O seu bebé já tem 18 meses!

O seu bebé já tem 18 meses!

Bebé

O seu bebé já tem 18 meses!

Treino do uso do bacio

O rei da casa já tem o seu trono: o bacio!

SÓ A CRIANÇA PODE DECIDIR QUANDO ESTÁ PRONTA para treinar o uso do bacio. Deve-se descartar toda a pressão exercida pelo infantário, por amigos, etc. Trata-se de uma conquista própria da criança.

Quando está preparado?

No final do segundo ano, é possível que o bebé esteja pronto para iniciar o seu treino do uso do bacio (e que, provavelmente, não termine este treino até completar quatro anos). Os seguintes sinais serão indicadores de que, possivelmente, está preparado.

- Evacuações regulares e previsíveis.- Capacidade para subir e baixar as suas calças.

- Interesse nos hábitos de evacuação e micção de outras pessoas e em usar roupa interior, isto é, basicamente querer ser como os outros à sua volta.- Algumas demonstrações, como por exemplo, agachar-se, grunhir ou, mesmo, dizer que tem que evacuar.No entanto, lembrem-se de que tudo depende do vosso filho!Se, alguma vez, o vosso filho vos disser que sente dores ao urinar,  que não consegue aguentar a urina, ou se a urina apresentar uma cor rosada, contactem o pediatra, pois estes poderão ser sintomas de uma infeção urinária.

Continuem a cuidar a pele do vosso bebé.

Mesmo quando o bebé começar a usar fraldas só para a sesta, para as viagens e durante a noite, não deveriam alterar a forma de cuidar da sua pele ao porem-lhe a fralda.

Por algum motivo especial, a pele das crianças pequenas torna-se, inclusive, mais sensível depois de estar parcialmente limpa e seca. No que se refere à área da fralda, a pele saudável é sinónimo de pele seca. A pele húmida na área da fralda rapidamente se torna frágil e vulnerável à irritação. Para reduzir ao máximo a humidade produzida pela fralda, mudem o bebé com frequência e usem fraldas super absorventes, especialmente durante a noite. Se usarem fraldas de pano, é recomendável dedicar um pouco mais de atenção à sua inspeção e muda. Lembrem-se de que as mudanças na alimentação, as doenças e os antibióticos podem provocar alterações na composição das fezes do vosso filho e, assim, irritar as suas nádegas. Tratem estas irritações de forma enérgica assim que surjam; deste modo, o seu filho não associará a hora de ir à casa de banho como algo negativo.

Com o tempo, aprenderá a acordar de noite quando tiver que ir à casa de banho. Até lá, usem fraldas super absorventes.

Escolher o infantário adequado.

A maior parte dos infantários ou jardins-de-infância exigem que as crianças estejam treinadas para usar o bacio antes de se matricularem. Isto constitui uma verdadeira pressão para o bebé e para os pais.

Muitos infantários exigem que as crianças estejam, pelo menos, treinadas, o mais tardar, aos dois anos e meio. Na medida do possível, escolham um que respeite a necessidade do vosso filho de decidir quando quer ser treinado. Não existe nada mágico na idade dos dois anos e meio. Muitas crianças necessitam de mais tempo para decidirem adaptar-se ao que a sociedade lhes exige nesta importante área. O essencial é que elas consigam, por si só, alcançar a capacidade de controlo das suas próprias necessidades.

Aprender por experiência própria.

A experiência dos pais desempenha uma função muito importante na atitude do bebé relativamente ao treino do uso do bacio e ao controlo dos esfíncteres. Se se recorda que a sua mãe ou o seu pai a castigava, a si ou aos seus irmãos, provavelmente não será fácil convencê-la de que é correto permitir que uma criança de três anos tome as suas próprias decisões.

Se o seu filho tiver problemas de aprendizagem, lembre-se das suas próprias batalhas e faça-o ver que ainda há esperança. Aprender a usar o bacio e renunciar a uma parte do seu corpo é pedir muito a uma criança. Deixá-la controlar cada etapa é uma forma de a respeitar, a ela e à sua maturidade para receber 'treino'.

Guerra de bolinhas de sabão!

Se, ultimamente, o vosso filho andar um pouco nervoso, organizem uma guerra de bolinhas de sabão. Comprem um tubinho numa loja ou, para maior diversão (e desordem!), façam vocês mesmos a mistura.

Peguem em 2/3 de chávena de detergente líquido da louça e adicionem-lhe água até obterem um concentrado de bolinhas. Praticamente todas as crianças (uma criança irritável, uma criança cansada ou uma criança muito sensível) acalmar-se-ão com elas.

Pode interessar-te: