?
Por qué registar?
Receberá as nossas newsletters com a informação relativa ao seu momento da gravidez ou do cuidado do seu filho.
Ao identificar-se em dodot.com, oferecer-lhe-emos informação personalizada.
Poderá participar na Comunidade Dodot.
Com um único registro terá acesso a Dodot, Kandoo e Happyjama.
Identifique-se
Lo sentimos, pero en este momento estamos trabajando en mejoras de la web y no puedes identificarte.
Vuelve pronto, por favor.
¡Muchas gracias!
Lamentamos mas neste momento estamos a trabalhar para implementar melhorias na web e não podes identificar-te.
Tenta de novo em breve.
Muito obrigado!
Dodot.com
¿habla español?
Seleccione um tema:
Seleccione uma etapa:

Perguntas Frequentes

Estou grávida de 10 semanas, tenho enjoos a todas as horas e dores de cabeça muito intensas. É norma

1 votos

Estou de 10 semanas e tenho enjoos não só pelas manhãs, mas a todas as horas do dia: de manhã, à tarde e à noite. Isto é normal? Além disso, tenho dores de cabeça muito intensas que não desaparecem. Isto também é normal?

Os enjoos (e por vezes os vómitos) são normais na primeira fase da gestação. Entre 50% e 70% das mulheres grávidas sofrem-nos durante o primeiro trimestre. São perfeitamente "normais" e não indicam que algo esteja a correr mal. De facto, podem ser um sintoma de que a gestação está a correr bem.

É provável que sejam provocadas pela hormona da gestação a hCG, produzida pela placenta do bebé. Esta hormona ajuda a manter a gestação. Mas existem outros factores que podem contribuir, como um baixo nível de açúcar no sangue, um excesso de ácidos gástricos, a tensão e a fadiga. São denominados "enjoos matinais" porque os sintomas conseguem ser piores pela manhã, mas como você mesma já sentiu, podem aparecer a qualquer hora do dia. A parte positiva dos "enjoos matinais" é que quase todas as mulheres deixam de sofrê-los ao chegar ao quarto mês de gestação, momento em que os níveis hormonais começam a baixar um pouco. Se sofrer de enjoos e de vómitos persistentes (mais de uma ou duas vezes ao dia), que a impedem de comer ou beber ou que se prolongam para além do primeiro trimestre, fale com o seu médico.

São muitas as coisas que pode fazer para aliviar os seus enjoos matinais. Em primeiro lugar, trate de evitá-los. Tenha sempre algumas bolachas Maria ou outras à beira da cama e coma algo logo ao acordar para elevar o seu nível de açúcar no sangue antes de se levantar. Em vez de três refeições abundantes por dia, faça cinco ou seis refeições ligeiras para evitar que o estômago fique vazio e para manter estável o seu nível de açúcar no sangue. Evite por completo as refeições condimentadas ou gordas. Quando aparecerem os enjoos, experimente relaxar a respiração, mastigar pedacinhos de gelo, bochechar com colutórios ou aplicar "sea-bands". São bandas elásticas de 25 mm que pode encontrar à venda em qualquer farmácia e que se enrolam em ambos os pulsos; têm um pequeno botão que exerce pressão em determinados pontos para aliviar os enjoos.

As hormonas da gestação parecem provocar mais dores de cabeça em algumas mulheres do que em outras. Mas a dor de cabeça também pode ter a sua origem na fadiga, na tensão, na fome e no cansaço físico ou emocional. É conveniente não tomar analgésicos durante a gravidez, mas existem muitas estratégias não medicinais que são úteis para prevenir e aliviar a dor de cabeça: Mantenha-se bem alimentada e ingira grande quantidade de líquidos. O exercício e as técnicas de relaxamento também ajudam, visto que aliviam o cansaço e a tensão. Faça uma massagem nas fontes ou na nuca, exercendo uma firme pressão com um movimento lento circular. Experimente aplicar compressas quentes na nuca ou nos ombros, ou compressas frias na testa. Dado que a fadiga é um factor desencadeante da dor de cabeça, mantenha-se bem descansada. Se a sua dor de cabeça for forte e persistente e for acompanhada de visão turva ou inchaço da cara e das mãos, entre em contacto com o seu médico ou parteira para se assegurar de que não é nenhum sintoma de pré-eclâmpsia ou toxemia.

Partilhar

close

Adicionar os endereços à mão:

Adicionar

Vais enviá-lo a:

    O teu nome: O teu e-mail: Enviar