?
Por qué registar?
Receberá as nossas newsletters com a informação relativa ao seu momento da gravidez ou do cuidado do seu filho.
Ao identificar-se em dodot.com, oferecer-lhe-emos informação personalizada.
Poderá participar na Comunidade Dodot.
Com um único registro terá acesso a Dodot, Kandoo e Happyjama.
Identifique-se
Recordar palavra-chave
Dodot.com
¿habla español?
Seleccione um tema:
Seleccione uma etapa:

Artigos

Prontos para ler: Sugestões para estimular o interesse pela leitura na família que está à espera de

1 votos

Comece a desenvolver actividades que inculquem na criança o hábito da leitura durante toda a vida, apesar de por enquanto ela ainda estar no ventre materno. Se os pais se definirem como uma família que lê com regularidade, estarão a lançar as bases para uma predisposição favorável para a leitura depois de o bebé nascer.

Estabeleça uma hora diária de leitura. Procure um local afastado de distracções e certifique-se de que está bem iluminado e de que dispõe de uma cadeira confortável, com espaço suficiente para que mais tarde uma pessoa pequenina possa acompanhá-la. Aprecie a leitura dia-a-dia e, quando já tiver o seu pequeno companheiro para partilhar esses momentos, o hábito já estará bem estabelecido.

Procure os livros de histórias da sua infância. Ficará surpreendida com a quantidade de histórias e desenhos que lhe trarão à memória recordações indeléveis. Alguns dar-lhe-ão a impressão de pertencerem a uma determinada época; outros parecerão eternos. Decida quais deles deseja partilhar. Converse com os seus pais ou com aqueles familiares que lhe leram histórias e agradeça-lhes esse gesto. Agora já tem tudo o que é necessário para continuar a tradição de leitura da sua família.

Inclua livros nas suas listas de prendas para a festa que realizará para festejar o nascimento do seu filho. Peça aos seus amigos que lhe ofereçam aquelas histórias imortais que tiveram um significado especial para eles ou para os seus filhos. Funcionarão como uma selecção dos favoritos da literatura infantil, visto que os melhores livros são aqueles de que gostámos mais.

Dê uma volta pela casa do ponto de vista de um leitor. Num lar com hábitos de leitura, em todas as divisões devem existir livros. Acontece isto no seu lar? Se uma criança crescer rodeada de livros, será mais provável que os converta em companheiros assíduos da sua vida. Será você um bom exemplo deste padrão de "baptismo"?

Quando visitar jardins de infância ou entrevistar amas, fale-lhes acerca da leitura e da "hora da historinha". Averigúe se essa é uma prioridade e se é parte integrante do plano de trabalho. Certifique-se de que compreendem que você considera a leitura importante. São muitos os aspectos que quererá considerar no momento de escolher um infantário e, por isso, deve incluir a leitura e as actividades vinculadas à linguagem na sua lista de perguntas para tomar uma decisão.

Escreva a história diária do seu bebé. Comece a escrever um livro que relate o que faz no dia-a-dia durante a última etapa da gravidez. Uma descrição pormenorizada de um acontecimento, ou uma breve observação, talvez com um desenho, é provável que mais tarde venha a ter um grande significado para o seu filho quando ele ler aquilo que fizeram juntos nos dias e nas semanas antes do nascimento dele. As crianças adoram ouvir a sua própria história e preferem-na a qualquer outra, por isso, comece a escrevê-la agora. Ficará surpreendida quando em breve tiver de começar a partilhar os direitos de autor com uma criança pequenina, ansiosa por lhe ditar a narrativa dos seus dias.

 

* Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon

 

Partilhar

close

Adicionar os endereços à mão:

Adicionar

Vais enviá-lo a:

    O teu nome: O teu e-mail: Enviar