O seu bebé já tem 9 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 9 meses

Bebé

O seu bebé já tem 9 meses

Hora do pediatra. O que vos espera na consulta?

DURANTE A CONSULTA DO PEDIATRA DOS 9 MESES, o médico centrar-se-á na alimentação, nos hábitos de sono e no desenvolvimento do vosso filho.

O aparecimento de infeções de ouvido.

O bebé atingiu uma idade em que, geralmente, começam as dores e as infeções de ouvidos. Depois de uma infeção das vias respiratórias superiores, pode desenvolver-se uma infeção do ouvido e o bebé, subitamente, apresentar febre, tornar-se mais irritável, chorar ao engolir ou ao tocar na própria orelha.

O paracetamol pode ajudar a aliviar o desconforto. Se suspeitarem que o bebé tem dores de ouvidos, liguem para o seu pediatra, que, provavelmente, lhe receitará um antibiótico. Vão novamente ao médico após o tratamento para se assegurarem de que a infeção desapareceu por completo. Se uma infeção não for tratada, pode ocorrer uma inflamação crónica no ouvido do bebé, que pode ter sequelas a longo prazo na sua audição.

Problemas de pele.

Algumas crianças podem vir a sofrer vários problemas de pele e, por vezes, existe a sensação de que se manifestam todos em simultâneo.

Os problemas mais comuns incluem: icterícia, crosta láctea, acne infantil, eczema, impetigo, erupção por excesso de calor, queimaduras, queimaduras solares, alergia aos alimentos e picadas de insetos. A maioria destes problemas não tem grande importância e podem ser facilmente tratados.

Em constante movimento.

Os bebés de nove meses estão sempre em movimento. Ponha um bebé de nove meses em frente a uma cadeira virada ou a um carrinho e, em pouco tempo, estará encantado a empurrá-lo por todo o lado. A motivação para se pôr de pé e para se mexer para a frente é forte.

Mas atenção: quando os bebés experimentam mudanças rápidas no seu desenvolvimento motor, frequentemente retrocedem nas áreas do sono e da alimentação. Muitos pais estreantes temem que os seus bebés não recuperem as suas capacidades prévias nessas áreas. No entanto, nesta etapa do desenvolvimento, o bebé pode parecer desorganizado porque está a esforçar-se por adquirir muitas capacidades novas.

Quando deixar de amamentar.

Se ainda estiver a amamentar e tanto o bebé como a mamã apreciarem a experiência, não há necessidade de iniciar o processo de desmame. Talvez deva esperar até o seu bebé iniciar este processo por si mesmo, o que acontece à medida que os bebés vão tendo mais atividade.

Até lá, além dos alimentos sólidos que está a comer, deve consumir entre 800 e 900 g de leite materno diariamente, aproximadamente quatro tomas. Por outro lado, os bebés desta idade ainda não devem começar a beber leite de vaca. É recomendável que os pais esperem até a criança completar um ano de idade para lhe darem leite de vaca.

A composição do leite que a mãe produz alterou-se para se adaptar às necessidades de proteínas e minerais do seu bebé nesta idade. Mãe e filho estão verdadeiramente sincronizados.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico