Nutrição dos 9 aos 12 meses (I): Recomendações gerais

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Nutrição dos 9 aos 12 meses (I): Recomendações gerais

Sugestões para alimentar correctamente o seu filho dos 9 aos 12 meses:

Aos 9 meses a maioria das crianças já tolera o leite gordo, mas muitos pediatras recomendam continuar com leites adaptados até aos 15 ou 18 meses. O consumo diário de leite ou derivados (iogurte, queijo) deve ser de 400-500 ml. Pode-se começar a dar queijo fresco pouco gordo, (tipo "Burgos" ou requeijão), petit-suisse desnatado ou outros queijos desnatados.

A criança deve consumir diariamente todo o tipo de legumes e cereais, alimentos bem tolerados e necessários pelo seu teor energético e vitamínico. A partir dos 10-11 meses ofereça-lhe à noite, em dias alternados, puré de legumes (com queijo, gema de ovo cozida ou peixe, frango, etc.) ou caldo com sêmola de trigo ou arroz ou tapioca de milho, em vez de papa de leite e cereais.

A textura dos alimentos deve ser mais grossa, esmagando os legumes com o garfo, em vez de triturá-los. Ofereça à criança pequenas quantidades de alimentos cortados em pedaços, moles e de ingestão fácil (maçã, pêra, bolachas, peixe ou frango) junto com os alimentos triturados, para favorecer a aprendizagem da mastigação.


Alimentos novos a partir dos 9 meses:

Pode iniciar a introdução de produtos lácteos desnatados e de consistência mole, como o queijo fresco, (tipo "Burgos" ou requeijão), petit-suisse desnatado ou outros queijos similares.

Também pode introduzir o peixe branco (30-50 g) e aos 15 dias a gema de ovo (cozida, uma por semana) alternando com carnes magras (vitela, frango, 30-60 g) para completar o consumo diário de proteínas.

A introdução de novos alimentos deve praticar-se como um jogo. A hora da refeição deve ser agradável para a mãe e para a criança.

O que devemos evitar?

Deixá-lo sozinho enquanto leva alimentos ou outros objectos pequenos à boca: O SEU FILHO PODERIA ENTALAR-SE E ASPIRÁ-LOS PARA O PULMÃO. ISTO à VÁLIDO TAMBÃM PARA TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO DE CONSISTÊNCIA DEMASIADO SÓLIDA OU DE FORMA PEQUENA E ARREDONDADA (frutos secos, azeitonas, caramelos...).

A clara de ovo, morangos e outros alimentos capazes de produzir alergia alimentar não devem ser dados antes de um ano de idade. Isso é particularmente importante se a criança ou os seus familiares directos tiverem antecedentes de alergia.

Evite forçar a criança. A introdução de novos alimentos deve praticar-se como um jogo. A hora da comida deve ser agradável para a mãe e para a criança.
 

Pode interessar-te: