Os melhores jogos para um bebé de um ano

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Os melhores jogos para um bebé de um ano

Escolher brinquedos adaptados à idade das crianças, bem como tomar precauções em casa é muito importante, porque nesta idade tudo as atrai - tomadas, bibelôs, almofadas, berlindes - e levam tudo à boca.

Jogos adequados para crianças de um ano
Adeus à fase dos jogos que servem apenas para ver e ouvir. O seu bebé agora desfruta com as brincadeiras que o obriguem a mexer-se e a praticar a sua nova atividade favorita: andar e correr. Portanto, é sempre bom potenciar atividades que envolvam movimento, sem nos esquecermos de que é ainda um pouco inseguro.

Jogos motores: mover e mexer-se
Qualquer brincadeira que envolva movimento e alegria fará o seu filho estar feliz e extremamente contente. Todos estes jogos são um bom exercício para a coordenação óculo-manual.

1. É chegado o momento dos andarilhos e dos triciclos. Em geral, vai adorar qualquer brinquedo de quatro rodas em que possa ir sentado e mover-se.

2. As bolas grandes de pano são as nossas favoritas para a criança correr atrás delas, empurrá-las e abraçá-las.

3. As piscinas de bolas também são ideais. As bolas são geralmente macias e a piscina está acolchoada para as crianças não se magoarem.

4. Construções de peças grandes empilháveis para a criança montar. Cubos ou peças que encaixem, com diferentes formatos, tamanhos e cores.

Estimular os sentidos: música e tato
As crianças adoram as canções, os fantoches, as marionetas e, em especial, imitar as pessoas que têm como referência.

1. O músico escondido: esconda um objeto que toque, um rádio ou um brinquedo que faça sons e incentive a criança a encontrá-lo. Irá desenvolver, assim, as faculdades auditivas e o seu sentido de orientação.

2. Arranje instrumentos musicais adaptados à idade da criança: baterias, cornetas, pianos que emitam sons com cada tecla, xilofones, rádios com microfone para a criança poder gravar a sua voz e ouvir-se a seguir.

3. Materiais como a plasticina, a massa de pão e os lápis de cera irão contribuir para desenvolver força e habilidade nas suas mãozinhas.

4. Os bonecos, as marionetas de luva ou de dedo e os peluches são excelentes para estimular a brincadeira simbólica.

O elemento artístico

1. Vamos dançar? Há imensas crianças que adoram cantar e dançar. Recupere as canções populares, como a tradicional "Ciranda, cirandinha", e ensine o seu filho a saltar, dançar e rodopiar.

2. Dê-lhe tintas especiais para bebés: coloque um papel grande no chão e na parede (bem preso), ponha-lhe a tinta nas mãos e nos pés e deixe-o dar asas à sua arte!

3. Os quebra-cabeças ou puzzles simples de duas ou quatro peças com desenhos atraentes e bonitos.

4. E não se esqueça das brincadeiras para a areia! A pá e o baldinho de toda a vida para brincar na praia ou no parque e começar a dar os seus primeiros passinhos como arquiteto, a construir castelos.

Sabe que adoramos ouvi-la! O que achou deste artigo? Se tiver alguma outra brincadeira para as crianças de um ano que queira partilhar connosco, comente aqui.

Link descargar PDF
Descarregar marionetas de dedo


Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico