O seu bebé já tem 21 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 21 meses

Bebé

O seu bebé já tem 21 meses

O seu anjinho começa a ser um diabinho?

O OBJETIVO DEVERIA SER ENSINAR A CRIANÇA A COMPORTAR-SE ADEQUADAMENTE, a controlar-se e a mostrar respeito pelos outros. É fundamental terem bem claro o que querem que ela aprenda e ter sempre isso em conta.

Como conseguir uma melhor comunicação.

É possível que tenham notado que, à medida que as capacidades de comunicação do vosso bebé se desenvolvem, desaparecem algumas das birras que tinha antes, embora nem todas.

Ajudem-no a utilizar palavras que lhe permitam dar a entender aquilo de que necessita, mas não o pressionem para aprender frases completas.

Uma alimentação correta.

É uma boa ideia informar o pediatra ou a sua enfermeira acerca do que o vosso filho está a comer nesta idade. O aumento de peso total do bebé indicará ao seu pediatra se está a comer de forma adequada.

Se oferecerem ao bebé refeições equilibradas que contenham proteínas, tais como carnes ou queijos, hidratos de carbono, como massa ou arroz, e uma boa seleção de vegetais e frutas frescas, provavelmente a sua dieta será correta. O pediatra pode recomendar-vos suplementos vitamínicos se vos preocupar o facto do bebé não comer vegetais ou fruta suficientes. Peçam a opinião do médico antes de darem vitaminas ao bebé. Uma quantidade excessiva de determinadas vitaminas e minerais pode ser tóxica. Além disso, não devem, por motivo algum, dar ao bebé vitaminas para adultos. Existem vitaminas especificamente formuladas para as crianças.

Para uma criança esquisita, ponham pequenas porções de alimentos em algumas cuvetes para gelo, acrescentando um toque de diversão às refeições. Além disso, as quantidades pequenas em cada espaço poderão parecer menos angustiantes para o bebé. Entre as boas ideias para estas "refeições servidas em cuvetes" incluem-se pedaços de frutas, cubos de queijo, porções de massa, cereais e vegetais cozidos.

Como controlar o mau comportamento.

Durante os primeiros anos do bebé, é provável que o reforço negativo claro e direto seja a ferramenta mais eficaz com que contam quando é necessário refrear as suas más atitudes, tais como morder ou bater.

No entanto, em vez de falarem bruscamente com ele, de se incomodarem ou de ficarem nervosos (o que só incentiva esse mau comportamento), talvez seja melhor dizerem tudo calmamente e afastarem-se um pouco dele. Esta reação provoca um efeito tranquilizador e não acelera o comportamento de uma criança que já está excessivamente estimulada. Independentemente do que fizerem, nunca lhe batam, uma vez que é inaceitável. Nesta idade, ele não é capaz de ver o que está a fazer a partir da perspectiva de outra pessoa.

O ABC da segurança no automóvel.

Tomar medidas para garantir a segurança nas viagens de carro é fundamental. Eis algumas sugestões que vos ajudarão a manter a segurança do vosso filho no automóvel.

- Utilizem sempre uma cadeira de segurança para automóveis aprovada pela CE e adequada para o tamanho e idade do vosso filho.- Transformem o automóvel numa zona para não fumadores.- Nunca deixem a criança sozinha no carro, nem sequer por um minuto.- Certifiquem-se de que não fica exposto à luz solar direta. Coloquem o bebé no centro do banco de trás e apliquem uma pala protectora nessa janela, se for necessário.

Novos hábitos de condução.

Para a segurança do bebé e para a vossa própria tranquilidade, é importante que criem novos hábitos quando conduzirem.

Antes de pôr o automóvel a trabalhar, verifiquem onde é que o vosso filho se encontra exatamente, para que não exista nenhuma possibilidade de ocorrer um acidente. Ponham uma pequena fotografia do vosso filho no visor ou no porta-chaves para criar este novo hábito. Tornar-se-á um ato reflexo. Olhem sempre antes de subir automaticamente o vidro da janela e utilizem bloqueios automáticos de portas e janelas para que não possa sair do automóvel antes do tempo, atirar coisas pelas janelas ou entalar as mãos nelas. Em automóveis mais antigos, utilizem os bloqueios manuais e assegurem-se de que a cadeira de segurança está afastada de portas e janelas. Os pais são os únicos que devem abrir as janelas e portas do vosso filho.

Ímanes no frigorífico.

Divirtam-se juntos na cozinha com um jogo de ímanes. Comecem com um jogo de letras do alfabeto. Soletrem palavras ao bebé (mesmo quando, provavelmente, ele ainda não saiba reconhecê-las), cantem a canção do abecedário e tentem colar os ímanes em superfícies diferentes. Este jogo é muito útil quando tem que preparar o jantar e quer manter o seu filho ocupado e fora de perigo.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Activity

Não descai como outras fraldas