O seu bebé já tem 11 meses

O seu bebé já tem 11 meses

Bebé

O seu bebé já tem 11 meses

Em breve? Os seus primeiros passinhos!

DEIXEM O VOSSO FILHO EXPLORAR O MUNDO À SUA VOLTA COM OS PÉS DESCALÇOS EM SUPERFÍCIES SUAVES OU COM SAPATOS MACIOS, se for necessário protejam os seus pés. Nem os sapatos especiais nem os andarilhos são úteis no processo de aprender a andar. Não se preocupem se as pernas estiverem arqueadas ou se os pés apontarem um pouco para dentro ou para fora. Estas situações serão corrigidas à medida que a criança comece a andar sozinha. Não é recomendável utilizar andarilhos, pois estes já foram associados a acidentes que ocorreram quando as crianças os viraram ou os levaram para lugares não apropriados, sobretudo se houver degraus em casa. Não só podem colocar as crianças em graves problemas como podem limitar a flexão da anca (capacidade de mover livremente a articulação da anca), parte importante na deslocação para a frente.

Varicela.

É sempre bom estarem preparados para as diferentes doenças que o bebé provavelmente contrairá em determinado momento da sua meninice. Uma delas é a varicela, doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela. Atualmente, existe uma vacina que pode proteger o vosso filho contra a varicela após o seu primeiro ano de vida.

Muitos pais optam por não vacinar os filhos pelas seguintes razões:

- A varicela manifesta-se de forma ligeira na maior parte das crianças.

- Quase todas as que tiveram varicela ficam imunes à mesma para sempre.

- Não se sabe com segurança se a vacina o protegerá na idade adulta.

Segundo os últimos estudos, a varicela pode apresentar complicações, em especial em adolescentes e adultos, pelo que cada vez mais se recomenda a vacinação sistemática e, além disso, ficou provado que a administração de uma segunda dose (a partir de um mês depois da primeira) prolonga a proteção oferecida pela vacina até à idade adulta.

No caso dos adultos, crianças recém-nascidas e mulheres grávidas, a varicela é uma doença muito mais grave, por isso é importante que mantenham o vosso filho em casa assim que se apercebam de que sofre desta doença. Se forem à clínica ou a uma consulta médica, informem que irão levar uma criança que tem varicela ou que pode ter estado exposta ao vírus e não esperem na sala de espera juntamente com as outras crianças.

Diga "Muuu!".

O primeiro aniversário aproxima-se rapidamente, o que significa que está quase na hora de mudar para o leite de vaca, se desejar fazer o desmame ao seu bebé agora. É aconselhável esperar, pelo menos, doze meses antes de dar leite de vaca ao bebé, pois pode causar alergias e problemas digestivos.

Quando começarem a dar-lhe leite de vaca, certifiquem-se de que é gordo, e não leite magro nem com baixo teor de gordura. Os bebés necessitam da gordura e dos ácidos gordos para o desenvolvimento do seu cérebro e para obterem as calorias que necessitam até aos dois anos. A maior parte dos bebés que se alimentam com leite de iniciação podem mudar para o leite de vaca ao fim de um ano de vida; consultem o seu pediatra se o seu caso for especial. O bebé deve beber aproximadamente entre 650 e 700 g de leite por dia.

Lembrem-se: é recomendável amamentar o bebé, pelo menos, durante o primeiro ano de vida, ou por mais tempo, se ambos gostarem da experiência.

Faça uma pausa.

Ainda que possa ser tentador aproveitar o tempo da sesta do seu bebé para limpar a cozinha, lavar roupa ou preparar o jantar, tente evitar fazê-lo. Ponha os pés ao alto e tente descansar; assim, desfrutará mais do tempo que passa com o seu filhote.

Não é adorável?

O vosso bebé começa a dominar algumas palavras, provavelmente 'mamã' e 'papá', entre outras. As suas tentativas de formar outras palavras ainda são imperfeitas, por exemplo diz 'mana' em vez de 'irmã', mas estimulam outras pessoas à sua volta a dizerem-lhe as palavras que quer dizer e a ensinarem-lhe, deste modo, a falar.

O vosso bebé faz caretas para que os papás sorriam. Dança e faz poses para atrair a vossa atenção. Cada gesto e cada comportamento tem um significado e é provável que já o conheçam, por isso o bebé faz uso de todo o seu corpo para conseguir as respostas que deseja. É irresistível.

Não se esqueçam!

Se forem com o vosso bebé a casa de amigos ou familiares, podem levar um assento elevatório portátil e desdobrável para que o bebé possa sentar-se convosco à mesa. E, assim, poderão comer com toda a tranquilidade.

Pode interessar-te: