O que se deve e o que não se deve fazer quando começamos a “operação bacio”
No início temos muitas dúvidas, a respeito de tudo! Por isso, deixamos-lhe alguns conselhos sobre o que deve e o que não deve fazer quando começar a ensinar o seu filho a usar o bacio. Estes conselhos dar-lhe-ão confiança e irão ajudá-la a orientar o seu filho a aprender da maneira correta. Mas tenha sempre uma coisa em conta: trata-se de uma vitória dele, não sua!
O que DEVE fazer:
1. Espere que o seu filho esteja preparado
. Não existe uma idade específica para ensinar as crianças a usar o bacio. Embora as crianças comecem normalmente a dominar a maioria das capacidades necessárias entre os 18 e os 30 meses, o seu filho pode precisar de mais tempo, até ter mesmo quatro anos de idade. As crianças são todas diferentes umas das outras!
Talvez possa pensar que quanto mais preparado ele estiver para começar a sua aprendizagem, mais rápido será o processo, mas não fixe uma data limite, pois isso causará uma pressão desnecessária na criança.
Aqui tem uma lista de sinais que lhe indicam que o seu filho está rel="noopener noreferrer" preparado.
2. As etapas da “operação bacio”
(Leve-as a cabo, uma a uma)
A aprendizagem para usar o bacio é um processo com muitas etapas e o seu filho poderá dominá-las em apenas algumas semanas. Mas o que implica na realidade?
Cada passo pode levar e, de facto, levará algum tempo, portanto, não se esqueça de elogiar os “feitos” do seu filho no final de cada etapa, tomando em consideração todos os sucessos e não apenas a conquista do objetivo. E lembre-se: a verdadeira chave da aprendizagem assenta no facto de o seu filho compreender plenamente a utilização do bacio ou da casa de banho e não no facto de dominar o “processo”.
Conte com (e aceite) atrasos e “acidentes”
Acontece com a maioria das crianças, por isso não há motivo nenhum para se preocupar. Lembre-se também que os meninos tendem a levar um pouco mais de tempo a controlar os esfíncteres do que as meninas.
Elogie o seu filho
Não deixe de elogiar o seu filho sempre que ele conseguir dominar uma nova etapa: é importante reconhecer todos os seus esforços. Diga-lhe que está orgulhosa dele sempre que ele lhe disser que precisa de usar o bacio, quer tenha de o lembrar ou não (mas também não precisa de exagerar nos elogios…).
Tenha em conta o temperamento da criança (o seu tipo de comportamento).
O ritmo e o nível geral de atividade do seu filho estão muito relacionados com os seus progressos. Pense nos seus estados de humor: a que hora do dia está mais acessível e cooperante? É esse o momento para começar com a “operação bacio” (ou para qualquer outra nova capacidade). Se ele for normalmente tímido e um pouco introvertido, é possível que necessite de mais estímulo e apoio do que se for sociável. Trabalhe com o seu filho quando ele estiver mais atento. Procure distrações que o façam sentir-se confortável no bacio, tais como um livro, uma canção ou uma sessão de fantoches. Por último, não se esqueça de ter em conta o nível de frustração do seu filho. Tranquilize-o e assegure-lhe que ele irá conseguir o que quer no seu próprio ritmo.
Coordene com as pessoas que cuidam do seu filho
Partilhe esta aprendizagem com todas as pessoas que cuidam do seu filho, quer seja a ama, os avós, o infantário, etc. A coerência é a chave e a coordenação com as pessoas que cuidam do seu filho garantirá o cumprimento das suas instruções. Converse com o pediatra e a enfermeira numa das consultas de rotina do bebé. Eles poderão ajudá-la em todo este processo.
Experimente as fraldas-cueca quando estiverem preparados. As fraldas-cueca de algodão grosso podem ajudar o seu filho a aperceber-se mais rapidamente do bom que é sentir-se limpo e seco. Com toda a certeza sentirá a humidade mais cedo se as tiver vestidas, do que se estiver a usar uma fralda. Ainda assim, há algumas crianças que as acham iguais às fraldas e tratam-nas como tal.
3. Informe o pediatra se o seu filho:
Se queixar de dores ao urinar.
Se a urina contiver sangue ou pus, ou tiver um cheiro muito desagradável ou estranho.
Está constantemente a deixar escapar pingas de urina.
Tem muita dificuldade em começar a urinar.
O que NÃO deve fazer:
1. Sentir ou criar pressão para começar com a aprendizagem
Mesmo que a pessoa que cuida do seu filho lhe faça comentários sobre o assunto, resista à pressão: a sua ansiedade pode criar ansiedade no seu filho. Aprender a controlar o xixi e o cocó não é uma competição e o seu papel consiste em estimular o seu filho, incentivando a independência e permitindo-lhe superar cada etapa no seu próprio ritmo.
Dedique o seu tempo e energia emocional a instruir, motivar e dar apoio diário. Se a creche ou o infantário em que está a pensar inscrever o seu filho não aceitar crianças que não estejam habituadas a ir ao bacio ou à casa de banho, procure outra escola.
2. Começar antes de o seu filho estar interessado
Se o seu filho resiste, provavelmente é melhor esperar um pouco e tentar novamente passadas algumas semanas ou um mês. Esteja atenta às suas demonstrações que indiquem um interesse real pelo processo. Clique aqui para ver a lista de sinais que lhe indicam que o seu filho está preparado.
3.Acelerar o processo
Com isto pode fazer com que ele retenha a urina e as fezes, o que por sua vez pode causar obstipação e outras complicações graves. Lembre-se que a maioria das crianças só está preparada para começar aos 2 anos.
4. Começar quando o seu filho estiver a passar por “grandes mudanças”
É melhor escolher uma altura em que a sua vida estiver calma. Se estiver a mudar de casa, à espera de outro bebé, se o seu filho tiver mudado de escola, adie a “operação bacio” até as coisas estabilizarem.
5. Hesitar em pedir ajuda
Outros pais, os livros, a Internet e o pediatra do seu filho são, todos eles, excelentes fontes de informação e de apoio no que diz respeito a estes assuntos. Se tiver dúvidas, pergunte. Se tiver uma dúvida específica, pode enviá-la aos nossos especialistas.
6. Obrigar o seu filho a ficar com as cuequinhas ou as fraldas molhadas durante muito tempo para o "ensinar"
Deixar o seu filho ficar com roupa interior ou com as fraldas molhadas, ou sujas, só lhe provocará irritação e fará com que a sua pele fique sensível à urina, o que aumentará as possibilidades de ele reter a urina e não usar o bacio. Ajude-o a mudar corretamente a roupa interior!
7. Obrigar o seu filho a sentar-se no bacio durante muito tempo
Obrigá-lo a estar sentado no bacio durante muito tempo raramente dá bons resultados e é possível que provoque resistência à aprendizagem e a sentar-se no bacio.
Artigo realizado pelos Dr. T. Berry Brazelton e Dra. Ann C. Stadtler.
Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto' ou deixe-nos um comentário. Esperamos ter podido ajudá-la e incentivamo-la a viajar pelo mundo ou a ir visitar a família de avião com o seu bebé. Se quiser saber mais, continue a navegar na página da Dodot e rel="noopener noreferrer" encontre mais informações em “Aprender a usar o bacio”.
LER MAIS SOBRE Crianças dos 12 meses em diante
Regista-te em Dodot e consegue: