O seu bebé já tem 20 meses

O seu bebé já tem 20 meses

Bebé

O seu bebé já tem 20 meses

Isto está tão delicioso! Queres provar?

O SEU FILHO OBSERVA-A ATENTAMENTE PARA A IMITAR, mesmo que, possivelmente, ainda seja exigente com a comida. Para conseguir com que o seu filho coma bem, é importante que lhe dê alimentos nutritivos e que você também se alimente de forma adequada.

Como evitar as brigas na hora das refeições.

De um modo geral, nesta idade, as refeições não são acontecimentos que se prolonguem durante muito tempo, já que o resto da vida é demasiado interessante.

Dar-lhe alimentos ricos em calorias cinco ou seis vezes por dia é uma boa forma de fazer uma alimentação adequada sem ter que desencadear uma briga.

Uma lista para a segurança do bebé.

Existem algumas medidas de segurança que podem e devem tomar, independentemente da idade do vosso filho. Aqui têm uma pequena lista.

- Nunca peguem bruscamente num bebé. Passem-no para as mãos de outra pessoa ou deixem-no no berço ou no parque se sentirem que estão a perder o controlo.

- Façam da vossa casa um lugar à prova de bebés. Por exemplo, deixem os medicamentos fora do seu alcance.- Se contarem com o apoio de amas e infantários, certifiquem-se de que os seus espaços e as suas práticas de cuidado são seguros.

- Evitem as queimaduras e promovam a segurança contra incêndios. Não deixem pegas de panelas expostas e escondam todos os cabos que estejam à vista.- Conduzam com cuidado e transportem sempre o vosso filho na sua cadeira de segurança para automóvel.- Evitem as asfixias. Nunca permitam que uma criança que começa a andar leve comida na boca enquanto se mexe nem que brinque com sacos de plástico ou objetos pequenos.- Deixem de fumar. Se não conseguirem fazê-lo, não fumem perto do bebé.

- Promovam a segurança na água. Certifiquem-se de que todas as piscinas têm barreiras de proteção à volta. Fiquem junto do vosso filho o tempo todo quando ele estiver próximo da água e usem um colete salva-vidas homologado cada vez que derem um passeio junto à água. Nem sequer deixem ao seu alcance um balde de limpeza ou um balde com água.Se, atualmente, ou no passado, o vosso filho tiver problemas de saúde, tirem fotocópias de todos os seus dados ou registos médicos e mantenham tudo junto numa pasta. Terão toda a informação necessária e não será preciso lembrarem-se de todos os pormenores. Se o historial médico for complicado, peçam ao pediatra um relatório de uma ou duas páginas como apresentação desta pasta. Se o vosso filho tomar algum medicamento, levem sempre as embalagens com uma amostra quando forem a um posto de saúde.

O equilíbrio nutricional.

Se a vossa família for vegetariana, deverão preocupar-se especialmente em comer refeições equilibradas. Talvez queiram consultar um especialista em nutrição ou dietista. É provável que o pediatra vos possa recomendar um.

É fundamental que as crianças obtenham todos os nutrientes de que necessitam para os seus corpos ativos e em crescimento. É possível que, na vossa dieta, faltem tanto os minerais como a vitamina B e, no caso das famílias vegetarianas, o cálcio, a menos que prestem mais atenção. As gemas de ovo e os vegetais verde escuro são boas fontes de ferro. Os cereais inteiros fornecem vitamina B. Não se esqueçam de que uma criança pequena necessita de 30% a 50% das suas calorias sob a forma de gorduras, proporção muito superior à da que as crianças mais crescidas e os adultos necessitam.

A hora de ir para a cama, mais fácil.

Deitar uma criança pequena é uma tarefa de doidos. Não há dúvida de que os rituais tradicionais, como embalar o bebé numa cadeira de baloiço ou ler-lhe uma história, ajudam. Além disso, é provável que tenha uma mantinha ou um peluche especial que se tornaram parte fundamental na hora de ir para a cama.

É possível que se sintam algo envergonhados por isso ou por algum brinquedo "fiel" do seu bebé, especialmente se estiverem velhos e gastos. Na verdade, um objeto querido mostra às outras pessoas que o vosso filho recebeu boa atenção no seu lar e que os pais o ajudam a confiar na sua força interior.

As crianças que têm objetos preferidos e que inventam amigos imaginários tendem a ser mais despertas e criativas do que aquelas que não têm essas companhias.

Preocupação com a sua barriguinha.

Preocupa-vos a barriga e as costas arqueadas do vosso bebé? Fiquem descansados. A postura de uma criança pequena não parece ser correta da perspectiva de um adulto mas é perfeitamente normal.

O vosso filho não terá sempre barriga. Manterá essa postura curvada e a sua grande barriguinha até ao terceiro ano de vida. Depois, as suas costas endireitar-se-ão gradualmente e a sua barriga diminuirá.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.