Consultas do bebé saudável

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Consultas do bebé saudável

Logo que regressar a casa com o seu bebé, depois de ter estado no hospital, o pediatra quererá vê-lo pela primeira vez ao 10-15 dias. De facto, terá que visitá-lo com bastante frequência. A maioria das sociedades científicas pediátricas, incluindo a Associação Portuguesa de Pediatria, recomenda que todos os pais levem o seu filho a pelo menos nove consultas de pediatria durante os seus primeiros três anos de vida. Estas consultas de vigilância da saúde do "bebé saudável" são muito importantes. Em primeiro lugar, permitem ao pediatra a possibilidade de fazer um controlo constante do crescimento e do desenvolvimento do seu bebé, por outro lado, asseguram que ele toma as vacinas de que necessita no momento adequado e, por último, permitem-lhe estar segura de que o seu bebé não apresenta problemas de saúde. Estas consultas são a altura ideal para você levantar dúvidas e outros aspectos relacionados com a saúde do seu filho e da sua família e obter ajuda e informações acerca das próximas etapas do seu desenvolvimento. Nunca falte às consultas de controlo do bebé saudável que tiver marcadas. A maior parte dos pediatras pedir-lhe-á que leve o bebé a duas ou mais consultas nas duas primeiras semanas de vida. Nestas consultas analisará a alimentação do bebé e outros temas relacionados com o que você precisa de saber acerca do recém-nascido. Estas consultas breves permitem comprovar que tudo está em perfeitas condições. As consultas mais longas e regulares começam quando o bebé atinge um mês de vida.
Durante cada controlo de bebé saudável, é provável que o pediatra faça alguns exames de rotina e que lhe de informações. Alguns destes procedimentos incluem:

- Verificar o peso e a altura do seu bebé para ter a certeza de que está a crescer de forma constante e que o peso é normal.
- Medir a circunferência da cabeça do bebé para se certificar de que está a crescer de forma adequada.
- Administrar ao seu bebé as vacinas de que ele precisar. Partilhar opiniões acerca do desenvolvimento do seu bebé.
- Conversar e esclarecer dúvidas acerca da amamentação.
- Responder a quaisquer perguntas que possa ter.

* Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon

Pode interessar-te: