Enurese diurna.

Enurese diurna.

A enurese diurna define-se como a emissão de urina durante o dia. Ã mais frequente nas raparigas do que nos rapazes e pouco frequente depois dos nove anos de idade. Na maior parte dos casos, o episódio enurético costuma ocorrer nas primeiras horas da tarde nos dias escolares. A enurese diurna deve-se, por vezes, a uma resistência em utilizar a sanita, por ansiedade social ou por uma preocupação relacionada com a actividade escolar ou lúdica.
 
A incontinência da bexiga durante o dia exige sempre, e em todos os casos, uma avaliação urológica completa, que deve ser realizada pelo pediatra ou urologista infantil. Não convém iniciar qualquer tipo de tratamento psicológico sem dispor dos resultados da referida avaliação. Os exames urológicos evidenciarão a existência ou não de malformações funcionais e/ou infecciosas causadoras.
 
à o tipo de enurese que mais se faz acompanhar de problemas psicológicos, concretamente de perturbações de ansiedade e de comportamento. à por isso que é necessário um bom diagnóstico por parte do pediatra, que, em caso necessário, encaminhará para o psicólogo, antes de sugerir as indicações terapêuticas a seguir.

Pode interessar-te: