicela, a hepatite B, as diarreias por rotavírus e a doença causada por Haemophilus influenzae Tipo B, pneumococo ou meningococo tipo C, que provocam meningite ou outras doenças invasivas. Se o bebé ainda não tomou todas as vacinas, informem o pediatra. Um dos objetivos nacionais da saúde e uma prioridade para cada indivíduo é conseguir com que, aos dois anos, todas as crianças já tenham as suas vacinas. Tomou vacinas contra a hepatite B ou contra a gripe? Consultem o seu pediatra para saber se os pais devem tomá-las. Quanto mais saudáveis forem, mais saúde terá o vosso filho.

A preparar a etapa pré-escolar.

Quando o vosso filho completar três anos, estará pronto para ir para o jardim-de-infância, se não tiver andado antes no infantário. Tal ajudá-lo-á a desenvolver uma vida social ativa, o que é muito importante para as crianças. Uma vez que é normal haver listas de espera, está na altura de começar a procurar.

Se não souberem como procurar, perguntem ao pediatra ou à sua enfermeira. É provável que queiram visitar cada lugar para se assegurarem de que o vosso filho se sentirá bem lá. Uma excelente decoração não é garantia de que a interação direta do pessoal será a melhor. Nas visitas, tentem ficar algum tempo e observem o que se passa à vossa volta.

Estimular a fala.

O momento para começar a falar varia enormemente. A melhor maneira para avaliarem o progresso do vosso filho é observarem a sua linguagem gestual. Se  consegue gesticular claramente e utilizar o seu corpo para comunicar, significa que já entende os conceitos básicos da comunicação.

É provável que nem se aperceba quando já estiver a falar sem parar. As crianças que já sabem falar também utilizam a linguagem corporal, de um modo geral, quando não conseguem expressar verbalmente o que desejam. Apontam para as coisas e fazem mímica para demonstrar o que querem. Se quiserem que utilize palavras, podem dizer-lhe coisas como, 'acho que sei o que tu queres mas porque não tentas dizer-me o que é?'. Tentem. 'É um camião... ou uma casa... ou uma boneca?' Provavelmente, a criança tentará imitar a palavra. Responder às intenções do vosso filho é muito mais útil do que corrigir aquilo que diz.

Todos para a mesa.

Comerem sentados à mesa é um bom hábito para o vosso filho e para toda a família. Alguns estudos demonstraram que as pessoas que comem a uma hora certa e num determinado lugar têm uma melhor alimentação e estado físico. Nunca sirvam refeições na cama e, muito menos, em frente ao televisor.

Pode interessar-te: