Conselhos acerca de como cuidar a área da fralda do seu bebé

Conselhos acerca de como cuidar a área da fralda do seu bebé

Mudar a fralda do seu bebé é tão importante no cuidado do seu filho como a alimentação. Se conhece bem os aspectos básicos poderá manter o seu bebé seco e confortável sem qualquer problema.

1. A verdade a nu
Um dos pontos mais importante é aplicar o senso comum. O seu objectivo deve ser manter o bebé o mais seco e confortável possível.
Antes de começar a mudá-lo, junte tudo o que necessita:

- Uma fralda limpa.
- Pomada protectora, se achar necessário.
- Uma toalhita húmida.

LEMBRE-SE
- Nunca deixe o seu bebé só no local onde o muda. Até mesmo os recém-nascidos podem mover-se e sofrer quedas acidentais.
- Tire a fralda suja. Limpe sempre o bebé com uma toalhita húmida quer a fralda esteja apenas molhada, quer tenha fezes. Não é necessário usar sabão. Se não o conseguir limpar só com água use sabão suave (todos os sabões provocam uma perda de óleos naturais importantes da pele).
Se o seu bebé tiver defecado, limpe as suas pequenas nádegas com uma toalhita húmida ou um pano com água tépida e seque cuidadosamente. Não é necessário usar sabão a não ser que o seu bebé tenha diarreia e que possa limpá-lo apenas com água. Use sabão suave apenas quando for necessário; todos os sabões provocam uma perda de óleos naturais importantes da pele.
- Se acha conveniente, aplique um creme protector antes de colocar uma fralda nova. Evite o uso de pó de talco dado que não ajuda a prevenir as erupções e pode ser prejudicial se o bebé o inalar.
Quando o seu bebé começar a crescer é aconselhável manter alguns brinquedos à sua volta para que se distraia.

Sugestões para mudar a fralda às meninas:

- Limpe da frente para trás para proteger os órgãos genitais das fezes.

à normal que durante os primeiros dias após o nascimento, apareçam pequenas quantidades de sangue ou secreções. A sua filha está simplesmente a adaptar-se às mudanças hormonais que se seguem ao nascimento.

Sugestões para mudar a fralda aos meninos:

- Limpe da frente para trás.
Se o seu filho não tiver sido circuncidado, não tente retrair o prepúcio para limpar zona. Com o tempo retrair-se-á espontaneamente e geralmente fica completamente retraído cerca dos três anos.

Os pais experientes sugerem que cubra o pénis do bebé com uma fralda ou uma fralda de pano enquanto estiver a mudá-lo... para evitar tomar um chuveiro de surpresa!

2- Como evitar as erupções cutâneas na área da fralda.

Todos os bebés que usam fraldas correm o risco ter erupções cutâneas.

Quais são os factores que se relacionam com o aparecimento de erupções ou irritações na área da fralda?

Vários factores:
A humidade na pele do seu bebé

As enzimas intestinais que se encontram nas fezes do seu bebé

O amoníaco que se origina através da combinação da urina com as fezes

As fraldas rígidas ou a irritação causada ao limpar com intensidade excessiva a área da fralda.

Conselhos para evitar dentro do possível as erupções ou as irritações cutâneas da área da fralda:

Mude as fraldas frequentemente.

Utilize fraldas descartáveis super-absorventes

Aplique uma camada fina de creme de óxido de zinco ou de vaselina sobre as pequenas nádegas do seu bebé como uma protecção extra contra a humidade. No mercado existem fraldas que contêm ingredientes contra a irritação nessa área. Deixe todos os dias o seu bebé sem a fralda durante algum tempo.

Quando deve mudar o seu bebé?
Como mãe ou pai, você está na melhor posição para saber quando é que o seu bebé precisa de ser mudado. Em geral, pode ter de mudar o seu filho recém-nascido cerca de 10 vezes por dia. Parece bastante, mas lembre-se que um grande número de fraldas molhadas significa que o seu bebé está a ter uma boa nutrição e está a processar normalmente os alimentos. Se decidir utilizar fraldas de pano, certifique-se de que muda o seu bebé ainda com mais frequência, visto estas não terem o mesmo poder de absorção das descartáveis nem isolarem a humidade da pele tão eficazmente como a descartáveis.
À medida que o seu bebé começa a crescer, precisará de o mudar menos vezes, embora tenha que o fazer nas alturas habituais: quando ele se levanta de manhã, antes ou depois das refeições, depois das suas sestas e antes de o deitar. Lembre-se entretanto, que ao manter o seu bebé com uma fralda seca ajudará a evitar a irritação da área da fralda.

Acerca da urina
3- Diurese
Os bebés não têm nenhum horário para urinar. Os recém-nascidos têm os músculos da bexiga pouco desenvolvidos, pelo que não conseguem, de forma nenhuma, reter urina. Eles podem molhar as fraldas com uma frequência que pode variar de uma vez por hora a apenas quatro vezes por dia, e ainda assim, estarem dentro do parâmetro normal. Isto também é válido para bebés com mais idade. No entanto, em geral, pode ter de mudar aproximadamente seis fraldas molhadas por dia (quatro a seis fraldas descartáveis ou seis a oito fraldas de pano).
Nos primeiros dias após o nascimento, a urina do bebé é bastante pálida, adquirindo gradualmente uma cor amarela mais escura à medida que se torna mais concentrada. Também poderá encontrar uma mancha rosa pálida na fralda do seu bebé. Isto é provavelmente urina concentrada. Desde que o seu bebé molhe quatro ou mais fraldas por dia, não é motivo para se preocupar. Se, no entanto, esta mancha persistir por alguns dias, ou caso descubra sangue na urina ou nas fezes, telefone ao pediatra imediatamente.

O que necessita saber sobre as fezes
4 - Fezes
As primeiras fezes do seu bebé são uma substância compacta, verde escura ou preta conhecida como mecónio, que estava os intestinos antes do nascimento. Assim que o bebé eliminar esta substância, começa a digestão normal e as fezes tornar-se-ão mais moles e claras.
A consistência e a cor das fezes do seu bebé reflectem a ementa da casa. Os bebés amamentados terão fezes mais moles, quase líquidas, que se assemelham a mostarda com sementes. Os bebés alimentados com o leite artificial terão fezes mais duras, de cor castanha ou amarela. Os bebés mais velhos terão fezes que mostrarão na cor e na consistência o que eles comeram mais recentemente.
A frequência das defecações varia de bebé para bebé e com a sua idade. Alguns bebés defecam depois de cada refeição. Outros, apenas uma vez por semana. Contacte o pediatra se o seu bebé tem fezes muito duras ou muito secas, ou se verificar a existência de grandes quantidades de sangue, muco, ou água nas fezes.
Como as fezes do recém-nascido são normalmente um pouco líquidas, é difícil dizer se ele tem diarreia. Visto que você é a pessoa que melhor conhece o ritmo e as características das defecações do seu bebé, verifique se existe um aumento súbito na frequência das fezes, ou se são anormalmente líquidas ou de alguma forma diferentes do normal.


* Artigo realizado pelo Dr. Anthony J. Mancini
 

Pode interessar-te: