O seu bebé já tem 17 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 17 meses

Bebé

O seu bebé já tem 17 meses

Quer ser mais um e não perde pitada!

QUER PARTICIPAR EM TUDO. Nesta idade, o bebé observa atenciosamente as pessoas à sua volta e deseja que o tratem da mesma forma, e ser ?um do grupo'. É possível que queira comer sozinho, que se recuse a abandonar uma festa ou a que o deixem de lado por uma pessoa que não seja da família. Ele quer participar em tudo. Este desejo define a etapa de aprendizagem de bons hábitos alimentares, bons modos e de como partilhar as tarefas do lar e a valorizar as atividades familiares.

Apaguem o televisor.

Se ainda não tomaram medidas a este respeito, este é o momento de reduzir o tempo em frente ao televisor. Quanto menos televisão virem, melhor será a qualidade do tempo que  passam em família.

- Apaguem o televisor durante as horas das refeições.

- Se quiserem um som ambiente, ouçam música ou as notícias da rádio.

- Se precisarem de alguém para cuidar do vosso filho, não utilizem a televisão; liguem à sua ama ou a um amigo para que fique (e interaja!) com o bebé.

- Lembrem-se de que o bebé entende mais do que aquilo que imaginam. Se não estiverem de acordo com o conteúdo dos programas infantis, não permitam que os veja.

Sabiam que as crianças que passam muito tempo em frente ao televisor apresentam maiores taxas de obesidade, uma atividade física deficiente, maior prevalência de défice de atenção e menos amigos? Agora, chegou o momento de dar outro rumo às coisas. Não transformem o vosso bebé num preguiçoso!

Planificação do menu.

Para a maioria das crianças, é suficiente uma boa refeição (geralmente, o pequeno-almoço), duas refeições mais pequenas e dois ou três  lanches nutritivos por dia. Precisam de sugestões para essa boa refeição?

Estes são dois exemplos:

Pequeno-almoço:

- 1 chávena de cereais fortificados- 1 chávena de leite gordo- 1/2 banana- 1 torrada de pão integral com azeite ou margarina

Jantar:- 1 taça de massa com queijo parmesão e uma pequena quantidade de molho de tomate; demasiado molho poderia cair mal ao bebé- 1/4 a 1/2  taça de carne branca de frango, cortada aos pedaços- 1/2 taça de feijão verde cozido- 1 chávena de leite gordo  

O lado bom do segundo ano.

Depois do difícil comportamento do segundo ano, a maior recompensa é ver como o vosso filho cresceu em todos os aspetos. Na verdade, é uma questão de perspetiva.

Quando se conseguirem distanciar o suficiente para apreciarem a rápida aprendizagem que acompanha todo o alvoroço que o bebé provocou, já não considerarão esta idade como "os terríveis dois anos". O vosso filho está a aprender mais com outras crianças por imitação e, portanto, precisa de brincar com crianças de idades aproximadas. Basta brincar com um ou dois colegas constantes. Se tiver irmãos, os amigos para brincar não são tão fundamentais, pois terá a possibilidade de aprender com eles. Não se surpreendam com as "brincadeiras paralelas" nem com as brigas por brinquedos, uma vez que as crianças desta idade estão a começar a aprender a relacionar-se.

A criar laços.

Para criarem laços com a comunidade e terem mais tempo para vocês, mantenham contacto com outros pais com filhos de idades aproximadas. Deste modo, podem partilhar as horas ao cuidado do vosso filho.

Certifiquem-se de que partilham uma filosofia idêntica sobre a educação e de que têm basicamente as mesmas expectativas sobre o cuidado das crianças. A cooperação no cuidado dos bebés pode constituir um substituto moderno ou uma alternativa para as famílias grandes e torna-se numa fonte de grande apoio e segurança para muitas famílias. Os estudos mostram que a consciência que uma criança tem da sua própria capacidade sai beneficiada quando os pais têm muitas amizades e um contacto habitual com outros adultos.

Vamos à biblioteca?

Inscrevam-se na biblioteca da vossa localidade e informem-se quando houver atividades especiais para crianças pequenas (por exemplo, leitura de contos). É uma excelente forma de partilharem a diversão do relato de um conto com o vosso filho e de lhe ensinarem o que é uma biblioteca, podendo até conhecer um novo amigo.

Deixem-no selecionar um ou dois livros da estante de leituras para os mais pequenos para que os leve para casa. As bibliotecas também constituem uma excelente maneira de encontrar programas e serviços comunitários dirigidos  às crianças e suas famílias.

Pode interessar-te: