Brinquedos para os dias de vento

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Brinquedos para os dias de vento

As crianças necessitam de experiências ao ar livre que as ajudem a compreender as maravilhas do mundo natural. Aproveite os dias em que o vento sopre para brincar com um catavento ou com um papagaio, ou para fazer bolas de sabão.

O catavento

Para fazer um catavento, corte seis tiras de papel de alumínio, celofane, tecido, papel de crepe ou fita, com cerca de 2,5 cm de largura e 30 cm de comprimento. Cole estas tiras com fita adesiva a um pau de gelado, uma bracelete de plástico ou um pequeno prato de papel. Incentive a criança a manter o catavento ao alto e a correr a favor do vento e depois contra ele. Sabe em que direcção sopra o vento? Quer faça chuva quer faça sol, a criança poderá agitar e ondular o catavento em casa, enquanto dança ao som da sua música preferida.

O papagaio

Ajude a criança a fazer um papagaio simples com uma folha de papel A4 e um pedaço de corda. Primeiro, incentive-a a decorar o papel com tintas, marcadores ou autocolantes. Depois dobre um pedaço de fita adesiva de 2 cm sobre a parte inferior da folha de papel. Faça um orifício na fita para passar uma corda de cerca de 60 cm a 1 m de comprimento. Quando a criança estiver pronta para fazer voar o seu papagaio, ensine-a a mantê-lo ao alto por cima da cabeça e a andar contra o vento. O papagaio voará atrás dele.

As bolas de sabão

Num dia de vento, pode ser especialmente divertido fazer bolas de sabão. Prepare uma mistura caseira para fazer bolas. Para soprar, pode fazer um aro com um limpa-garrafas e fixá-lo a um lápis ou a um pequeno pau.

As actividades em que corre ao vento podem ser motivo de grande alegria para a criança. Oferecem-lhe a oportunidade de estudar as relações de causa-efeito e ajudam-na a ter mais consciência da meteorologia.
 

Pode interessar-te: