O seu bebé já tem 1 ano!

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 1 ano!

Bebé

O seu bebé já tem 1 ano!

Parabéns! Já tens 1 aninho!

Ensine-o a soprar a vela do seu bolo. Ele vai adorar!

O VOSSO FILHO JÁ TEM UM ANO! É uma data muito importante que serve de referência para avaliar os progressos do bebé. Gatinha? Tenta levantar-se? Balbucia? De qualquer modo, o seu primeiro aniversário merece ser festejado.

Consulta pediátrica dos 12 meses.

Chegou a hora da consulta médica do primeiro ano! O vosso bebé estará mais inquieto e preocupado do que nunca com o facto de ser examinado.

No consultório do pediatra, haverá certamente muitos brinquedos apelativos para as crianças brincarem, mas não fiquem surpreendidos se o vosso filho quiser ficar perto dos pais quando o pediatra se aproximar. E, mesmo que antes possa ter tolerado bem o exame, desta experiência não vai gostar tanto. Não se preocupem, é normal.

Por Dra. Suzanne Dixon

O que deve conter qualquer estojo de primeiros socorros?

Um estojo de primeiros socorros bem equipado é essencial, especialmente quando houver um bebé em casa. É recomendável ter à mão a seguinte lista de elementos à medida que o bebé começar a crescer.

- Números telefónicos do serviço de urgências e do centro de toxicologia.

- Embalagens à prova de crianças de: paracetamol, ibuprofeno, xarope de ipecacuanha, xarope para a tosse infantil (simples), medicamentos para a constipação infantil (um descongestionante simples), loção de calamina (sem aditivos), vitaminas para crianças (se quiser dar ao seu filho), solução de hidratação oral para a diarreia e protetor solar.

- Álcool a 90% para limpar os termómetros.

- Pensos rápidos para as feridas.

- Pinça.

Certifiquem-se de que mantém os seguintes elementos fora do estojo de primeiros socorros do bebé:

- Aspirina. Nas crianças pequenas, pode causar uma doença no fígado chamada Síndrome de Reye.

- Ligaduras elásticas. Só devem ser usadas por crianças mais crescidas e adultos, a menos que sejam colocadas por um médico.

- Medicamentos para adultos, incluindo vitaminas e suplementos dietéticos.

Por Dra. Suzanne Dixon

Primeiros passos.

A maior parte dos bebés dão os seus primeiros passos e começam a andar aproximadamente no início do segundo ano. Esta mobilidade dá a conhecer à criança um mundo totalmente novo.

Esta nova independência é muito estimulante para a criança. No entanto, o período que precede os primeiros passos do bebé não é muito divertido para os pais. Pouco antes de andar, geralmente o bebé começa a acordar durante a noite, mais ou menos de 4 em 4 horas. O bebé grita cada vez que um dos pais se afasta, talvez por querer ser ele a afastar-se a andar. Todas estas alterações são causadas pelo novo objetivo da criança, isto é, alcançar a sua independência.

Não reprimem!

Quando tiverem consulta com o pediatra, não tenham receio em expressar as vossas preocupações, mesmo que as considerem demasiado triviais.

Quando o vosso filho completar 1 ano e tiver uma consulta médica agendada, estes são alguns dos temas que podem indicar sintomas de alarme:

- A criança não consegue suster o seu próprio peso nas suas pernas.

- Por vezes, apresenta estrabismo num ou em ambos os olhos.

- Não usa as duas mãos da mesma forma.

- Não utiliza palavras inteligíveis nem sabe o seu nome.

- Não gatinha nem avança de nenhuma forma.

- Não sente medo na presença de estranhos nem ansiedade face a uma separação. Nesta idade, o medo e a ansiedade são reações normais a estas situações.

- Não aponta para as coisas com o dedo.

- Aparenta ter problemas de visão ou de audição.

- Perdeu uma capacidade que antes tinha.

No automóvel.

Mesmo que seja só uma viagem rápida ao supermercado, será muito útil levar alguns brinquedos ou pedir a outro adulto ou a uma criança mais crescida para se sentar atrás e o entreter. Assim, não vos distrairá enquanto conduzirem.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Básico

A qualidade de Dodot a um preço básico