O seu bebé já tem 10 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 10 meses

Bebé

O seu bebé já tem 10 meses

O cuidado da pele (II)

Uma pele fantástica e delicada que requer cuidados

A PELE DE UM BEBÉ É CONSIDERADA A PELE PERFEITA. É suave, lisa, flexível e sem os efeitos nocivos da exposição solar crónica, do vento ou do desgaste diário. Cultive bons hábitos de cuidado da pele enquanto o seu bebé for pequeno e usufruirá de uma pele saudável nos próximos anos.

Hemangiomas.

Os hemangiomas, ou angiomas em morango (tipo de manchas mais frequente), são tumores benignos muito comuns nos bebés. Manifestam-se em 2,5% dos recém-nascidos e são mais comuns nos bebés prematuros e nas meninas.

A maior parte dos hemangiomas surgem dentro das primeiras três ou quatro semanas de vida, embora alguns surjam à nascença. Começam como manchas planas vermelhas ou azuis na pele e podem aparecer em qualquer zona. Com o tempo, tornam-se maiores e mais grossos. Os hemangiomas podem continuar a crescer durante dez meses e até um ano. Depois, entram numa fase de inatividade, seguida rapidamente da última fase, quando começam a encolher. Quase metade desaparecerá quando a criança completar cinco anos e entre 90 e 95% terá desaparecido quando completar dez anos.

De um modo geral, o tratamento é desnecessário, a menos que o hemangioma afete alguma função vital, como, por exemplo, se estiver situado próximo de um olho, da boca ou se sangrar frequentemente. Portanto, se o hemangioma constituir um problema, o pediatra do seu bebé ou o seu dermatologista pediátrico podem analisar os possíveis tratamentos consigo.

Hora do banho.

Nada se compara a um bebé acabado de sair do banho, de maneira que pode ser tentador pô-lo na banheira todas as noites. No entanto, os bebés não se sujam muito: se for meticulosamente limpo em cada muda de fralda, não precisarão de lhe dar banho mais do que duas ou três vezes por semana.

O banho também não deve ser demorado, apenas o suficiente para limpar qualquer sujidade ou pele descamada que se tenha acumulado. Quando o bebé começar a gatinhar, vão ver que necessitará de banhos mais frequentes; mas não se esqueçam que um excesso de sabonete pode ressequir a sua pele. Se isso acontecer, procurem hidratá-la após cada banho e utilizem pouco sabonete. Além disso, não permitam que permaneça sentado muito tempo na água com sabonete. Primeiro, deixem-no brincar sozinho com a água no banho, depois lavem-no e sequem-no.

O melhor sabonete para bebés é aquele que não tem nem aroma nem desodorizante.

A desfrutar do sol.

Infelizmente, a maior parte dos efeitos que causam envelhecimento e provocam cancro da pele devem-se à exposição solar antes dos vinte anos, por isso é importante proteger a pele do bebé a partir de agora.

Saber a verdade sobre os raios solares não deve fazer com que o prazer de estar ao ar livre seja menor. Existem três maneiras de proteger a sua pele do sol:

- Usar protetor solar sem parabenos de forma habitual para evitar a maior parte da radiação nociva. Aplicar abundantemente protetor solar fator 15 ou superior em bebés com mais de seis meses de idade. No caso dos bebés mais pequenos, apliquem só um pouco nas mãos, cara e pés, se estiverem expostos ao sol. Cobrir estas zonas e/ou permanecer na sombra é o melhor sistema de proteção solar.

- Tentar manter o bebé fora do alcance do sol, especialmente entre as 10h00 e as 17h00.

- Proteger a pele do bebé com roupa e chapéu.

Hidratação em cadeia.

Sabia que cada vez que hidrata a sua própria pele também está a contribuir para manter a pele do seu bebé suave e lisa. Como estão constantemente a tocar-se, qualquer hidratante que use também beneficiará a pele do bebé.

Em geral, as melhores opções para hidratar a pele do seu bebé são a vaselina ou qualquer hidratante simples, sem aromas nem proteção solar, com ingredientes como óleo mineral e/ou vaselina. Independentemente do produto que escolher, não alterne o seu uso, para que a pele do seu bebé não tenha que se adaptar novamente às diferentes combinações de ingredientes de produtos distintos.

Os seus brinquedos.

Uma excelente forma de manter o vosso filho interessado nos seus brinquedos é alterná-los de tanto em tanto tempo. Cada vez que ele tiver algo novo, peguem em alguns dos seus brinquedos antigos favoritos e guardem-nos no armário durante uns meses.

Quando ele se aborrecer dos brinquedos mais recentes, terá outro à mão, que o vosso filho irá adorar voltar a descobrir. Também existe a possibilidade de trocar brinquedos com outra família. Lavem bem os brinquedos trocados e não os deixem à mão quando os 'co-proprietários' estiverem a brincar juntos ou, certamente, haverá problemas.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico