O seu bebé já tem 6 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 6 meses

Bebé

O seu bebé já tem 6 meses

A alimentação

Chegou a hora de começar a experimentar novos sabores!

UMA MÃE SABE INSTINTIVAMENTE, desde o primeiro momento em que abraça o seu filho recém-nascido contra o seu peito, que as mensagens de amor durante a alimentação são tão importantes para o bem-estar do bebé como a própria nutrição. E não está enganada.

Introduzir novos alimentos.

Nós, adultos, aprendemos a consumir comidas muito variadas. No caso de um bebé que está a iniciar a sua vida, é bom oferecer-lhe um alimento novo a cada 5 ou 7 dias, aproximadamente

- Comecem com cereais. O cereal quente fortificado, primeiro alimento sólido do bebé, é uma excelente fonte de ferro, de vitamina B e das calorias de que necessita. Dêem-lhe pequenas colheradas de cereais sem glúten (milho ou arroz misturado com leite materno ou leite de iniciação) duas vezes por dia para que aprenda a comer alimentos sólidos.

- Continuem com a fruta e depois com os legumes. De um modo geral, os bebés habituam-se mais facilmente ao sabor dos legumes se adiarem a incorporação de comidas doces. Geralmente, os alimentos para bebé deveriam ser moles, suaves e coados. Comecem por lhe dar legumes, como feijão verde ou ervilhas, ao meio-dia. Algum tempo depois, introduzam, durante a manhã, fruta coada ou esmagada, previamente lavada, como a banana ou puré de maçã sem açúcar. Tal como acontece com a seleção de um novo menu, esperem entre cinco a sete dias antes de introduzirem outros alimentos. Tal permitirá certificarem-se de que o bebé não é sensível à comida nova que introduziram na sua dieta.

Como evitar as alergias.

A alimentação do seu bebé pode afetar a sua pele. Alguns alimentos podem causar reações alérgicas, enquanto que outros podem provocar diarreia e originar irritação na área da fralda. Se estiver a amamentar o seu bebé, existem menos probabilidades das fezes dele conterem as enzimas que irritam a pele na área da fralda.

É recomendável esperar até o bebé completar seis meses para lhe começar a dar alimentos sólidos e, pelo menos, 12 antes de introduzir o leite de vaca gordo. Existem maiores probabilidades de ocorrerem reações alérgicas com os seguintes alimentos:

- Frutos secos

- Frutos do bosque

- Peixe branco

- Ovo

-Alimentos com glúten (ex.: cereais como o trigo)

- Leite de vaca

Preparado para os alimentos sólidos.

Aperceberam-se que o bebé tenta alcançar a sua comida ou que observa o trajeto do garfo desde o prato até à boca? É recomendável que comecem a dar alimentos sólidos por volta dos seis meses, quando já tiver aprendido a engolir e a chupar. Existem outros sinais de que o vosso bebé está preparado para comer sólidos.

- Mexe a boca quando vê os outros a comerem.

- Continua com fome, apesar de ter tomado uma grande quantidade de leite materno ou de iniciação.

- Não rejeita a colher com a língua quando tentam alimentá-lo.

- Quando lhe oferecem comida, mexe o maxilar em vez de tentar chupar.

- Já mantém a cabeça erguida sozinho.

Atualmente, é recomendável amamentar o bebé, pelo menos, durante o primeiro ano de vida, ou por mais tempo, se assim o desejar. Quando completar seis meses, será altura de complementar a sua alimentação com sólidos.

Embora os dentes do vosso bebé comecem a romper dentro em breve (se é que ainda não romperam), lembrem-se de que a ação de se babar não constitui um indicador claro de que os dentes estão a romper. A inflamação das gengivas provocada pela dentição poderá causar dor a alguns bebés, ainda que outros não notem qualquer mal-estar. Para que possa comer sem sentir tantas dores, lavem os dedos e esfreguem-lhe suavemente as gengivas inferiores da frente para aliviar a inflamação. Também pode ser útil darem-lhe um pano frio ou uma banana congelada. Evitem os anéis de dentição que contenham líquidos com álcool.

A sujidade é secundária.

Quanto mais contacto o bebé tiver com os alimentos, mais desastrosas serão as horas das refeições. É uma parte inevitável da aprendizagem sobre o meio à sua volta, neste caso, do mundo da comida. Portanto, não lutem contra isso.

Se a limpeza da cozinha ou da vossa roupa for uma preocupação, podem usar um avental, pôr uma babete ao bebé e cobrir o chão com um plástico. Também podem usar roupa velha que não se importem de manchar. Mesmo assim, tentem desfrutar dos esforços do vosso filhote em se alimentar sozinho, em vez de se preocuparem com a sujidade. Quanto mais praticar, mais destreza irá adquirir. Durante esta etapa, o objetivo não é o asseio.

Experimentamos beber por um copo?

Para facilitar a passagem do biberão para o copo, deixe que o seu filho morda, chupe ou manuseie um copo vazio a partir dos seis meses, aproximadamente. Quando estiver habituado a brincar com ele, dê-lhe água ou sumo diluído num copo à hora do lanche.

Pode interessar-te: