O seu bebé já tem 14 meses

O seu bebé já tem 14 meses

Bebé

O seu bebé já tem 14 meses

A educação

"Porta-te bem". Como é que lhe explicamos o que isso significa?

É IMPORTANTE ESTABELECER LIMITES. Além do amor, o sentido de disciplina é o segundo presente mais importante que um pai ou uma mãe oferecem ao seu filho. Embora a maioria dos pais se apercebam de como é essencial estabelecer limites, fazê-lo de uma forma eficaz, constante e consequente é uma das tarefas mais difíceis para eles. Todos queremos que as nossas crianças tenham uma ´boa conduta´, mas também nos interessa não restringir o espírito de uma criança nem  oprimi-la impondo demasiados limites. Aqui damos-lhe alguns conselhos que poderão ser úteis.

Prescindir dos castigos.

A palavra "disciplina" significa ensinar os limites. Existem formas de comunicar deceção e reprovação utilizando a voz, gestos e posturas.

O vosso filho quer atenção e aprovação. Se não lhe ligarem, ficará surpreendido com o poderoso efeito que isto tem. Não se esqueçam de que nunca é necessário bater a uma criança. Bater, além de ser inadmissível em qualquer caso, pode originar problemas de comportamento e uma baixa auto-estima. Além disso, o bebé aprenderá que as bofetadas são aceitáveis, uma lição que pode ser potencialmente muito perigosa. Portanto, digam-lhe 'Não!' com determinação e depois afastem-no do perigo. Se lhe gritarem 'não' a partir da porta da divisão, é provável que pare por breves minutos, mas depois isso levá-lo-á a testar a vossa paciência. Dêem-lhe uma explicação simples: por exemplo, se tiver estado a brincar perto da cozinha, digam-lhe 'podes-te queimar!'. É provável que tente opor-se, portanto, distraiam-no rapidamente com algo novo. Lembrem-se: o bebé é demasiado pequeno para conversas longas.

Também é recomendável não perseguir o bebé quando ele correr para a rua. Tal poderia parecer-lhe um jogo muito divertido, pelo que correria mais rápido e rir-se-ia de tudo. Se realmente estiver em perigo, grite-lhe 'Para!' muito alto e, assim, terá um minuto para apanhá-lo.

Por Dr. T. Berry Brazelton

Um objetivo a longo prazo.

Quando o vosso filho começar a pôr à prova os limites que tenham estabelecido,  lembrem-se de que disciplina é sinónimo de ensinar e não de castigar.

A disciplina é um objetivo a longo prazo e a vossa meta é ensinar o vosso filho a impor os seus próprios limites. O problema não é o que fizerem num determinado momento. O importante é serem consequentes e definirem os limites com sensatez, quando realmente merecerem consideração.

Como lidar com a atitude negativa.

Provavelmente, a atitude negativa do bebé (dizer 'não' o tempo todo, arrancar, atirar coisas, etc.) foi-se agravando nestes últimos tempos. Isso afeta a sua alimentação, as brincadeiras, o sono e a vontade de se divertir, comportamentos que constituem áreas de comunicação importantes entre pais e filhos.

Ele testa ativamente os seus limites graças à sua nova mobilidade, ao seu conhecimento sobre a permanência das pessoas e objetos e à sua maior capacidade para manipular e controlar os brinquedos e o ambiente à sua volta. Nesta idade, as birras são comuns, tal como outros tipos de conduta que são, claramente, negativos. Por isso, durante o segundo ano, a disciplina torna-se uma parte essencial do papel que vocês desempenham como pais. E há que encará-las com toda a paciência, amor e compreensão do mundo.

De regresso à escola.

Se ainda não o fizeram, poderiam considerar a possibilidade de terem aulas sobre como educar o vosso filho. É importante obterem informação sobre este tema e tratarem-no  em casal para conhecerem ambos pontos de vista.

Provavelmente, ficarão surpreendidos com os diferentes pontos de vista que têm sobre o assunto. Por este motivo, tentem entrar em acordo o mais rápido possível sobre a forma de reagir  em frente  à criança perante diferentes situações de conflito.

É muito possível que os casais que pensam de forma idêntica sobre a maioria dos temas tenham ideias muito diferentes sobre como ensinar disciplina aos seus filhos. Sentem-se e analisem em conjunto diferentes métodos de educação. Serem constantes e consequentes é o mais importante para o vosso filho. Comentem o assunto com o vosso pediatra se  pensam que vos pode ser útil.

Pode interessar-te: