O seu bebé já tem 22 meses

O seu bebé já tem 22 meses

Bebé

O seu bebé já tem 22 meses

Está na hora de se divertir! A que vamos brincar?

SE OBSERVAR O SEU BEBÉ ENQUANTO ELE BRINCA, DESCOBRIRÁ COMO PENSA. Apesar de existirem muitas semelhanças na forma de brincar das crianças em idade pré-escolar, o que se torna verdadeiramente interessante são as diferenças nas brincadeiras dos meninos e das meninas.

Um novo tipo de brincadeira.

Nesta idade, a forma de brincar muda subtilmente, até se tornar mais cooperativa e interativa. É fundamental brincarem com outras crianças, mesmo que ainda briguem muito.

Por Dr. Lawrence Kutner e Prof. Dieter Wolke

Aprender enquanto brinca em grupo.

As crianças pequenas interessam-se bastante por outras crianças porque podem aprender muito com elas. O bebé pode mesmo ignorar os pais se outra criança se aproximar.

Na verdade, os estudos mostram que, se um bebé de 12 meses se reunir com outro de 24 meses, o bebé mais crescido provavelmente vivenciará uma regressão nas suas brincadeiras até chegar aos 15 meses e o bebé de 12 meses crescerá até aos 15 meses, de forma a poderem brincar juntos. Os colegas de brincadeiras são muito importantes nesta idade, mesmo quando o ato de brincar das crianças ainda é paralelo, em vez de interativo. A imitação tardia (imitar as ações de outra criança depois de as ter processado mentalmente), as chamadas de atenção e a observação tranquila, concentrada e séria são sinais que indicam a presença de uma grande aprendizagem. Organizem um grupo de brincadeiras. Para fins de aprendizagem, nesta idade, recomendamos duas horas, no máximo, entre as quais devem incluir um lanche.

Por Dr. Lawrence Kutner

As marcas de nascença.

Provavelmente, neste momento lembram-se de cada centímetro da adorável pele do vosso bebé, incluindo as marcas de nascença. É possível que muitas tenham desaparecido, mas também é provável que comecem a aparecer outras.

É importante conhecer os diferentes tipos de marcas da pele e a forma de tratá-las (se houver alguma). Segue-se uma lista breve dos tipos mais comuns:

- 'Manchas salmão', "Beijos de anjo", "Bicada de cegonha" são marcas vermelhas nos recém-nascidos que, normalmente, desaparecem com o tempo.

- Hemangiomas ou marcas em morango são manchas vermelhas volumosas que podem aumentar durante os primeiros meses mas que acabam por diminuir de tamanho com o tempo.

- Manchas vinho do Porto. Áreas vermelho escuro sem relevo na pele do bebé; são permanentes.- Sinais ou 'nevos'. Marcas planas ou com relevo de cor castanha ou preta.- Manchas café com leite. Marcas castanho claro.- Manchas mongólicas, 'nevos azuis' ou melanocitose sacra. Manchas de cor preta azulada.

A vossa saúde também é importante.

Os fatores hereditários têm uma enorme influência na predisposição para diferentes doenças, pelo que deveriam conhecer os vossos próprios riscos e os do bebé.

Para isso, examinem o historial médico da vossa família. Escrevam um historial de saúde familiar e entreguem uma cópia ao pediatra, para que o reveja convosco. Conversem com o médico para saberem quais os exames específicos necessários para a vossa idade e os fatores de risco pessoais. Entre alguns exames importantes para determinadas idades e grupos incluem-se: exploração das glândulas mamárias, citologias vaginais com coloração de Papanicolau e mamografias para a mamã; exames da próstata para o papá; e perfil lipídico, exames oftalmológicos, deteções de anemia e controlo da tensão arterial ou sanguínea para ambos.

Atenção especial.

A maioria dos percalços e acidentes ocorrem ao final do dia, entre as 16h00 e as 20h00, quando todos estão cansados.

Também acontecem com maior frequência quando a rotina muda, isto é, durante as férias, os passeios ou quando recebem visitas. Tenham cuidado nesses momentos e façam um esforço para abrandar o vosso ritmo de vida e deixar mais espaço livre na agenda diária.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.