O seu bebé já tem 7 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 7 meses

Bebé

O seu bebé já tem 7 meses

Não quer ir com ninguém, só quer estar com a mamã ou o papá

O BEBÉ VAI QUERER PARTICIPAR EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES, por isso mantenha-o por perto enquanto faz coisas. Nesta idade, o dia do bebé é preenchido se se mantiver ocupado e entretido. Tenha em conta que o facto de levar os brinquedos à boca e de se babar faz parte da sua forma de explorar tudo.

Lar à prova de crianças.

Apesar de ainda não ser capaz de o fazer, à medida que o bebé começar a aperfeiçoar a arte de agarrar, segurar e mover coisas de um lado para o outro, terão que adotar algumas medidas para que o quarto do bebé seja seguro. Damos-lhe algumas sugestões para transformar a sua casa num lar à prova de crianças.

- Retirem os aparelhos elétricos, objetos frágeis e cabos das áreas onde dão banho e mudam a fralda ao bebé, assim como do seu berço.

- À medida que o bebé se tornar mais ativo, comecem a mudar-lhe as fraldas numa superfície mais baixa onde não se consiga virar. O chão é a melhor opção. Se ainda utilizarem o fraldário, não deixem de vigiá-lo, nem por um segundo, enquanto o mudam.

- Mantenham os peluches grandes e as almofadas fora do berço.

- Certifiquem-se de que o vosso filho tem brinquedos apropriados para a sua idade. Estes podem ser brinquedos simples para empilhar ou que emitam sons, peças que aparecem de repente quando lhes tocam ou brinquedos nos quais se possa bater. Os brinquedos dos irmãos mais velhos costumam ter peças pequenas ou frágeis, por isso é melhor mantê-los fora do alcance do bebé. Além disso, se quiserem evitar problemas, mantenham os objetos de cada filho em sítios separados. Evitem os balões porque podem ser muito perigosos se uma criança desta idade levar algum à boca.

Problemas digestivos.

Os pequenos mal-estares digestivos são muito comuns entre os bebés de tenra idade. É importante aprender a lidar com eles em casa para evitar as idas aos serviços de urgência, hospitalizações e problemas prolongados.

Um dos mais comuns é a diarreia, isto é, fezes líquidas de aspeto e frequência diferentes daquelas que o bebé costuma ter. Este é um conceito importante porque muitos bebés, especialmente os que são alimentados com leite materno, normalmente apresentam fezes líquidas.

A maior parte das diarreias infeciosas são causadas por vírus que são mais comuns no verão, mas que podem manifestar-se em qualquer momento. Não existe nenhum remédio para isto, exceto o tempo, e o período habitual é de vários dias. O segredo é certificar-se de que dá ao bebé uma grande quantidade de líquidos, e o ideal seriam as soluções de reidratação oral, mesmo quando não tenha muito apetite ou não aparente ter sede. Alimentem-no com comida mole, em doses pequenas, durante o dia. Tentem dar-lhe compota de maçã, arroz, bananas, puré de batata ou outro alimento que não seja rico em fibra. Se alimentarem o bebé com leite de iniciação, adicionem entre 20 e 50 ml extra de água à mistura para diluí-la. Convém evitar que o bebé tome infusões açucaradas e sumos de fruta em excesso, pois, na realidade, podem aumentar a perda de líquidos. Também não devem utilizar leite magro fervido: contém demasiado sal e pode ser prejudicial para os intestinos sensíveis.

Se as fezes do bebé forem muito líquidas e frequentes, talvez seja necessário dar-lhe entre 20 e 50 ml de solução de reidratação oral por refeição, durante 24 horas, antes de retomar o seu modo de alimentação habitual. Se a diarreia persistir, consultem o pediatra. Não administrem nenhum medicamento para a diarreia sem as instruções claras de um pediatra experiente, uma vez que poderia causar uma grave obstrução intestinal e sedação. Quando devo preocupar-me? Vão de imediato ao pediatra quando:

- O bebé tiver a boca seca, ausência de lágrimas, urina escura ou aparentar estar muito doente, pois todos estes são sinais de desidratação.

- As suas fezes contiverem pus ou sangue ou quando forem negras ou constantemente verdes.

- Tiver vómitos juntamente com a diarreia, de mais de oito horas de evolução.

- Apresentar febre alta ou dores abdominais fortes juntamente com a diarreia.

Comente com alguém.

É normal preocupar-se com o bebé, assim como é normal cansar-se de cuidar dele. No entanto, se não estiver a desfrutar absolutamente nada da maternidade ou se passar o tempo todo angustiada por causa do bebé, deve falar com um profissional.

Talvez possa começar pelo pediatra, que pode recomendar-lhe ajuda, em caso necessário. Certifiquem-se de que arranjam tempo para o casal estar junto. O desenvolvimento emocional do bebé está diretamente associado à vossa própria felicidade e bem-estar.

Alargando o seu círculo.

Este é o momento em que se começa a notar a ansiedade do bebé quando está com estranhos e se separa dos pais. A preocupação quando está com estranhos indica um reconhecimento cognitivo das diferenças entre as pessoas.

Convidem outras pessoas a entrar na vida do bebé para que ele possa aprender com elas. No entanto, alerte-as no sentido de evitarem pegar nele ao colo até ele as ter observado e começar a superar a sua preocupação inicial. Reduzam ao mínimo as separações e interrupções desnecessárias na sua rotina. Não é necessário protegê-lo em demasiada; contudo, devem ter consciência de que o vosso bebé está a viver um período de mudanças importantes e exigentes no seu desenvolvimento. É importante dar-lhe tempo e espaço para assimilar as pessoas novas na sua vida.

As separações também podem ter-se tornado recentemente em algo mais difícil. Certifiquem-se de que preparam o bebé cada vez que se separam dele. Nesta idade, na verdade, não entenderá o que lhe dizem, mas é possível que entenda bem o tom com que o fazem. Não dêem desculpas para sair. Sejam firmes. No início, deixem-no sozinho por períodos breves e com alguém que ele conheça. Quando regressarem, anunciem-se. Mais para a frente, aumentem gradualmente o tempo que se separam dele. Esta etapa vai passar mas pode ser bastante dolorosa. Não se preocupem porque todos os bebés passam pelo mesmo.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico