Actividades para o desenvolvimento psicomotor de bebés dos 3 aos 6 meses

Actividades para o desenvolvimento psicomotor de bebés dos 3 aos 6 meses

A partir dos 3 meses, o bebé consegue suster a cabeça quando pegamos nele e, se o deixarmos de barriga para baixo, apoiando-se sobre os antebraços, levanta o tórax e aguenta a cabeça..

Se lhe dermos um brinquedo para a mão, pega nele de forma voluntária começando assim a brincar com as mãos.

Também é capaz de seguir um objecto com o olhar, voltando a cabeça. Ao ouvir um som, vira a cabeça na direcção do local de onde o ruído foi emitido. Entretém-se a olhar e a mexer as mãos. Além disso, aparece a visão em perspectiva, isto é, a criança já é capaz de ter noção da profundidade.

Nesta etapa, o bebé procura activamente o contacto social e demonstra interesse pelos objectos e pelas pessoas. Começa também a fazer ruído quando se ri e a palrar.

Entre o 3º e o 4º mês, começa a actividade lúdica do bebé, ou seja, começa a brincar. Diverte-se a brincar sozinho, bem como com os adultos.

Dos 3 aos 6 meses, vai controlando cada vez mais a cabeça e de forma mais estável. A partir dos 4 meses, quando o bebé está deitado, se o ajudarmos a sentar-se pegando-lhe pelas mãos, já é capaz de deslocar a cabeça com o tronco. Consegue manter-se sentado durante bastante tempo, apoiando a região lombar, embora sem apoio se aguante pouco tempo. A partir dos 6 meses, já é capaz de permanecer sentado sem apoio.

Se colocarmos um objecto próximo do bebé, é capaz de pegar nele de forma voluntária e de o levar à boca. Por volta do 3º mês, consegue olhar num raio de 180º e, ao 6º mês, já tem noção da profundidade.

A curiosidade tornar-se-á um motor que promoverá o desenvolvimento da criança.


Actividades de estimulação

• Façam-lhe carícias e cócegas em zonas sensíveis, como o rosto, as palmas das mãos, as plantas dos pés e a coluna vertebral. Tal fomenta a sensação do tacto e faz com que o bebé se mexa como sinal de bem-estar ou como reacção às cócegas.
• Deixem à mão do bebé objectos de fácil pressão e de diferentes texturas (bonecos de trapos, guizos, bolas de trapos, etc.) para estimular a sua capacidade de apanhar objectos e de explorá-los.
• Também podem pôr o bebé de barriga para baixo e chamar a sua atenção com um objecto vistoso ou sonoro situado dentro do seu campo visual. Quando o observar atentamente, levantem o objecto para que o bebé erga a cabeça. Em seguida, podem deitá-lo de costas e chamar a sua atenção com outro objecto, que podem mover da esquerda para a direita e de cima para baixo para que o bebé o siga com o olhar.
• Ã bom pegar no bebé ao colo. Enquanto o fazemos, estamos a estimulá-lo a aguentar a sua cabeça.
• Se o bebé estiver deitado de costas, podem pegar-lhe pelas mãos ou pelos antebraços e falar com ele enquanto o ajudam a sentá-lo. Também podem sentar-se à sua frente e aproximar as vossas mãos, incitando-o a esticar as suas para vos alcançar. Depois, podem levantá-lo, pouco a pouco, até ficar sentado ou mesmo de pé.
• Com o bebé deitado sobre uma mantinha, vestido apenas com a fralda, podem ir percorrendo lentamente as diferentes partes do seu corpo (braços, mãos, cabeça, pés, pernas, etc), enquanto vão dizendo os respectivos nomes.
• Outra actividade estimulante pode ser segurar no bebé com as duas mãos por debaixo das axilas, mantendo-o de pé e incentivando-o, em contacto com o chão, a mexer as pernas, a dobrá-las e a esticá-las.
• Deitado de costas, através de gestos, podem ajudá-lo a pedalar, a dobrar e a esticar as pernas. Ao mesmo tempo, podem incitá-lo e encorajá-lo a fazê-lo. A partir dos 4-5 meses, também podem ajudar a criança a dar uma volta sobre si mesma.
• Deitado de barriga para baixo sobre uma superfície plana, segurem o seu brinquedo preferido à altura da cabeça, próximo dele mas fora do seu alcance. Por meio do gesto, incentivem-no a tentar alcançá-lo. Mantendo-o nesta posição, podem mover outro objecto atractivo da direita para a esquerda, fazendo com que se volte para tentar apanhá-lo.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis