A513

Como posso escolher um bom infantário?

à óptimo ter uma lista de questões preparada aquando da sua visita. Mais adiante iremos fornecer-lhe algumas delas. Mas, nada substitui o conhecer directamente o local, o ambiente, absorvendo as vibrações do lugar e ver como os adultos reagem perante as crianças, bem como eles lidam com as dificuldades e os triunfos. Por isso, faça planos para se demorar um pouco mais para além da entrevista marcada, de forma a poder observar alguns pormenores. Seguem-se algumas perguntas e regras que podem ser úteis:

* Logística: Informe-se acerca das horas, dias e regulamentos quanto à abertura cedo ou ao encerramento tardio. Nenhum sítio é aconselhável se não se ajustar à rotina da sua família. Esta mudança deveria ser benéfica tanto para a sua própria actividade laboral como para a vida do seu filho.

* Pessoal: O Director e o(s) educador(es) de infância têm algum título académico que certifique a sua aptidão para a educação na primeira infância? Que tipo de formação tem o pessoal? Que experiência tem? Há pessoal em número suficiente? (Para cuidar de crianças, deverá haver um profissional por cada quatro crianças. No caso de crianças mais velhas, a proporção deverá ser de um para oito.) Espera-se a participação dos pais?

* Filosofia: Alguns infantários são estritamente académicos e outros não possuem qualquer tipo de estrutura educacional. Evite os extremos e faça uma escolha baseando-se nas necessidades do seu filho. Por exemplo, os filhos únicos precisam de conviver, sendo este o componente mais importante a ter em conta. Uma criança muito activa que facilmente se distrai, precisa de uma estrutura firme. Para crianças calmas, é essencial a existência, durante o dia, de um tempo e de um lugar para estarem sozinhas. Para crianças muito concentradas, um programa auto-direccionado pode ser a melhor solução. Nem todos os locais funcionam para todos.

* Resolução de problemas: Observe a forma utilizada pelos professores para ajudar as crianças nos períodos de transição, (por exemplo, quando se despedem dos pais e quando se reencontram com eles quando os vêm buscar, passar da execução de uma tarefa para outra) e perante comportamentos agressivos. A metodologia e o estilo do pessoal coincidem com os seus?

* Licença: As instalações estão autorizadas pelos organismos correspondentes? Esta situação é apenas sinónimo de que as instalações satisfazem, a nível de saúde e segurança, os mínimos exigidos por lei, o que não é suficiente. Dê uma vista de olhos e verifique se o lugar é limpo e se o equipamento em uso obedece às normas de segurança. Certifique-se que mudam as fraldas e tratam a habituação à sanita com todo o cuidado e esmero, e que o processo de preparação das refeições se efectua cuidadosamente.Se o infantário não permitir uma visita antes da inscrição, ou em qualquer altura que desejar depois da inscrição, risque-a de imediato da sua lista.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot

Limpeza e cuidado numa só passagem