Nutrição dos 7 aos 9 meses (I): Recomendações gerai
Sugestões para alimentar correctamente o seu filho dos 7 aos 9 meses:
SÃO SUFICIENTES 4 VEZES AO DIA
Já se introduziram os purés de fruta e de legumes com frango, bem como os cereais.
Os alimentos semi-sólidos são dados COM A COLHER.
O leite é do tipo 2 ou de transição.
Alimentos novos a partir dos 7 meses:
SÃTIMO MÊS
- Cereais COM GLÚTEN: Papa de 5 cereais, trigo, 7 ou 8 Cereais (com ou sem mel).
Uma ou duas bolachas "Maria" na papa de fruta, como merenda.
IOGURTE natural (meio a um por dia), com ou sem açúcar (10 gramas), como sobremesa depois do almoço ou da merenda. Começar com uma ou duas colherzinhas e ir aumentando a quantidade.
- à um bom momento para substituir todos os biberões de leite por papas de leite e cereais, dando-as por completo com a colher, geralmente 1 de manhã e outra à noite.
- Oferecer líquidos NO COPO: . Sumos de fruta (50 ml, a meio da manhã) . Ãgua, durante as refeições e entre estas . Leite, em pequenas quantidades (50-75 ml), antes da papa do pequeno-almoço, depois da merenda ou depois do almoço.
SÃTIMO A OITAVO MÊS
Acrescentar à papa de legumes, VITELA (lombo) grelhada ou cozida, entre 30 a 50 g, alternando-a com o frango.
- Utilizar todo o tipo de legumes (agrião, espinafres, aipo, alho-porro, abóbora, tomate, etc.) para a preparação do puré do almoço, variando de um dia para o outro. Pode-se acrescentar ao puré um produto lácteo (leite ou 20 g de creme de queijo ou queijo ralado).
Que devemos evitar?
- Deixá-lo sozinho enquanto leva alimentos ou outros objectos pequenos à boca: O SEU FILHO PODERIA ENTALAR-SE E ASPIRÃ-LOS PARA O PULMÃO. ISTO à VÃLIDO TAMBÃM PARA TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO DE CONSISTÊNCIA DEMASIADO SÓLIDA OU DE FORMA PEQUENA E ARREDONDADA (frutos secos, azeitonas, caramelos...).
- Evite os legumes flatulentos (couve, couve-flor) ou misturas que contenham demasiados legumes de folha escura ricas em fitatos (espinafres, etc.), bem como as cenouras em puré que não tenham sido recém-cozidas - risco de oxidação excessiva - ou um excesso de cereais integrais.
- Não permita tão pouco que o seu filho esteja sempre a beber (chupando continuamente um biberão de água, infusões com açúcar ou sumos...). Se quiser água, dê-la, mas retire-lhe o copo ou o biberão logo em seguida.
- Evite que durma durante o jantar e evite o uso do biberão como ritual de adormecimento se quer evitar as mamadas de alimentação nocturnas suplementares.
Regista-te em Dodot e consegue: