Nutrição dos 12 aos 18 meses (I): Recomendações gerais
Sugestões para alimentar correctamente o seu filho dos 12 aos 18 meses:
- A criança já está em condições de iniciar uma dieta mais variada e de consistência sólida, que lhe permita mastigar e digerir alimentos que não sejam líquidos. Para que o faça com facilidade, deve dar-lhe os alimentos previamente reduzidos no tamanho (primeiro esmagados com um garfo ou com os dedos e mais tarde cortados em "tiras" com uma tesoura) visto que a criança ainda não tem molares que lhe permitam mastigar com facilidade.
- Pode-se ir introduzindo novas formas de condimentar os alimentos. Até agora, tinha sido tudo preparado cozido ou grelhado e, a partir deste momento, podemos iniciar a introdução de maior teor de gorduras em forma de azeite e óleos vegetais ou margarinas que junto com outros condimentos nos permitirão através dos fritos e refogados oferecer à criança outros sabores que até agora não conhecia. Uma forma de dar a conhecer à criança esta nova dieta, comprovar se gosta e superar a rejeição inicial (é normal que a maioria das crianças recuse inicialmente os novos alimentos), consiste em oferecer-lhe pequenas quantidades da nossa comida enquanto comemos.
Alimentos novos a partir dos 12 meses:
- Legumes cozidos com verduras em forma de puré, cortados aos pedaços finos ou inteiros, uma vez por semana.
Massas com manteiga, molho bechamel ou de tomate, uma vez por semana, acompanhadas de uma porção de carne.
Além das carnes de frango ou de vitela e do peixe já introduzidos, podemos começar a dar-lhe carne de borrego grelhada, duas-quatro vezes por mês.
Ovo: clara e gema a partir de agora, nunca cru. Pode-se oferecer em forma de omelete (francesa ou de batata, presunto ou legumes), ou ovo cozido ou escalfado.
Pode começar a adicionar sal em pequenas quantidades e a utilizar outros condimentos, tais como ervas aromáticas, cebola, limão, etc..
Todos os derivados do leite: queijinhos, petit-suisse não desnatado, pudim flan, leite creme, leite creme queimado...
O que devemos evitar?
- Deixá-lo sozinho enquanto leva alimentos ou outros objectos pequenos à boca: O SEU FILHO PODERIA ENTALAR-SE E ASPIRÃ-LOS PARA O PULMÃO. ISTO à VÃLIDO TAMBÃM PARA TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO DE CONSISTÊNCIA DEMASIADO SÓLIDA OU DE FORMA PEQUENA E/OU ARREDONDADA (frutos secos, azeitonas, caramelos...).
Enchidos, condimentos picantes e chocolate.
Vísceras (miolos, fígado...), pratos muito gordos.
Sal e açúcar em quantidades excessivas.
Frutos secos devido ao perigo de se engasgar e aspiração para a via respiratória.
Bebidas com gás (incluída a água com gás).
LER MAIS SOBRE Crianca dos 12 36 meses
Regista-te em Dodot e consegue: