A631

Brincadeiras de pares com letras e números

A partir dos 2 a 3 anos, as crianças vão entendendo as letras e os números à medida que os vão utilizando. As brincadeiras de pares com estes símbolos são um instrumento eficaz e divertido para que a criança os conheça.

Imprima duas cópias do Conjunto de letras ou do Conjunto de números. Recorte as letras ou os números e cole cada um a um cartão. Para que durem mais tempo, pode levar os cartões a plastificar a uma papelaria.
Brincadeiras de pares com letras. Reveja todas as letras com o seu filho, começando pelas maiúsculas. Reconheces alguma? Sabes qual é a inicial do teu nome? Quando estiver pronto para brincar, ponha dois pares das suas letras favoritas no chão ou sobre a mesa, com a face virada para cima. Para ver se ele pode encontrar as letras iguais. Quando fizer o primeiro par, separe esses cartões e ponha outros quatro. Introduza as minúsculas quando a criança já conhecer as maiúsculas. Primeiro poderá fazer pares com maiúsculas e depois, para maior dificuldade, fazer pares de maiúsculas e minúsculas.

Brincadeiras de pares com números. Comece com o 1 e o 2 e coloque um par de cada sobre a mesa, com a face virada para cima. Para ver se a criança encontra os dois números iguais. Quando o fizer, separe esses cartões e ponha outros quatro.

Variação: Quando a criança for capaz de fazer pares com todos os cartões de minúsculas ou de todos os números, pode pensar em fazer-lhe uma brincadeira de memória. Mostre-lhe dois pares de cartões com a face virada para cima e depois vire-os ao contrário. Para ver se a criança se recorda de qual é qual.

Nestas idades, as crianças começam a reconhecer que o mundo está cheio de símbolos. Assinale as letras, números e palavras que vão aparecendo à sua volta para que adquira consciência da sua existência. As brincadeiras de pares com letras e números são actividades úteis e divertidas que aumentam a sua capacidade para reconhecer estes símbolos importantes.

Pode interessar-te: