O seu bebé já tem 15 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 15 meses

Bebé

O seu bebé já tem 15 meses

Passinho a passinho? o seu bebé já sabe fazer muitas coisas!

OS BEBÉS SÃO SURPREENDENTES: desenvolvem novas capacidades para se mexerem, virarem, rodarem, sentarem, aguentarem de pé e andarem em pouco mais de um ano. Desfrute da possibilidade de assistir a estes progressos maravilhosos do seu rebento.

Os primeiros passos do bebé.

Quando o bebé aprendeu a andar, provavelmente fazia-o pavoneando-se o dia todo, pondo o peito para fora e o estômago para a frente. À medida que se habitua a andar e a controlar o seu equilíbrio, isto mudará.

A distância entre os seus pés diminuirá e, em vez de apontarem para fora, começarão a apontar para a frente. Só depois do bebé já andar durante algum tempo é que será capaz de fazer outras coisas enquanto anda. Quando tem dois ou três meses de experiência, não só consegue andar com um brinquedo na mão como também consegue alcançar coisas que se encontram acima da sua cabeça ou olhar para cima enquanto anda. Além disso, consegue virar-se e agachar-se.

Aprender a andar descalço é o ideal. Quando um bebé aprende a andar, os seus dedos descalços agarram-se ao chão e formam os seus arcos plantares. Os sapatos são necessários apenas para os protegerem de superfícies frias e ásperas.

Nada pessoal.

Se o bebé disser 'papá' antes de 'mamã', não o encarem como algo pessoal, mas sim natural. Em breve, dirá 'mamã', por isso não o pressionem.

No segundo ano, a sua conduta é um pouco negativa e, provavelmente, não lhe agradarão os esforços dos pais em educá-lo. Observem como comunica e não se preocupem se gesticular como é devido e se compreender ordens simples como 'traz os teus sapatos'. Prestem atenção ao que diz quando estiver sozinho no berço: as crianças praticam a sua linguagem e revivem as suas experiências excitantes com balbucios. Durante o tempo em que o vosso filho tentar consolidar tudo o que está a aprender, ouvirão elementos dos acontecimentos diários, os seus próprios 'não' e, inclusive, a imitação de vozes.

Refeições em viagem.

Quando viajarem, levem duas refeições para o vosso filho. Assim, estarão preparados para atrasos inesperados ou para o caso de ele não gostar dos 'menus para crianças' oferecidos pelas companhias aéreas e pelos restaurantes.

Muitas vezes, os bebés desta idade comem só um tipo de comida; esta é uma pauta normal daquilo que os bebés pequenos comem. Mas, obviamente, não esperem que uma companhia aérea saiba aquilo de que um bebé necessita. Os snacks adequados para bebés pequenos são bolachas com ou sem sal, pão, queijo cortado em pequenos pedaços, bocados de melão ou de outras frutas, iogurtes ou um saquinho de cereais.

No caso de uma viagem ou férias prolongadas, procurem com antecedência um pediatra ou um serviço de urgência no local de destino. Escrevam os seus nomes, número de telefone e morada e guardem-nos sempre à mão, de forma que não tenham que começar a procurar números e nomes no meio de uma emergência médica. Logicamente, se ocorrer uma verdadeira emergência, será necessário ligar para o 061 ou para o número de emergências local. Levem o cartão de saúde do vosso filho, assim como o nome e número do seu pediatra. Não vão para fora sem um registo atualizado da vacinação do bebé.

A verdade sobre cães e gatos.

Mesmo que estejam impressionados com os bons modos do vosso animal de estimação quando está perto do vosso bebé, lembrem-se de que tal poderá nem sempre ser assim.

Uma criança pequena ativa que sente curiosidade e ansiedade em manter o controlo sobre o seu mundo pode pôr à prova a paciência de um animal de estimação. Estejam sempre atentos quando o bebé e o animal estiverem juntos. Se estiverem a pensar num novo animal de estimação, é melhor esperarem até o vosso filho completar, pelo menos, três anos.

Ainda que decidam adiar a chegada de um novo cão ou gato a casa, a visita a uma loja de animais pode ser muito divertida. O bebé emocionar-se-á ao ver os peixes, ao ouvir o chilrear dos pássaros e ao ver os cãezinhos a brincarem. Se tiverem sorte, pode chegar a hora em que os alimentam ou o bebé pode até ter a possibilidade de tocar em alguns dos animais.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Activity

Não descai como outras fraldas